ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

ASTRONOMIA - ECLIPSE DA LUA FOI VISTO A OLHO NÚ E ARARIPINA PAROU PARA OLHAR


Ontem foi dia de Lua cheia, mas quem procurar o satélite natural da Terra à meia-noite viu apenas uma bola avermelhada no céu. Foi um eclipse total, quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, projetando sua sombra sobre o satélite.
Ao contrário do eclipse do Sol, o da Lua pôde ser observado a olho nu sem riscos para os olhos. O eclipse total da lua começou às 21h34 e tem duração de 50 minutos. O fenômeno foi total na América do Sul, na parte oriental da América do Norte, assim como nas regiões ocidentais da Europa e da África. Este é o primeiro eclipse lunar total de 2008.
O próximo acontecerá em 16 de agosto, mas não será visível em todas as fases. “A Lua já nascerá eclipsada”, explica o coordenador de astronomia do Espaço Ciência, Fábio Araújo. O último observado no Brasil foi em 4 de março de 2007. “Com todas as fases visíveis, no entanto, o último a ocorrer foi em 2004 e o próximo será em 2010”, diz Fábio Araújo.
O astrônomo explica que o tom avermelhado do fenômeno se deve a um principio óptico e ao fato de a luz proveniente do Sol ser composta por radiações de várias cores, freqüências e comprimentos de onda.
“Quando a luz Solar refletida pela lua atinge a atmosfera, as moléculas do ar produzem o espalhamento das radiações de menor freqüência de onda, como a alaranjada e a vermelha, conferindo à Lua essas colorações à medida que o eclipse se desenvolve” explica. A observação se estendeu até as 2h de amanhã. Aqui em Araripina o Fenômeno foi visto por todos e as fotos foram feitas na Avenida Perimetral.

Nenhum comentário: