segunda-feira, 31 de outubro de 2022

ELEIÇÕES 2022 - LULA VENCE EM 13 ESTADOS - MELHOR RESULTADO VEIO DO NORDESTE


A votação no segundo turno das Eleições 2022 mostrou uma significativa redução da diferença entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Às 19h56 de ontem, Lula foi considerado eleito. Após a consolidação do pleito, o petista consagrou-se com 60.345.999 dos votos válidos, contra 58.206.354 do atual presidente. Um placar apertado de 50,90%, sobre 49,10%.

Lula venceu em 13 estados, enquanto o chefe do Executivo foi confirmado em 14, contando com o Distrito Federal. As unidades federativas em que o petista obteve maior votação foram Piauí, com 76,83% de aprovação, Bahia, com 72,11%, e Maranhão, com 70,93%. É a terceira vez que Lula é escolhido para ocupar o Palácio do Planalto. O político também é o primeiro a assumir três vezes o cargo pelo voto direto.

O placar assegurou ao petista a maior votação da história do Brasil. Em 2002, quando assumiu pela primeira vez o comando do Executivo, recebeu o apoio de quase 53 milhões de brasileiros. Em 2006, foi reeleito com 58,1 milhões de votos.

Embora a votação expressiva nas urnas ontem, Lula não venceu em importantes colégios eleitorais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ficando atrás de Jair Bolsonaro. No Sudeste, a única vitória foi em Minas Gerais, após uma disputa acirrada entre os dois candidatos.




BRASIL - BOLSONARO SE TORNA O PRIMEIRO PRESIDENTE DERROTADO EM DISPUTA À REELEIÇÃO


Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente da República a não ser reeleito desde que a candidatura a um segundo mandato consecutivo é possível, em 1997. Bolsonaro perdeu neste domingo (30) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial e não governará o país pelos próximos quatro anos.

A reeleição de prefeitos, governadores e presidente foi possível a partir de emenda constitucional aprovada pela Câmara dos Deputados em 28 de fevereiro de 1997, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). FHC venceu Lula (PT) em 1998, com 53,06% no primeiro turno.

Já Lula, que venceu em 2002, foi reeleito em 2006 ao vencer Geraldo Alckmin (então filiado ao PSDB). O petista teve 60,83%, contra 39,17% de Alckmin no segundo turno. Hoje, Geraldo Alckmin foi eleito vice-presidente do Brasil, já que compõe a chapa com Lula.

Após vitória em 2010, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita em 2014. Ela venceu Aécio Neves (PSDB) com 51,64% no segundo turno, contra 48,36% do tucano.

Bolsonaro foi eleito presidente em 2018 com 55,13% no segundo turno. Fernando Haddad (PT), candidato do PT no último pleito, conseguiu 44,87%.

Lula terminou à frente no primeiro turno deste ano, com 48,43% em 2 de outubro. Já Bolsonaro teve 43,20%. Lula, eleito em 2022, toma posse em 1º de janeiro de 2023.

Por Matheus Muratoni - Correio Braziliense

domingo, 30 de outubro de 2022

"BRASIL PRECISA DE PAZ E UNIDADE" - DIZ LULA APÓS SER ELEITO PRESIDENTE


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil precisa de "paz e união" e que o país "está de volta" ao cenário internacional, após vencer o segundo turno das presidenciais.

Leia também




"A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra. Este país precisa de paz e união", disse Lula, de 77 anos, após vencer Bolsonaro, que tentava a reeleição, por uma margem apertada.

Confira o pronunciamento do presidente eleito:

Leia também




Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO - RAQUEL LYRA DEDICA VITÓRIA AO MARIDO E PARABENIZA LULA EM PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO DEPOIS DE ELEITA


Ao lado de aliados e apoiadores, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) fez seu primeiro pronunciamento após o resultado das urnas, neste domingo (30), em um hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Antes de iniciar sua fala, Raquel pediu um minuto de silêncio em homenagem a seu marido, que faleceu no dia da votação do primeiro turno.

"Antes de mais nada gostaria de pedir um minuto de silêncio em respeito ao amor da minha vida, Fernando, que teve com a gente até o dia 2 de outubro e que continua aqui com a gente”, disse, emocionada. “Fernando sonhou comigo todos os meus sonhos. A gente esteve junto desde sempre. Sempre disse que não existia Fernando sem Raquel nem Raquel sem Fernando. A gente sonhou que pudesse estar aqui nesse momento hoje”, destacou.

“A gente sonhou junto fazer Caruaru mudar a vida de gente e a gente sonhou junto estar aqui hoje. Meu amor, ‘nego’, eu vou fazer tudo aquilo que a gente sonhou junto, cuidar de gente. Ir aonde não chegaram, ir nos invisíveis. Foi pra isso que Deus deu nossa missão”, pontuou Raquel, em um discurso emotivo e conectado com a memória do marido.

“Nossos filhos estão aqui, nossa família está aqui e eu quero agradecer a todos eles. Aos nossos líderes políticos que estão aqui também. Aqueles que foram eleitos e nos apoiaram no segundo turno. Aqueles que acreditaram desde o primeiro momento que era possível fazer do jeito certo. Fizemos uma campanha difícil e aqui deixo o meu agradecimento a essa companheira guerreira, Priscila Krause, que nunca duvidou”, ressaltou.

A governadora eleita, que se manteve neutra em relação à disputa presidencial, parabenizou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que vai procurá-lo. "Eu sempre disse que independentemente do presidente eleito, eu iria procurá-lo. Lula foi eleito pelos pernambucanos, pelos brasileiros. Vamos buscá-lo para que ele faça os investimentos necessários em nossa terra. Pernambuco precisa voltar a crescer e há obras e ações estruturadoras que dependem do Governo Federal e que a gente vai arregaçar as mangas para arrancar de lá esses recursos", reforçou em entrevista coletiva, registrando que continuará sem declarar em quem votou. "Agora o povo de Pernambuco e do Brasil já escolheu seu presidente e é com ele que vamos lutar para que Pernambuco seja um estado melhor para se viver"

Além de sua vice-governadora Priscila Krause, estavam presentes Gustavo Krause, João Lyra Neto (pais de Priscila e Raquel, respectivamente), o presidente do PSDB Bruno Araújo, o deputado federais Mendonça Filho (DEM), Daniel Coelho, os deputados eleitos Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, do Progressistas; Álvaro Porto, Jarbas Filho, Joel da Harpa e os prefeitos de Caruaru, Rodrigo Pinheiro
e Paulo Roberto, prefeito de Vitória.

"É um momento de plena e total gratidão. A Deus, a equipe, a todos que nos apoiaram e aos Pernambucanos que escolheram a mudança de verdade. A gente chegou aqui com muita garra, passando por todos os desafios sem perder a fé em nenhum momento sequer. Minha governadora, vamos unir Pernambuco e cuidar da nossa gente. Deus nos abençoe e ilumine sempre nosso caminho, colocando sempre do lado certo: o do povo de Pernambuco", discursou a vice-governadora eleita Priscila Krause.

* Com informações de Betânia Santana

Blog da Folha

VITÓRIA VERMELHA - LULA, 77 ANOS, É ELEITO PARA O 3º MANDATO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA


O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, eleito neste domingo (30), em segundo turno, para o terceiro mandato como presidente da República, tem uma longa trajetória na política brasileira, que começou ainda no início da década de 1970. Na época, o país vivia ainda sob ditadura militar e Lula era diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, um dos principais centros industriais do país.

Em 1975, Lula é eleito presidente do sindicato, que representava 100 mil trabalhadores. Três anos depois, em 1978, após ser reeleito presidente da entidade, Lula lidera as primeiras greves operárias em mais de uma década. Naquele momento, o país vivia um processo de abertura política lenta e gradual. Em março de 1979, mais de 170 mil metalúrgicos pararam as fábricas no ABC Paulista. No ano seguinte, cerca de 200 mil metalúrgicos cruzaram os braços. A repressão policial ao movimento grevista, que chegou a levar Lula à prisão, fez emergir a liderança popular de Lula, que criaria o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Alguns anos depois, ele fundaria também a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Em 1984, Lula foi uma das principais lideranças da campanha das Diretas Já para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.

Liderança nacional consolidada, Lula foi lançado pelo PT para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, para Fernando Collor de Mello, por pequena diferença de votos. Dois anos depois, no entanto, Lula liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que culminou no impeachment de Collor. Em 1994 e 1998, Lula voltou a ser candidato a presidente, sendo derrotado por Fernando Henrique Cardoso nas duas ocasiões.

Em 2002, por meio de uma inédita aliança política até então, o PT aprovou uma coligação política que incluía PL, PCdoB, PCB e PMN, lançando Lula novamente a presidente, tendo como vice-presidente na chapa o senador José Alencar (PL), de Minas Gerais, um dos maiores empresários do país.

Em 27 de outubro de 2002, em segundo turno, aos 57 anos de idade, Lula obtém quase 53 milhões de votos e se elege pela primeira vez presidente da República. Seu mandato foi marcado pela ampliação de programas sociais e expansão nas áreas de educação e saúde, além de uma política de valorização do salário mínimo. Uma das principais marcas do seu governo foi a redução da miséria no país. Em 2006, Lula e José Alencar são reeleitos e terminam o mandato, em 2010, com a maior aprovação de um governo da história do país, superior a 80%.

Essa popularidade impulsionou a eleição de Dilma Rousseff (PT), que era a principal ministra de Lula, e foi eleita a primeira mulher presidente da história do país.

O presidente eleito à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vota na Escola Estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo no primeiro turno. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Lava Jato e prisão

Em 2014, após a deflagração da Operação Lava Jato, que apurava corrupção na Petrobras, a crise política escalou para um patamar inédito na democracia brasileira. Reeleita no mesmo ano, a presidente Dilma e seu governo acabaram consumidos pelo desgaste das denúncias, perdeu apoio no Congresso e acabou sofrendo um impeachment, em 2016. O afastamento de Dilma é controverso, já que não teria ficado demonstrada a prática de crime de responsabilidade, como exige a Constituição Federal.

Lula passou a ser alvo de processos por suposta corrupção e foi condenado pelo então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitavam os processos da operação. Após ser condenado no processo do triplex do Guarujá, o ex-presidente foi preso no dia 7 de abril de 2018, dois dias depois da expedição da ordem de prisão contra ele. A sentença do magistrado havia sido confirmada, e a pena fora aumentada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Na época, o Supremo Tribunal Federal (STF) havia alterado o entendimento de que condenados em segunda instância poderiam iniciar o cumprimento da pena.

Lula ficou 580 dias preso e foi proibido pela Justiça de disputar as eleições presidenciais de 2018, vencidas por Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi solto em novembro de 2019, após o STF rever a tese de cumprimento a partir de condenação em segunda instância, passando a considerar a possibilidade apenas com o trânsito em julgado do processo.

Em 2021, julgamentos do STF consideraram que o então juiz Sergio Moro foi parcial no julgamento de Lula, e foi declarada a suspeição do magistrado, no caso do triplex, que foi anulado. Além disso, os casos do sítio de Atibaia e de duas ações penais envolvendo o Instituto Lula também foram anuladas porque deveriam ter sido julgadas pela Justiça Federal em Brasília e não em Curitiba, onde Moro atuava como juiz. Na Justiça Federal do Distrito Federal, os casos foram considerados prescritos, que é quando o estado perde o prazo para buscar uma condenação.

Terceiro mandato

Sem pendências com a Justiça, Lula voltou com força à cena política na corrida pelo terceiro mandato de presidente. Durante a campanha, ele buscou ressaltar o legado das suas gestões anteriores e prometeu retomar algumas de suas políticas consideradas bem-sucedidas, como aumento real do salário mínimo.

Lula também afirmou que vai garantir o pagamento do Auxilio Brasil (ex-Bolsa Família) no valor de R$ 600 por família, com pagamento extra de R$ 150 por criança até 6 anos de idade.

Ele também promete ampliar o programa Minha Casa Minha Vida, de habitação popular, que foi substituído pelo programa Casa Verde Amarela no atual governo.

Outras propostas incluem a recriação do Ministério da Cultura e a criação do Ministério dos Povos Originários, para cuidar das questões indígenas e das populações tradicionais.

Fonte - Agência Brasil

Edição: Bruna Saniele/ Juliana Andrade

ELEIÇÕES 2022 - CANDIDATA MARÍLIA ARRAES (SOLIDARIEDADE) VOTA NO RECIFE


A candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes, do Solidariedade, chegou ao Colégio GGE do Parnamirim, na zona norte do Recife, onde vota por volta das 9h20.

Acompanhada da família e vestindo vermelho, do candidato a vice-governador Sebastião Oliveira, de vereadores do Recife da base aliada e de deputadas e deputados eleitos, a candidata disse estar confiante na virada. Na hora do voto na urna, ela foi acompanhada da filha mais velha.

"Fizemos o que estava ao nosso alcance nesse segundo turno. Minha trajetória política sempre foi ao lado do povo, e o voto será consequência disso", declarou Marília.

Reafirmando seu apoio ao candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, Marília disse que quer refazer a "parceria que fez Pernambuco avançar", quando Eduardo Campos, seu primo, foi eleito quando Lula era presidente.

"Essa nossa geração tem o dever de defender e consolidar a democracia que a geração anterior conquistou (...) Essa foi a eleição mais importante nesse sentido, por isso que é tão importante falar do Brasil, por isso que, durante minha campanha inteira, ressaltei a importância de falar sobre o projeto nacional, e Pernambuco está inserido nele", complementou Marília.

A candidata seguiu depois para acompanhar em Serra Talhada, no Sertão, o voto do seu candidato a vice. Marília concorre com Raquel Lyra (PSDB) a governadora de Pernambuco.

Fonte - Portal Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022 - CANDIDATA RAQUEL LYRA (PSDB) VOTA EM CARUARU


A candidata a governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) votou por volta das 11h30 na cidade de Caruaru, no Agreste, onde mora e foi prefeita por dois mandatos - abriu mão do segundo para concorrer ao Governo de Pernambuco. Ela chegou ao Colégio Diocesano, no bairro Maurício de Nassau, acompanhada de familiares, além da candidata a vice dela, Priscila Krause (Cidadania), e de lideranças políticas.

Depois de votar, ainda dentro da seção, Raquel Lyra desejou que todos pudessem escolher com tranquilidade seu presidente da República e a próxima governadora de Pernambuco. "Eu espero que os brasileiros e pernambucanos possam fazer sua melhor escolha. Que Deus continue nos abençoando e vamos aguardar o fim das apurações", afirmou.

No primeiro turno, Raquel Lyra, que havia marcado para votar às 8h45, desistiu, mas resolveu comparecer à seção no final do horário da votação. É que, no mesmo dia, pela manhã, o marido dela, o empresário Fernando Lucena, de 44 anos, faleceu vítima de um infarto. Fernando chegou a ser socorrido ao hospital, mas não resistiu.

Leia também




Raquel chegou ao segundo turno com 1.009.556 votos (20,58%) enquanto a adversária dela, Marília Arraes (Solidariedade), obteve 1.175.651 (23,97%). Ambas disputaram, no primeiro turno, com mais uma mulher e sete homens.

Este é o primeiro segundo turno das eleições ao Governo de Pernambuco desde 2006. É também um pleito histórico por se ter duas candidatas concorrendo e porque será a primeira vez na história que o Estado será governado por uma mulher eleita.

De Caruaru, a candidata tucana segue para o Recife, de onde vai acompanhar o voto de Priscila Krause e a apuração das eleições. Depois do resultado, ele deve conceder uma entrevista coletiva em um hotel da cidade, ainda não confirmado.

Por Carlos André de Carvalho - Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022 - LULA VOTA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


Leia também


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou às 9h22 deste domingo (30), na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Candidato do PT à Presidência da República, Lula cumprimentou os mesários em sua seção e posou para fotos.

Lula tem como adversário ao cargo do executivo nacional o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Fonte - Portal Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022 - CANDIDATO A REELEIÇÃO JAIR BOLSONARO (PL) VOTA NO RIO DE JANEIRO


O presidente da República e candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, votou na manhã deste domingo (30) na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele chegou ao local por volta das 7h50, junto com um comboio de mais de dez carros.

Enquanto aguardava a abertura das urnas, ele caminhou até onde estavam seus apoiadores e tirou fotos com alguns deles.

Bolsonaro foi o primeiro a votar em sua seção eleitoral, assim que o local abriu. Na saída, ele falou com a imprensa e fez um breve discurso no qual demonstrou confiança.

Leia também



"Expectativa de vitória, pelo bem do Brasil. Só temos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser, seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde", disse.

Assim como no primeiro turno, houve um forte esquema de segurança para a votação de Bolsonaro, com a presença de militares do Exército e policiais militares.

A escola foi cercada com grades e os eleitores tiveram que passar por detectores de metal para acessar o local.

Fonte - Portal Folha de Pernambuco

IPUBI - JOVEM É ASSASSINADO A FACADAS NO JARDIM SIQUEIRA


Um jovem de 20 anos identificado por Antônio Alexandre Alves de Souza, foto acima, foi assassinado a facadas por volta das 05:36 da manhã de sexta-feira 28/10, na Rua 4 do Jardim Siqueira, imediações de um posto de combustíveis, zona urbana do município de Ipubi.

A polícia militar foi acionada e chegando no local confirmou a veracidade da informação, realizou diligências, mas nenhum suspeito foi encontrado. O local foi isolado até a chegada do Instituto de Criminalística da Polícia, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina.
O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina para saber autoria e motivação. Esse foi o 1º homicídio do mês de outubro em Ipubi, e o 5º também de outubro na Região do Araripe. Esse também foi o 8º homicídio do ano em Ipubi, e com esse crime já são 60 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Fotos – Reprodução Internet

EXTERIOR - VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE JÁ SE ENCERROU EM PAÍSES DA ÁSIA E OCEANIA


Enquanto no Brasil as urnas ainda nem haviam sido abertas, a votação para presidente em países como Austrália, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia já estavam encerradas. A expectativa da Justiça Eleitoral é que até as 9h (horário de Brasília) as urnas já estejam fechadas em 24 cidades de 18 países tenham finalizado a eleição.

A organização das eleições no exterior, como o envio de urnas e a abertura de seções eleitorais, fica a cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). O órgão informou que já começou a receber os primeiros boletins de urna provenientes de outros países. A divulgação dos resultados oficiais, contudo, só deve começar às 17h.

De acordo com o desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, até o momento poucas ocorrências foram registradas: uma urna eletrônica precisou ser substituída por uma de lona em Wellington, capital da Nova Zelândia, e uma mesária foi afastada em Istambul, na Turquia, após dar orientações erradas a uma eleitora deficiente visual.

Neste ano, foram montadas seções eleitorais em 181 cidades estrangeiras. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, um aumento de 39,21% em relação às eleições gerais anteriores, em 2018.

Fonte - Agência Brasil

sábado, 29 de outubro de 2022

PERNAMBUCO - SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA COMEÇA DIA 1º DE NOVEMBRO


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), mobiliza os pecuaristas pernambucanos para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontecerá de 1º a 30 de novembro. Nesta fase, os pecuaristas devem imunizar 639 mil bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses.

A febre aftosa tem vacinação obrigatória, pois a incidência da doença gera embargos para a região e prejuízos financeiros aos produtores. A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias de todo o Estado. A declaração deve ser efetuada até 15 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), que pode ser acessado via aplicativo ou no site www.adagro.pe.gov.br onde também está disponível um tutorial.

“Nesta etapa, os produtores têm que vacinar os animais com até 2 anos de idade, mas devem declarar 100% do seu rebanho, inclusive os que nasceram ou morreram”, orienta o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima. Ele reforça que a Adagro disponibiliza a declaração on-line para facilitar a vida dos produtores que podem acessar este e outros serviços sem o deslocamento até uma unidade da agência. “Lembramos que a vacina e a declaração são obrigatórias. Quem não fizer sua parte será multado e fica proibido de transitar com os animais”, explica Paulo Lima.

Pernambuco é área livre de aftosa com vacinação e integra o bloco 3 que pleiteia o status de área livre sem vacina. Para tanto, é preciso manter a média de animais vacinados e propriedades trabalhadas acima de 90%, aumentar a vigilância epidemiológica, fortalecer o sistema de notificação aumentando o envolvimento da comunidade (produtores, iniciativa privada, entidades públicas e privadas) e implantar o Fundo de Arrecadação para Emergências.

Para dúvidas, a população pode procurar uma unidade Adagro na sua região, ligar para a Ouvidoria (0800 081 1020) ou e-mail: ouvidoria@adagro.pe.gov.br

Fonte - Agência ADAGRO

ENERGIA - ANEEL MANTÉM BANDEIRA TARIFÁRIA VERDE PARA NOVEMBRO


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em novembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo sétimo mês seguido.

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel <>. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril deste ano, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Por Wellton Máximo - Agência Brasil

OURICURI - GATI APREENDE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES NO SÍTIO DERRADEIRA DA VÁRZEA


Policiais militares do 7º BPM, durante patrulhamento ostensivo por volta das 15:00 da última segunda-feira, tomaram conhecimento que o senhor C. A. S., de 40 anos, guardava em sua residência no Sítio Derradeira Várzea, no Jatobá, zona rural de Ouricuri, algumas armas de fogo irregulares.

Os policiais ao abordarem o mesmo, encontraram duas espingardas de pressão adaptadas para Cal. 22 mais 39 munições de mesmo calibre, 01 espingarda de pressão 5.5, 01 Rifle Cal. 44 mais 03 munições de mesmo calibre e uma faca tipo peixeira. A ocorrência foi encaminhada à DPC local para adoção das medidas cabíveis. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: FLAGRANTE/LIBERADO MEDIANTE FIANÇA. DISK DENÚNCIA: (87) 9 9992-1414 / 3874-4820.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

PREVENTIVA - ARSENAL COM 7,6 MIL MUNIÇÕES MOTIVOU PRISÃO DE DE ROBERTO JEFFERSON


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu, ontem, a prisão em flagrante do ex-deputado Roberto Jefferson em preventiva. O presidente de honra do PTB disparou 50 tiros de fuzil e arremessou três granadas contra quatro policiais federais, no último, que foram cumprir um mandado para levá-lo novamente para o regime fechado de detenção. Pesou na decisão do ministro o farto arsenal bélico — além do fuzil apreendido e uma pistola automática, os agentes ainda apreenderam 7,6 mil munições para armas de grosso calibre — encontrado na residência do petebista, em Comendador Levy Gasparian (RJ).

"O preso se utilizou de armamento de alto calibre (fuzil 5.56), para disparar uma rajada de mais de 50 tiros, além de lançar três granadas contra a equipe da Polícia Federal. O cenário se revela ainda mais grave, pois, conforme constou do auto de apreensão, foram apreendidos mais de 7 mil cartuchos de munição (compatíveis com fuzis e pistolas). Essa conduta, conforme ampla jurisprudência desta Suprema Corte, revela a necessidade da custódia preventiva para garantia da ordem pública", salientou Moraes.

O ministro destacou, ainda, que provas da diligência do último domingo "revelam gravíssimo cenário de violência" praticado por Jefferson, que "ao desobedecer ordem judicial, iniciou um verdadeiro confronto de guerra" contra a PF, ferindo efetivamente dois policiais federais — o delegado Marcelo André Coster Villela e a agente federal Karina Lino Miranda. "Todos os policiais estavam portando pistola Glock, nenhum estava portando fuzil (arma equivalente ao do agressor), gerando uma desproporção evidente entre o poderio de fogo do agressor e dos policiais. Sem contar na posição mais elevada do agressor, que lhe dava uma vantagem ainda maior", afirmou.

Para Moraes, "ainda que o interrogado afirme que não teve, em nenhum momento, intenção de matar os policiais federais, e que queria apenas demonstrar que estava insatisfeito com a presença policial e com a decisão desfavorável, ele, minimamente, aceitou o risco ao disparar mais de 50 vezes e lançar três granadas contra a equipe".

A suspeita é que Jefferson tenha recebido o armamento pesado, em casa, enquanto cumpria a prisão domiciliar. Em agosto, a PF fez buscas contra o petebista e não encontrou nenhuma arma.

Risco à ordem

A avaliação de Moraes é que tal cenário "revela o risco à ordem pública em caso de soltura" de Jefferson. Ele descartou a substituição do regime fechado por medidas cautelares alternativas em razão de sua "absoluta impropriedade".

"A prisão preventiva se trata, portanto, da única medida razoável, adequada e proporcional para garantia da ordem pública com a cessação da prática criminosa reiterada", destacou o ministro.

No último domingo, Jefferson perdeu o direito de cumprir pena em casa revogado por Moraes por "notórios e públicos descumprimentos" de decisões judiciais. Quarenta e oito horas antes antes, o ex-deputado tinha gravado um vídeo atacando a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e, entre diversos xingamentos, chegou a comparar a magistrada a uma "prostituta". Uma das regras da prisão domiciliar é que ele não fizesse postagens nas redes sociais, determinação que Jefferson descumpriu reiteradamente.

Em depoimento, o delegado ferido pelo ex-deputado disse desconfiar de que Jeffereson "aguardava a Polícia Federal e agiu de forma premeditada e com intenção de matar os policiais".

Por Luana Patriolino - Correio Braziliense

TRANSPORTE NAS ELEIÇÕES - CAPITAIS E DISTRITO FEDERAL TERÃO PASSE LIVRE PARA OS ELEITORES


Todas as capitais e o Distrito Federal terão um esquema especial de gratuidade no transporte público no próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições para presidente e governadores em 12 estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que liberou o transporte público gratuito no segundo turno das eleições. Segundo a decisão de Barroso, os prefeitos que decidissem pela gratuidade não seriam responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

A ação, do partido Rede Sustentabilidade, foi para viabilizar aos eleitores o exercício do voto, obrigatório no país. Segundo o partido, muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que em muitos casos é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51. A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os gestores municipais a ofertarem linhas especiais para locais de longa distância, com contratação de ônibus escolares. Além disso, o serviço de transporte não poderá ser reduzido nos locais onde já são oferecidos, sob pena de caracterização de crime eleitoral.

Confira a situação de cada capital:

São Paulo

Na capital do estado de São Paulo, a gratuidade valerá das 6h às 20h para todos os passageiros. Segundo a prefeitura, o transporte será gratuito em qualquer linha no horário estabelecido. O passageiros poderão embarcar pela porta traseira ou dianteira sem ter que passar pela catraca.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, os passageiros terão gratuidade nos ônibus e no sistema de BRT. A isenção da cobrança de passagens funcionará das 6h às 20h.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a gratuidade será garantida em qualquer linha de ônibus convencional e suplementar para todos os passageiros, em caráter geral e sem discriminação, de 0h do domingo até as 23h59.

Vitória

Os ônibus do Sistema Transcol, que fazem o transporte de passageiros na Grande Vitória, oferecerão passe livre aos eleitores de 7h às 18h.

Porto Alegre

A prefeitura não informou o horário da gratuidade no próximo domingo, mas no primeiro turno o benefício foi concedido entre 7h e 19h.

Curitiba

A capital paranaense vai oferecer transporte gratuito durante todo o dia nas 254 linhas que operam na cidade. As exceções são a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e cobrará a tarifa habitual de R$ 50, e das linhas do sistema madrugueiro, que funcionam entre 1h e 5h.

Florianópolis

A população terá direito ao passe livre no domingo, mas, a princípio, a frota disponibilizada será a mesma usada em todos os domingos. Frotas extras serão acionadas conforme demanda.

Campo Grande

A gratuidade do transporte na capital de Mato Grosso do Sul estará em vigor no período das 5h às 18h do domingo. A medida, no entanto, não abrangerá os ônibus de linhas executivas.

Cuiabá

Cuiabá cumprirá a recomendação do Supremo. Estima-se que somente na capital mais de 428 mil cuiabanos encontram-se aptos a votar.

Goiânia

A gratuidade no transporte coletivo da capital de Goiás no dia da eleição será válida de 4h às 23h, quando encerra a operação no domingo. Segundo a prefeitura, serão disponibilizados 33 ônibus extras, se necessário.

Distrito Federal

Na capital do país, a Justiça Federal determinou ao governo local que fosse dado acesso gratuito a todos os transportes coletivos públicos no dia e horário do segundo turno. As catracas ficarão liberadas entre 6h e 19h.

Salvador

Na capital baiana, os ônibus vão operar com frota normal de dia útil no período das 6h às 20h.

Aracaju

O decreto que determina a gratuidade na passagem de ônibus no segundo turno da eleição foi assinado no dia 20 de outubro.

Maceió

A Prefeitura de Maceió determinou a gratuidade nas passagens e reforço em 50% na frota de veículos. Serão, no total, 600 viagens extras das 7h às 18h para o deslocamento de eleitores. Para usar o serviço gratuitamente, o eleitor deverá usar o cartão Vamu na modalidade Cidadão. Aqueles que possuem outro cartão, deverão fazer o novo cartão, com primeira via gratuita.

Recife

O benefício vai valer das 6h às 19h do domingo. Segundo a prefeitura, o passageiro deverá apresentar o VEM, cartão do sistema de bilhetagem eletrônica da capital pernambucana, mas o valor não será descontado.

João Pessoa

A capital da Paraíba terá disponível aos eleitores no domingo todas as 73 linhas que circulam em dias úteis. Para ter direito à gratuidade, a prefeitura pede para que o embarque seja feito pela porta da frente do veículo. Além disso, o usuário deverá utilizar o Cartão Cidadão Passe Legal. Caso não tenha o cartão, o usuário terá a catraca liberada para entrada apresentando o Título de Eleitor ou aplicativo e-Título. As viagens gratuitas ocorrerão entre 6h e 20h.

Natal

Em Natal, a gratuidade, com catraca livre, valerá das 6h às 19h. Segundo a prefeitura, 100% das linhas urbanas operadas por ônibus estarão disponíveis com um incremento de frota em torno de 40% de uma operação típica de um domingo.

Fortaleza

Para Fortaleza e Região Metropolitana; Região Metropolitana do Cariri e Sobral, as linhas de ônibus, vans, metrô e VLT terão período de gratuidade das 5h às 18h de domingo. Para esses modais não será necessário apresentar qualquer documento. O transporte intermunicipal (interurbano) também terá gratuidade. Nesse caso, o benefício está oferecido das 17h de sexta-feira (28) às 8h da segunda-feira (31). É necessário emitir a passagem de forma presencial, apresentando um documento oficial com foto junto ao título de eleitor ou comprovante de votação. A emissão das passagens intermunicipais já está sendo feita desde quarta-feira (26).

Teresina

A Prefeitura de Teresina vai custear o serviço gratuito a ser realizado pelas empresas de transporte. O governo do estado concederá transporte gratuito, ida e volta, para os eleitores que votam no interior do Piauí de 4h de sábado (29) às 12h de segunda-feira (31).

São Luis

A gratuidade no transporte na capital maranhense ocorrerá entre 0h do domingo até as 22h. E o governo do estado também anunciou gratuidade nos transportes intermunicipais (ferryboats e ônibus semi-urbanos, além de lanchas entre a capital e Alcântara). Para usufruir da gratuidade, o usuário dos transportes deverá apenas apresentar o título de eleitor ou e-Título para comprovar que o seu local de votação fica no destino final da viagem.

Palmas

O passe livre vale das 7h às 19h. A medida foi ampliada para incluir também a zona rural da capital tocantinense. Segundo a prefeitura, para fazer uso do benefício, os passageiros devem apresentar ao motorista do transporte coletivo o título de eleitor ou documento com foto.

Belém

Em Belém, o passe livre funcionará das 4h às 23h50 de domingo, com a manutenção da frota normal pelas empresas de ônibus, que devem ser ressarcidas pelo Poder Público. O governo do estado também anunciou gratuidade no transporte intermunicipal, seja por ônibus ou barco.

Macapá

Será mantida 100% da frota normal em circulação. As catracas ficarão liberadas das 7h às 17h. Para ter direito ao passe livre, o passageiro precisa apresentar título de eleitor, e-Título ou qualquer outro documento, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação. No retorno do cidadão, basta apresentar o comprovante de votação.

Porto Velho

Em Porto Velho o passe livre será das 6h às 18h. A frota de circulação será a mesma de dias úteis.

Manaus

Em Manaus a medida vale para os ônibus do transporte público convencional e as catracas ficam liberadas das 4h às 18h.

Rio Branco

A prefeitura de Rio Branco decidiu conceder a gratuidade apenas na volta do eleitor da zona eleitoral. Para evitar o pagamento da passagem, o usuário do transporte público deverá apresentar o comprovante do voto.

Boa Vista

Em Boa Vista, o passe livre nos ônibus será concedido 6h e 18h. Nesse período, 100% da frota estará em funcionamento.

Fonte - Agência Brasil

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

PNUA - ONU FAZ ALERTA SOBRE O AUMENTO NO AQUECIMENTO GLOBAL


A Organização das Nações Unidas alertou que as atuais políticas internacionais conduzem o planeta para um aquecimento de 2,8°C até ao fim do século. "Um resultado que lamentavelmente não está à altura. "Dirigimo-nos para uma catástrofe mundial", avisou o Secretário-geral da ONU, António Guterres, após a conclusão do relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

O documento da PNUA afirma que atualmente a Terra já se encontra 1,1°C mais quente do que na época pré-industrial. E que mesmo se forem adotados os compromissos assumidos na última conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP26), onde foi criado o mercado global de carbono no ano passado na Escócia, a projeção apenas reduzirá de 2,4 a 2,6°C até 2100. No entanto, o Secretário-geral ainda acrescentou que as metas de neutralidade de carbono não valem nada sem ações para honrá-los e apelou aos Governos, em especial ao G20, para fechar a lacuna entre esses compromissos.

Guterres ressaltou também que é imprescindível respeitar o Acordo de Paris, tratado mundial assinado por 175 países, em 2015, a respeito das alterações climáticas e que objetiva a diminuição da emissão de gases do efeito estufa assim como estabeleceu limitar o aquecimento global de 1,5ºC a 2°C acima dos níveis pré-industriais. “Mas é necessário investir intensamente nas energias renováveis e criar um pacto histórico entre as economias desenvolvidas e emergentes para impulsionar uma transição energética justa. Além do mais, o mundo não pode dar-se ao luxo de greenwashing", disse o Secretário-geral, usando a expressão que significa a apropriação ilegítima de conceitos ambientalistas por parte de pessoas ou instituições por meio de técnicas de marketing e relações públicas.

Segundo Guterres, milhares de empresas anunciaram metas de neutralidade carbônica, no entanto muitas são suspeitas ou acusadas abertamente de não cumprirem o seu compromisso em ações ou investimentos, o que é favorecido pela ausência de uma estrutura internacional comum para avaliar e supervisionar os compromissos de redução de emissões.

No início de novembro, no Egito, acontece a próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27), que irá reunir os líderes de praticamente todas as nações do mundo, além de representantes nacionais dos ministérios de clima, meio ambiente e sustentabilidade. O evento se propõe a revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países membros e, com base nessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a serem tomadas.

Hoje a Agência Internacional de Energia (AIE) também divulgou seu relatório anual, no qual destaca a premência de investimento maciço em energia limpa, verde ou simplesmente descarbonizada, como a energia nuclear, e de estimular o uso de baterias elétricas (para automóveis), fotovoltaicas, e eletrolisadores, que irão produzir hidrogênio para descarbonizar a indústria em particular. "São necessários grandes esforços globais para preencher o fosso preocupante no investimento em energia limpa entre economias avançadas e emergentes e em desenvolvimento", disse a AIE. Por outro lado, a AIE argumentou que, paradoxalmente, a invasão da Ucrânia pela Rússia pode trazer um efeito positivo para o clima no sentido de acelerar a transição energética devido ao aumento no investimento em energia sustentável.

Fonte - Diário de Pernambuco

CANDIDATO - LULA COMPLETA 77 ANOS EM CLIMA DE OTIMISMO COM VITÓRIA NAS URNAS


O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa, hoje, 77 anos num clima de otimismo com a vitória nas urnas, no domingo. Isso porque os recentes episódios envolvendo o presidente Jair Bolsonaro — a questão sobre as venezuelanas, a reação de Roberto Jefferson e a rejeição, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da petição pela suposta falta de isonomia entre as campanhas nas inserções de rádio — trouxeram desgaste ao adversário sem que o petista trabalhasse para construir tal agenda negativa.

Isso fez com que o clima no entorno de Lula passasse de um polo a outro. Se na semana passada tudo era cautela e receio por causa da distância cada vez menor entre o petista e Bolsonaro, como apontavam as pesquisas de intenção de voto desde o começo da corrida do segundo turno, com os recentes reveses na campanha do presidente a confiança voltou a prevalecer.

Para o deputado Paulo Teixeira (SP), secretário-geral do PT, "começamos bem a semana de campanha e eles mal". Ele atribuiu à reação de Roberto Jefferson contra os agentes da Polícia Federal, que foram cumprir a ordem de levá-lo de volta ao regime fechado de prisão, como um grande golpe na campanha de Bolsonaro.

Para Teixeira, os desgastes do presidente contribuíram para a retomada do ânimo da militância do partido — que sentiu a decepção de não ter encerrado a corrida presidencial no primeiro turno. Além disso, a campanha ganhou em força com a adesão da senadora Simone Tebet (MDB) e dos ex-presidentes do Banco Central Pérsio Arida e Henrique Meirelles — que vêm trabalhando intensamente pela eleição de Lula.

O petista, aliás, teve reunião, ontem, com os representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em São Paulo. Ele recebeu um caderno com propostas dos prefeitos e prometeu, caso seja eleito, cumprir pelo menos parte delas — sobretudo a reformulação do pacto federativo. "É na cidade que o povo vai na casa do prefeito xingar o prefeito, às vezes até incentivado por vereadores. Um presidente da República não pode governar seu país sem conversar com os governadores e sem conversar com os prefeitos. Estou dizendo todo dia que, se ganhar as eleições, logo no começo, no mês de janeiro, vou ter uma reunião com os governadores para repactuar o pacto federativo. Se a gente ganhar, os prefeitos serão tratados com dignidade, deferência e respeito", assegurou.

Fonte - Correio Braziliense

EXU - HOMEM É PRESO PELA PM COM PISTOLA APÓS AGREDIR A ESPOSA NO BAIRRO POPULARES VELHA


Policiais militares do 7º BPM, durante patrulhamento ostensivo por volta dos primeiros 00:15 da madrugada de domingo 23/10, foram solicitados pela vitima G.R.M.V., 27 anos, relatando que teria sido agredida fisicamente pelo seu esposo, G.P.A., de 27 anos, que estava sob efeito de bebidas alcoólicas, fato ocorrido no bairro Populares Velha, zona rural de Exu.

A mesma relatou que ele teria ficado em casa, sendo que no percurso o policiamento o avistou no seu veículo, onde foi dada voz de parada e ao realizar a revista foi encontrada uma arma de fogo (pistola Taurus, calibre .40) com 13 munições intactas, mais um carregador de pistola do mesmo calibre com 15 munições intactas.

A PM também encontrou uma arma branca (canivete) no porta luvas do carro. Ao ser perguntado sobre a arma, o mesmo disse ser CAC e que estava com toda documentação. A ocorrência foi encaminhada à DPC local para adoção das medidas cabíveis. RESULTADO DA OCORRÊNCIA: FLAGRANTE. DISK DENÚNCIA: (87) 9 9992-1414 / 3874-4820.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Militar de Pernambuco/ 7º BPM/ Ouricuri

ARARIPINA - EQUIPE DE JORNALISMO DA ARARI FM PREPARADA PARA A COBERTURA DO 2º TURNO DAS ELEIÇÕES 2022 - SE LIGUE NA 90,3

No domingo dia 30/10, a partir do meio-dia, a equipe de jornalismo da Arari FM se concentra nos estúdios da 90,3 para fazer a maior e melhor cobertura das eleições 2022. Os comunicadores Henrique Faustine, Roberto Gonçalves e Fredson Paiva, irão lhe deixar super informados sobre a apuração dos votos em todo o Brasil, em Pernambuco e Araripina, trazendo as parciais e os resultados exclusivos. Se ligue com a gente e fique bem informado. Acesse o www.ararifm.com.br e nos acompanhe.

SEGUNDO TURNO - BOLSONARO DIZ QUE FALTA DE INSERÇÕES NAS RÁDIOS PODE INTERFERIR NOS VOTOS


Em entrevista coletiva convocada de última hora, ontem à noite, no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai até "as últimas consequências" contra a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de não investigar supostas irregularidades nas propagandas eleitorais inseridas nas rádios.

"Nosso jurídico deve entrar com recurso, já que o caso foi para o STF (Supremo Tribunal Federal). De nossa parte, iremos às últimas consequências, dentro das quatro linhas da Constituição, para fazer valer aquilo que nossas auditorias constataram. Realmente é um enorme desequilíbrio no tocante às inserções e, obviamente, interfere na quantidade de votos no final da linha", argumentou ele, que estava em campanha na cidade de Teófilo Otoni (MG) e ia ao Rio de Janeiro, mas resolveu retornar a Brasília por causa da "gravidade" da situação.

Bolsonaro sustentou que sua campanha apresentou provas contundentes de boicote de rádios e que o ministro "inverteu" o processo. "O senhor Alexandre de Moraes, como se diz no linguajar popular, matou no peito o processo e encaminhou para o Supremo Tribunal Federal. Parte ou todo ele, para o inquérito de fake news, que ele mesmo conduz. É um inquérito que não segue a nossa Constituição e não tem respaldo do Ministério Público também", enfatizou. "A peça pede ainda, de forma preliminar, que o partido tem que responder por ter usado o Fundo Partidário de maneira irregular, porque, segundo o senhor Alexandre de Moraes, o Fundo Partidário não pode ser usado para fazer auditoria. E, mais ainda, mandou investigar o autor da denúncia, que estaria tentando tumultuar o processo eleitoral."

Vítima

Bolsonaro fez atos, ontem, em três cidades do interior de Minas Gerais. Em Teófilo Otoni, ele falou da ação protocolada no TSE. "Vocês estão acompanhando as inserções do nosso partido que não foram passadas em dezenas de milhares de rádios pelo Brasil. Sou vítima mais uma vez. Onde poderiam chegar as nossas propostas, nada chegou", alegou, ao lado do vice na chapa, Braga Netto (PL).

O chefe do Executivo comentou sobre a exoneração do funcionário do TSE Alexandre Gomes Machado. O servidor alegou, em depoimento à Polícia Federal, que sua saída da Corte foi em represália por ter alertado sobre falhas na divulgação de propagandas eleitorais.

"Não será demitindo um servidor que o TSE vai botar uma pedra nessa situação. Aí tem dedo do PT. Não tem coisa errada no Brasil que não tenha dedo do PT", frisou. "O que foi feito, comprovado por nós, pela nossa equipe técnica é interferência, manipulação de resultado. Eleições têm de ser respeitadas, mas, lamentavelmente, PT e TSE têm muito que se explicar nesse caso." Segundo a Corte, porém, Machado foi exonerado por assédio eleitoral, inclusive, por motivações políticas.

O candidato à reeleição destacou que Moraes "é muito rápido para punir, investigar empresários e prender gente", mas que falta "boa vontade" para resolver o caso, que, segundo ele, "pode chegar ao PT". "Inserções de 30 segundos do PT estão dizendo que eu vou acabar com as férias e com o 13º. Como é que eu combato isso? Entrando na Justiça? Faltando poucos dias para as eleições, quanta gente vai acreditar nessa mentira do PT? É difícil você disputar uma eleição acirrada tendo um TSE parcial, um TSE que tem colaborado o tempo todo com tudo que o PT ajuíza lá", acusou.

Apelo

No comício, Bolsonaro afirmou que a visita ao estado não tinha o objetivo de "virar votos", mas de consolidar sua reeleição. "Tenho um grande orgulho de ser presidente deste Brasil, entendo que é uma missão do nosso Deus. Estamos aqui na reta final deste segundo turno, não para virar, porque Minas já virou, mas para consolidar a nossa reeleição", destacou, citando dados da economia.

Ele insistiu na pauta conservadora ressaltando que, com "a família ajustada, todo mundo lucra" e que "o PT sempre atacou os valores familiares". O presidente acrescentou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a favor da legalização das drogas. "De droga, já chega o PT", frisou. Também apelou aos que se abstiveram de votar no primeiro turno das eleições. "Os que não foram votar, vamos votar agora porque é um voto bastante rápido, é só para presidente da República. É só chegar lá na urna, botar 22 e confirmar", pediu.

O governador reeleito de Minas, Romeu Zema (Novo-MG), defendeu a recondução do chefe do Executivo. "Aquilo que o PT destrói, nós vamos atrás para construir. Neste domingo, nós temos uma decisão muito importante: ou nós vamos votar pelo futuro do Brasil, pelo futuro de Minas, ou então pelo passado. Acho que ninguém aqui quer voltar para o passado de escândalo, corrupção de obras inacabadas. Nós queremos um futuro melhor, e o futuro melhor será com o presidente Bolsonaro".

Fonte - Correio Braziliense