segunda-feira, 31 de outubro de 2022

ELEIÇÕES 2022 - LULA VENCE EM 13 ESTADOS - MELHOR RESULTADO VEIO DO NORDESTE


A votação no segundo turno das Eleições 2022 mostrou uma significativa redução da diferença entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Às 19h56 de ontem, Lula foi considerado eleito. Após a consolidação do pleito, o petista consagrou-se com 60.345.999 dos votos válidos, contra 58.206.354 do atual presidente. Um placar apertado de 50,90%, sobre 49,10%.

Lula venceu em 13 estados, enquanto o chefe do Executivo foi confirmado em 14, contando com o Distrito Federal. As unidades federativas em que o petista obteve maior votação foram Piauí, com 76,83% de aprovação, Bahia, com 72,11%, e Maranhão, com 70,93%. É a terceira vez que Lula é escolhido para ocupar o Palácio do Planalto. O político também é o primeiro a assumir três vezes o cargo pelo voto direto.

O placar assegurou ao petista a maior votação da história do Brasil. Em 2002, quando assumiu pela primeira vez o comando do Executivo, recebeu o apoio de quase 53 milhões de brasileiros. Em 2006, foi reeleito com 58,1 milhões de votos.

Embora a votação expressiva nas urnas ontem, Lula não venceu em importantes colégios eleitorais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, ficando atrás de Jair Bolsonaro. No Sudeste, a única vitória foi em Minas Gerais, após uma disputa acirrada entre os dois candidatos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva