Empresários do Sertão do Araripe e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio estão tendo uma série de oportunidades para capacitação e orientação em gestão empresarial com a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em todo o país, de 8 a 13 de maio.
No Araripe, a programação teve início na segunda-feira (08) na Praça da Igreja, Centro de Araripina. No local foi montado um estande, onde aconteceu a oficina “Administrando as Contas de Sua Empresa”, e a palestra “Orientações sobre Linhas de Crédito para o MEI”. A abertura da programação ainda contou com a apresentação da Banda Marcial Princesa do Araripe, formada por estudantes do Sesc Ler Araripina.
Em Pernambuco, a programação se estende ao longo do mês, com previsão de 278 atividades gratuitas. Os interessados ainda vão poder tirar dúvidas em palestras, oficinas e participar de consultorias com especialistas em pequenos negócios. A unidade do Sebrae no Sertão do Araripe está realizando atividades em Araripina, Ouricuri e Trindade até 12 de maio. São capacitações, palestras e consultorias, tudo gratuito e com certificado digital.
MEI - Os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e desejam transformar seu comércio, fábrica ou serviço em uma empresa formalizada. Para isso, a Receita Federal oferece uma modalidade tributária reduzida, o Simples Nacional, taxa unificada de impostos que cede ao microempreendedor um CNPJ, permite a emissão de nota fiscal e facilita o acesso a crédito como pessoa jurídica. Desse modo, o MEI terá direito a benefícios trabalhistas como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e, ainda, a possibilidade de contratar até um funcionário. Estão dentro dessa faixa de contribuição as empresas que faturem até R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano.
De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo Sebrae, a maioria dos microempreendedores individuais trabalha com serviços e comércio, não possuem outra fonte de renda, se formalizam para ter uma empresa formal e benefícios do INSS. As pesquisas também apontam que, com a formalização, 68% aumentaram as vendas, 78% melhoraram condições de compra junto aos fornecedores e 50% passaram a vender para outras empresas. “O MEI responde hoje por quase 300 mil da força empreendedora no estado. Dessa forma, a importância da Semana do MEI será voltada para o aperfeiçoar a gestão e estimular o crescimento desses negócios por meio da inovação”, afirma Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.
Serviço:
Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017
Quando: de 2 a 28 de maio, em todas as regiões de Pernambuco | De 8 a 12 de maio no Araripe
Quanto: Gratuito
Mais informações: 0800 570 0800
Programação: www.sebrae.com.br/semanadomei
Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva