segunda-feira, 20 de junho de 2016

MHA - UMA SEMANA APÓS SER INAUGURADO, MEMORIAL HISTÓRICO DE ARARIPINA JÁ RECEBEU CENTENAS DE VISITANTES

Inaugurado no dia 09 de junho em uma belíssima cerimônia, o Memorial Histórico de Araripina (MHA) – idealizado pela Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) com o apoio da Prefeitura de Araripina – está aberto para visitação ao público de segunda a sexta em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h. 

Após uma semana da sua inauguração com a presença da sociedade araripinense e também de outros municípios da região do Araripe, o MHA já recebeu centenas de visitantes que, entusiastas do novo cartão postal da cidade, foram conhecer seu acervo fotográfico e de textos que contam fatos, dados, histórias e personagens desde os tempos da Fazenda São Gonçalo até a atualidade.

O prédio foi restaurado e manteve características originais como a fachada construída na década de 1950 e o piso de mosaico. O MHA leva o nome de Ceci Alencar – Otília Ceci de Alencar (Araripe-CE, 1910- Araripina-PE, 2011), primeira mulher vereadora de Araripina e a segunda de Pernambuco. Empossada em 1958, Ceci Alencar foi também autora de versos e poesias que retratam a história e o desenvolvimento de cidade, especialmente sob a ótica da religiosidade.

O acervo do Memorial Histórico de Araripina conta em imagens e textos informativos, a história da cidade, propiciando ao visitante uma viagem no tempo para conhecer o legado deixado pelos pioneiros e o cotidiano de seus habitantes, nos primeiros anos de existência da cidade. Mostra aspectos desconhecidos sobre o povoamento da região, a influência da Igreja, a vida e luta dos emancipacionistas, os primeiros prefeitos, a mudança do nome da cidade, os símbolos e o hino do município. O lazer e o surgimento do carnaval, a prática do futebol com o destaque dos craques e peladeiros, dos campos de várzea do futebol amador até a chegada do profissionalismo e a construção do estádio Chapadão do Araripe.

O MHA relembra personagens da educação e saúde, bem como as histórias de religiosidade que formaram o povo araripinense. Os artistas, músicos, escritores e as personalidades populares farão parte do acervo inédito.

Da Vera Cruz Comunicação/ 

Jorge Possetti - Jornalista

Foto - Rômulo Fotografias

2 comentários:

  1. Super interessante!!
    Gostaria de saber se pagamos alguma taxa para termos acesso.
    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde está localizado?
    Quero fazer uma visita.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva