O secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Evandro Avelar, e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, visitaram, na quinta-feira (29), em Jaboatão dos Guararapes, projeto de inovação tecnológica voltado para a produção de gesso. A iniciativa, que vai beneficiar empresas do polo gesseiro, na região do Araripe, é um desdobramento de convênio celebrado entre as pastas em agosto deste ano.
O projeto, que consiste na implantação de uma planta automatizada para a produção de blocos de gesso, contou com financiamento de R$ 2 milhões da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O impacto do investimento permitirá incremento na produtividade, qualidade do produto final, salubridade para o trabalhador e redução de desperdícios de matéria prima. “A produção que se faz atualmente é realizada de forma manual e com padrões variáveis de qualidade. É necessário darmos alternativas às micro e pequenas empresas da região para que possam acessar novos mercados”, afirma o secretário Evandro Avelar.
Segundo Lúcia Melo, além de recursos da Finep e Agefepe, o convênio visa utilizar subvenção econômica para incentivar pesquisas. “A ideia é agregar outras fontes de financiamento para alimentar não apenas em um processo produtivo específico, mas criar toda uma cadeia de inovação”, disse.
Atualmente, o polo gesseiro abriga cerca de 700 empresas, distribuídas pelos municípios de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri e Bodocó, grande número delas, entretanto, são informais.
Fonte - SEMPETQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva