A consolidação de mais um sucesso do Conselho de Secretários de Estado da Administração (Consad) pôde ser vista na tarde desta terça-feira (16), em Brasília, durante a abertura do VI Congresso Consad de Gestão Pública, que reuniu mais de 1.600 pessoas com o propósito de traçar e executar projetos de fortalecimento de gestão do País. “Encontramos um caminho em comum para que o Brasil cresça de forma eficiente e sustentável”, assegura o presidente do Consad, Eduardo Diogo.
O secretário Décio Padilha desembarcou na capital nacional pela manhã acompanhado de uma comitiva de servidores da SAD para representar Pernambuco no evento, que tem como objetivo discutir a aplicabilidade de boas ideias na gestão pública brasileira e a socialização de experiências exitosas.
Com esta finalidade, a gerente de Gestão do Patrimônio do Estado (Gepat), Mônica Echeverria, levou o projeto “Novo Modelo de Gestão Patrimonial: o controle dos bens públicos à luz das novas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público – NBCASP” para compor o painel “Experiências inovadoras em gestão patrimonial”.
O estudo é fruto de um grupo de trabalho formado por integrantes das Secretarias de Administração, da Fazenda, Controladoria Geral do Estado e Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). “Ficamos muito satisfeitos com a aprovação de nosso trabalho junto ao comitê científico do Consad, haja vista a importância do assunto no cenário nacional. Nesse contexto, estamos contribuindo com a sociedade, através de um maior controle e transparência que serão proporcionados com a implantação dessa ideia”, explica Mônica.
O projeto que será desenvolvido por Mônica concentra os esforços na aplicação dos procedimentos contábeis dos bens públicos, com objetivo na convergência contábil internacional. Dentre as ações da iniciativa, destaque para a aquisição de uma solução informatizada integrada de gestão pública, criação de unidades setoriais de patrimônio no âmbito das secretarias de estado, padronização dos processos, compra de equipamentos para levantamento de bens e a revisão e elaboração de normas voltadas para o controle, transparência e eficiência da gestão.
“É possível perceber, já neste primeiro ano, os resultados. Eles são evidenciados com a implantação de sistema de informações adequado às normas contábeis, a valorização do profissional da área, levantamento de bens in loco e edição de manuais de inventário”, destaca a gerente.
Nesta quarta-feira (17), o secretário executivo de Administração, Diego Rocha, apresenta o painel "Desenvolvimento de Política de Compras a Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais no Estado de Pernambuco", onde expõe as ações da nova política de compras adotada por determinação do governador Eduardo Campos, que beneficia os pequenos empreendedores nas contratações realizadas pelo Estado.
Em agosto do ano passado foram instituídas por meio de decreto normas relativas ao tratamento diferenciado a ser dispensado a esse segmento, como licitações de participação exclusiva e processos que destinam cota de 25% para a contratação de pequenas empresas ou subcontratação para execução de até 30% dos serviços.
O evento segue até a quinta-feira e conta com 2.226 inscritos e tem em sua programação a apresentação de 63 painéis e 243 trabalhos que discutem os temas orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação.
Da ASCOM/SAD-PE/Blog do Fredson/Portal Araripina
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