quarta-feira, 1 de abril de 2009

PROGRAMA DE COMBATE A DESERTIFICAÇÃO - SALGUEIRO SEDIA A PRIMEIRA OFICINA


A Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma) iniciou nesta segunda-feira (30), no município de Salgueiro, a primeira das cinco oficinas regionais de construção do Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-PE). As oficinas contaram com a participação de membros do setor produtivo, ONGs, e da sociedade civil de 19 municípios vizinhos.

Representando Araripina estava presente a Secretária de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente Cristina Arraes e a Secretária Adjunta de Planejamento Fátima Jucemara Freire Campos.

Durante a abertura, o secretário executivo de Meio Ambiente do Estado, Aloysio Costa Junior, explicou a importância de realizar essas oficinas no interior do Estado. ”Seria impossível construir o Programa Estadual de Combate à Desertificação sem a participação das comunidades envolvidas nesse processo. É com a participação dessas pessoas que o programa atenderá às necessidades do sertanejo”, explicou Aloysio.

Depois da abertura, houve debates entre os participantes e dinâmicas de grupo. No final das atividades, o secretário Aloysio apresentou e distribuiu aos participantes o “Diagnóstico Florestal do Araripe”, uma publicação coordenada pela Sectma que traz aspectos socioambientais de produção dessa região.

No último dia de cada uma das oficinas, será apresentada uma avaliação do conteúdo construído que servirá de base, junto às avaliações das demais oficinas, para a construção do PAE-PE. Ao término do ciclo de oficinas, a Sectma terá em mãos um diagnóstico do processo de desertificação no Estado para que possa traçar as ações a serem desenvolvidas.

PARCERIA - A realização das oficinas de construção do PAE-PE acontece em parceria entre a Sectma, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência de Cooperação Alemã (GTZ), o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e organizações e movimentos da sociedade civil.

Da Assessoria de Comunicação

Foto - Paulo Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva