quarta-feira, 29 de outubro de 2008
AFTOSA - VACINAÇÃO VAI ATÉ 31 DESTE MÊS
A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa, em Pernambuco, segue até o próximo dia 31, quando todos os 110 mil criadores de bovinos e búfalos do Estado devem vacinar seus animais. De acordo com a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), Erivânia Camelo, cerca de 2,1 milhões animais devem ser imunizados, destes apenas 25% serão contemplados com as 600 mil doses da vacina distribuídas pelo Governo do Estado. O investimento em toda a campanha está orçado em R$ 1,4 milhão. As vacinas doadas serão distribuídas depois das eleições, por conta da legislação eleitoral. “Na distribuição dessas doses, iremos dar preferência para os produtores que residem em áreas de risco, ou seja, propriedades que fazem fronteiras com os estados da Paraíba, Ceará, Alagoas e Piauí. Dentro do nosso cronograma estão incluídos os assentamentos, as comunidades quilombolas e indígenas. Já os demais criadores têm que comprar as doses por conta própria”, explicou Erivânia.
Ela informou, ainda, que a preferência por distribuir as doses entre as áreas de risco é uma determinação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem total controle das propriedades que fazem fronteira com os estados com risco sanitário abaixo do que Pernambuco apresenta. A Adagro alerta aos produtores sobre a necessidade de vacinar, antecipadamente, os animais que serão transportados para feiras, exposições ou outras cidades. Segundo a assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, na última campanha, realizada em abril deste ano, foram imunizados 97% do rebanho, o maior índice alcançado no Estado. Os melhores resultados de vacinação foram registrados nas regionais de Belo Jardim com 99,9% de imunização, Ouricuri com 97,8% e Caruaru com 97,6%. Essas regiões têm forte tradição leiteira.
JAMILLE COELHO
FOLHAPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva