A qualidade dos asfaltos em Pernambuco é um tema recorrente na vida da população que se deslocam dentro do Estado, e afeta diretamente aspectos sociais e econômicos. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que 846 quilômetros das vias pernambucanas estão em condições ruins ou péssimas.
Divulgado pela CNT e pelo SEST SENAT, na última terça-feira (19), o levantamento avaliou 3.189 quilômetros de vias pavimentadas em Pernambuco, das quais 26,5% estão ruins ou péssimos.
Ao todo, 21 PE's (rodovias estaduais), foram avaliadas. Destas nove estão em situação péssima, e seis estão em situação ruim.
A classificação do Estado Geral abrange o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes.
Investimento
O programa PE na Estrada foi lançado no último dia 23 de outubro pelo Governo do Estado, prevendo um investimento de mais R$ 5 bilhões para implantação, restauração, conservação e projetos para as rodovias de Pernambuco. Vias de todas as regiões do estado devem receber os serviços, totalizando uma extensão de 3,5 mil quilômetros.
Foto: Marina Torres/DP
A governadora Raquel Lyra (PSDB) assinou um conjunto de ordens de serviço para a requalificação de 19 rodovias estaduais. Este lote representa um investimento de R$ 400,2 milhões e 387 quilômetros de obras em todo o Estado.
Estradas e Rodagens
O Diario de Pernambuco procurou o Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE). Confira a nota na íntegra:
O Governo do Estado lançou recentemente o “PE na Estrada”, o maior programa de investimento em infraestrutura viária da história de Pernambuco. São R$ 5,1 bilhões para recuperar 5.580 quilômetros de estradas pavimentadas.
A iniciativa incluiu a restauração da PE-096, considerada uma das dez piores rodovias estaduais no ranking da CNT em 2022 e 2023. Atualmente, as obras de restauração seguem em andamento no trecho contemplado, que liga Barreiros a Palmares, com extensão de 49,4 quilômetros, na região da Mata Sul, contando com investimento de R$ 52 milhões.
Com relação às rodovias estaduais, sobre a PE-177, em Garanhuns, o DER-PE está elaborando o projeto de engenharia das obras de restauração da rodovia, no trecho que vai do entroncamento com a BR-104, em Quipapá, até o entroncamento com a BR-423, em Garanhuns, com extensão de 54 quilômetros. Enquanto isso, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) concluiu recentemente o projeto de restauração da PE-545, no trecho que vai do entroncamento com a PE-585, no Posto Serra, perto de Exú, até o entroncamento com a BR-316, em Ouricuri.
De acordo com a publicação do ranking da CNT em 2023, no ano de 2022, Pernambuco ocupava o 20º lugar em qualidade de rodovias brasileiras, realidade bem diferente após esse aporte que está sendo investido na requalificação de estradas estaduais e em trechos de rodovias federais por meio de convênio firmado com o DNIT.
Somente em rodovias federais serão investidos R$ 876,3 milhões, sendo 47,1% de recursos do Governo de Pernambuco, entre 14 projetos e obras, que contemplarão 519,1 Km de estradas, recursos aplicados em obras e projetos de engenharia.
As ações conjuntas contemplam as obras de triplicação da BR-232, no trecho que cruza o bairro do Curado entre o viaduto sobre a BR-101, município do Recife, até o entroncamento com a BR-408, em Jaboatão dos Guararapes, com extensão de 6,8 quilômetros e investimento de R$ 171,9 milhões. Para esta obra, já foram concluídas a pavimentação e a drenagem, e a conclusão de toda a obra está prevista para março de 2025.
Em outra via federal, a BR-104, o DER-PE está realizando a restauração e duplicação do trecho de 13,2 quilômetros, entre Pão de Açúcar e Toritama, no Agreste. Nesta iniciativa, o investimento é de R$ 122,8 milhões, recursos do Tesouro Estadual, com previsão de conclusão em março de 2025.
Por Nicolle Gomes - Diário de Pernambuco
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