terça-feira, 5 de novembro de 2024

AMUPE - SEMINÁRIO NOVOS GESTORES ABORDA SOLUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoverá o Seminário Novos Gestores. Com o tema “Gestão que Transforma”, o evento é voltado especialmente para os prefeitos e prefeitas escolhidos pela população nas eleições de 2024 para a legislatura 2025 - 2028. O Seminário acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, no Hotel Canários de Gravatá.

Mais do que um espaço de aprendizado técnico, o Seminário Novos Gestores também se configura como uma oportunidade para fomentar redes colaborativas, preparando os novos prefeitos para a realização de uma administração eficaz, voltada para o desenvolvimento socioeconômico de toda a população. Na tarde do dia 11, recém-eleitos participarão de painéis sobre finanças; responsabilidade na gestão pública; programas de habitação; e construção de parcerias estratégicas com o Governo Federal.

Às 14h00, no painel “Finanças Municipais” serão abordados temas como pacto federativo e autonomia dos municípios. O painel será conduzido pelo professor da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Grin; o consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Stranz; e o prefeito de Águas Belas e presidente do Consórcio dos Municípios Pernambucanos, Luiz Aroldo, que abordará a importância dos consórcios na redução dos custos das gestões. Na sequência, às 15h15, a equipe jurídica da Amupe, composta pelos advogados Vadson Almeida; João Batista e Marcos Alencar, conduzirão o painel “Gestão Responsável” tratando de temas como responsabilidade fiscal, gestão de pessoal, previdência e continuidade dos serviços públicos.

A partir das 16h30, uma equipe da presidência da Caixa Econômica Federal vai falar das principais novidades e esclarecer dúvidas referentes aos programas de habitação do banco federal. Encerrando a programação do primeiro dia, às 17h00, o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales, vai falar sobre a importância do fortalecimento das parcerias entre União e municípios.

SOBRE O SEMINÁRIO - O Seminário Novos Gestores é promovido pela Amupe desde o ano de 2012, tradicionalmente após a definição das eleições para prefeito no Estado de Pernambuco. Neste ano o evento contará com a participação de órgãos e entidades, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE) e diversas instituições parceiras como o Governo do Estado; Caixa Econômica; Banco do Brasil e Governo Federal. O evento contará ainda com a presença da Governadora Raquel Lyra.
SERVIÇO

Seminário Novos Gestores 2025: Gestão que Transforma
Quando: 11 e 12 de novembro
Local: Hotel Canários de Gravatá
Organização: Associação Municipalista de Pernambuco

Fotos: Divulgação/Amupe

RECONHECIMENTO - PREFEITURA DE ARARIPINA RECEBE SELO DE TRANSPARÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO


Nesta terça-feira (5), o município de Araripina foi reconhecido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por sua transparência na divulgação dos gastos relacionados aos festejos juninos deste ano. O prefeito Raimundo Pimentel participou da cerimônia de entrega do Selo Transparência Festejos Juninos 2024, realizada no auditório da Arena Pernambuco, e recebeu o certificado das mãos do presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Valdeci Pascoal.

A iniciativa, organizada em parceria com o TCE-PE e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), tem como objetivo incentivar os gestores públicos a manterem uma postura transparente em relação aos investimentos em eventos culturais, garantindo ao público o acesso às informações sobre contratações artísticas e valores aplicados.

Durante o evento, o prefeito Pimentel ressaltou a importância da transparência como compromisso de sua gestão: “Para nós, em Araripina, é uma honra receber esse reconhecimento do MPPE. Transparência e responsabilidade com o uso do dinheiro público são valores que pautam a nossa administração. Queremos que a população saiba onde cada real é investido, principalmente em momentos de celebração como os festejos juninos, que têm uma grande relevância cultural e econômica para nossa cidade.”

NOVEMBRO - IEL PE PROMOVE DOIS CURSOS NAS CIDADES DE ARARIPINA E OURICURI


O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) promoverá dois cursos na região do Araripe no mês de novembro: nos dias 22 e 23 na cidade de Ouricuri, o curso será sobre “Oratória e comunicação empresarial” e nos dias 29 e 30 na na cidade de Araripina, o tema será “Cobrança e recuperação de créditos”.

A capacitação sobre oratória e comunicação empresarial será realizada na sede da CDL Ouricuri com duração de 12h e destina-se a todos os profissionais e alunos que desejem aprender a falar com fluência em público e que querem conhecer técnicas para aprimorar sua oratória. As inscrições são feitas pelo link https://ielpe.org.br/capacitacao/curso-oratoria-e-comunicacao-empresarial-2/

Já a capacitação sobre cobrança e recuperação de créditos, será na própria unidade do IEL-PE e terá duração de 12h. Em um contexto econômico desafiador, muitas empresas enfrentam dificuldades com inadimplência e falta de pagamento por parte de clientes e parceiros comerciais. Diante desse cenário, um curso especializado se torna essencial para profissionais e organizações que buscam otimizar seus processos de recebimento e lidar eficientemente com situações de inadimplência. Para inscrever-se neste curso, os interessados devem acessar o link https://ielpe.org.br/capacitacao/curso-de-cobranca-e-recuperacao-de-creditos/

Os dois cursos presenciais estão com preços promocionais e vagas limitadas. Para maiores informações, o canal de atendimento via Whatsapp do IEL-PE está disponível através do número (81) 99164-9752.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

ARARIPINA - ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR-316 DEIXA UMA MULHER MORTA E OUTRA FERIDA


Uma mulher morreu e outra ficou ferida em um acidente de trânsito por volta das 18:00 de ontem segunda-feira 04/11, na BR-316, zona urbana de Araripina, imediações da entrada para a PE-615. As vítimas se deslocavam em uma moto quando, foram atingidas por outro veículo ainda não identificado, quando caíram na pista e uma delas identificada por Morenayde Alencar, de 29 anos, foto acima, faleceu no local, enquanto a outra, que não teve a identidade divulgada, foi socorrida pelo corpo de bombeiros para a UPA.
A PRF esteve no local e registrou a ocorrência, enquanto a polícia civil, através do Instituto de Criminalística, também estive no local e após perícia preliminar liberou o corpo do local. O caso foi registrado na DPC e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato. A vítima fatal era casada e deixa esposo e dois filhos.

Por Fredson Paiva

Fotos – Reprodução Internet

PETROLINA - ABERTAS 300 VAGAS PARA CASAMENTO COMUNITÁRIO GRATUITO


Começam nesta segunda-feira (4) as inscrições para o casamento comunitário 2024. São 300 vagas para casais que residem em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 13 de novembro e serão feitas mediante a entrega da documentação na Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Para fazer o cadastro não é necessário a presença das testemunhas.

Para os casais maiores de 18 anos é necessário apresentar a seguinte documentação: Certidão de Nascimento (original), folha resumo do Cadastro único (atualizada) e cópias do comprovante de endereço de Petrolina (no nome dos noivos ou dos pais); e do CPF e RG dos noivos e de duas testemunhas. Casais com idade a partir de 16 anos também podem se inscrever, desde que apresentem as cópias do RG e CPF dos pais.

Caso seja divorciado, além da documentação citada, é preciso apresentar também a Certidão de Casamento com a averbação do divórcio, cópia da sentença de divórcio e declaração onde esclarece se houve bens a partilhar ou termo de audiência que trate da partilha de bens.

Se um dos noivos for viúvo, é preciso apresentar também Certidão de casamento, cópia autenticada do óbito do (a) falecido (a) e cópia do inventário de bens do casamento anterior.


Serviço:
Inscrições: 04 a 13/11
Horário: 8h às 12h
Local: Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDHMA), Avenida Gilberto Freire, S/N°, Vila Mocó (em frente ao SESI).

Do G1/ Petrolina

SERTÃO DO PAJEÚ - MOSTRA DE CINEMA "SEMENTE" DIVULGA PROGRAMAÇÃO NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Em sua segunda edição Semente - Mostra Itinerante de Cinema Negro, acontecerá dias 04 e 05 de novembro na Comunidade do Leitão da Carapuça/Afogados da Ingazeira, dias 07 e 08 de novembro na Comunidade da Varzinha dos Quilombolas/Iguaracy e dias 25 e 26 de novembro na Comunidade Travessão do Caroá/Carnaíba.

Durante a mostra serão curtas metragens nacionais, dirigidos e/ou codirigidos por pessoas negras e indígenas. As comunidades ainda terão ações formativas e rodas de diálogo.

Além dos 9 filmes selecionados pela curadoria de Anna Andrade e Bruna Tavares, também integram a programação os filmes produzidos durante as oficinas de realização audiovisual, ministrada pela realizadora pernambucana Erlânia Nascimento, com estudantes da rede municipal e estadual, de escolas próximas às comunidades.

Tanto as oficinas quanto as atividades de exibição acontecem com apoio das associações das comunidades, potencializando os encontros e trocas para o fortalecimento da cadeia audiovisual no Pajeú. Tudo gratuito.

“Para essa edição pensamos numa programação que possibilite reflexões sobre futuros possíveis as comunidades negras, teremos muito dessa proposta nos filmes e nas atividades formativas. Claro, entendendo que para construir o futuro, precisamos conhecer o passado também. O Semente segue um caminho de fortalecimento da comunidade e amadurecimento das suas provocações.” Explica Rafaela de Albuquerque, produtora da Mostra.

Também compõe a programação encontros para trocas de saberes sobre produção cultural e com os mestres das comunidades. Em todas as paradas haverá apresentações culturais organizadas pelas próprias comunidades, uma oportunidade de troca, reconhecimento e renda para as atividades culturais locais.

A Semente - 2º Mostra Itinerante de Cinema Negro é uma realização da Pajeú Filmes, em parceria com a Sagaz Produções, apoio da Comissão Quilombola do Caroá, da Associação da Varzinha dos Quilombolas e da Associação Rural do Umbuzeiro e Leitão, e tem incentivo do Funcultura/ Fundarpe/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMENTE - MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA NEGRO

04/11 (segunda-feira)

19h - Exibição do Programa 1 (49’) - Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça/Afogados da Ingazeira

Causos de Domingos: o Corpo-Seco (MG, 2023) - João Pedro Theodoro - 8'

Mama - Africanos em São Paulo (SP, 2023) - Rafael Aquino - 17'

MA/GO (GO, 2024) - Lucas Montes Silva - 5'

Minha câmera é minha flecha (SP, 2023) - Natália Tupi - 19'


05/11 (terça-feira)

19h - Exibição do Programa 2 (60’) - Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça/Afogados da Ingazeira

Maré Braba (CE/BA, 2023) - Pâmela Peregrino - 7'

Rezadeira (PA, 2023) - Heric Ferreira, Diego Maia da Costa e Lucas da Conceição - 9'

Vidas do Rosário (MG, 2023) - Marcelo Lin - 15'

O céu não sabe o meu nome (BA, 2024) - Carol AÓ - 20'

Fala sincera (MG, 2023) - Yacewara Pataxó - 9'

20h - Apresentação cultural do Grupo de Coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça.


07/11 (quinta-feira)

17h - Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com Bruna Tavares - Associação da Varzinha dos Quilombolas.

19h - Exibição do Programa 1 (52’) - Comunidade Quilombola de Varzinha dos Quilombolas/Iguaracy

Fala sincera (MG, 2023) - Yacewara Pataxó - 9'

Mama - Africanos em São Paulo (SP, 2023) - Rafael Aquino - 17'

Maré Braba (CE/BA, 2023) - Pâmela Peregrino - 7'

Minha câmera é minha flecha (SP, 2023) - Natália Tupi - 19'


08/11 (sexta-feira)

19h - Exibição do Programa 2 (57) - Comunidade Quilombola de Varzinha dos Quilombolas/Iguaracy

Causos de Domingos: o Corpo-Seco (MG, 2023) - João Pedro Theodoro - 8'

O céu não sabe o meu nome (BA, 2024) - Carol AÓ - 20'

Rezadeira (PA, 2023) - Heric Ferreira, Diego Maia da Costa e Lucas da Conceição - 9'

Vidas do Rosário (MG, 2023) - Marcelo Lin - 15'

MA/GO (GO, 2024) - Lucas Montes Silva - 5'

20h - Apresentação cultural do Grupo de Coco da Varzinha dos Quilombolas.


25/11 (segunda-feira)

19h - Exibição do Programa 1 (63’) - Comunidade Quilombola Travessão do Caroá/Carnaíba

Causos de Domingos: o Corpo-Seco (MG, 2023) - João Pedro Theodoro - 8'

Rezadeira (PA, 2023) - Heric Ferreira, Diego Maia da Costa e Lucas da Conceição - 9'

O céu não sabe o meu nome (BA, 2024) - Carol AÓ - 20'

Mama - Africanos em São Paulo (SP, 2023) - Rafael Aquino - 17'

Fala sincera (MG, 2023) - Yacewara Pataxó - 9'


26/11 (terça-feira)

17h - Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, com Bruna Tavares - Associação da Varzinha dos Quilombolas.

19h - Exibição do Programa 2 (46) - Comunidade Quilombola Travessão do Caroá/Carnaíba

Maré Braba (CE/BA, 2023) - Pâmela Peregrino - 7'

MA/GO (GO, 2024) - Lucas Montes Silva - 5'

Vidas do Rosário (MG, 2023) - Marcelo Lin - 15'

Minha câmera é minha flecha (SP, 2023) - Natália Tupi - 19'

20h - Apresentação cultural do Grupo de Dança do Caroá.

ASSESSORIA DE IMPRENSA/ Leo Lemos Comunicação

TRINDADE - HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO A BALA NO BAIRRO DA COHAB-1


Um homem das iniciais U.P.S., idade não informada, residente na Rua-08 do Bairro da Cohab-1, zona urbana de Trindade, sofreu uma tentativa de homicídio à bala por volta de 01:40 da madrugada de sábado 02/10, na mesma rua que mora, por dois elementos não identificados que estavam em uma moto. Segundo a polícia militar que atendeu a ocorrência, a vítima foi socorrida até a UPA com perfurações no braço e peito.

Familiares informaram que a vítima estava em casa e saiu à pé sozinho na rua, quando ouviram vários disparos, em seguida a vítima chegou correndo à residência da mãe baleado sendo socorrido. Os familiares informaram também que viram uma motocicleta com dois ocupantes empreendendo fuga, mas não conseguiram identificar nem a moto e nem os ocupantes.

A vítima foi transferida para o Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri, escoltados por uma viatura da polícia militar, sendo o caso registrado na DPC local, onde um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.


Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Fredson Paiva

RECIFE - FEIRA INTERNACIONAL DE EMPREENDEDORISMO E FRANQUIAS ACONTECE NA PRÓXIMA QUINTA 07/11


No próximo dia 07 de novembro, das 9h às 20h, o Mar Hotel Convention, em Recife, será palco da Feira de Franquias Franchise B2B. O evento, que já passou por mais de 44 cidades brasileiras e 9 países, reúne diversas marcas e modelos de negócios dos setores de alimentação, moda, tecnologia e serviços.
Oportunidade para empreendedores e ação social

A feira oferece uma chance única para quem busca investir em uma franquia e conhecer as principais tendências do mercado. Além disso, a iniciativa promove a solidariedade: para participar, os visitantes devem doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à campanha de Natal da Legião da Boa Vontade. A campanha visa arrecadar 40 mil cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país.
Empreenda e faça a diferença
A Feira de Franquias Franchise B2B é uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar um negócio próprio e ao mesmo tempo contribuir para uma causa social.

Serviço:

Feira de Franquias FranchiseB2B, Recife 2024
Data: 07/11/2024 (quinta-feira)
Horário: 9h às 20h
Local: Mar Hotel Convention – Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem – Recife/PE
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL ITINERANTE ENTREGA EQUIPAMENTO DE RESGATE DE ABELHAS AO CORPO DE BOMBEIROS


Na última sexta-feira do mês de outubro (25/10) a Patrulha Ambiental na pessoa do seu diretor, o agente ambiental Marquel Jacob, esteve no 5º Grupamento de Bombeiros em Araripina – PE, para entregar um equipamento de resgate de abelhas para ser usado na cidade de Araripina.
O equipamento é resultado de um curso que aconteceu na sede da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, no dia 31 de julho de 2024, pelo Secretário de Agricultura da cidade de Arco Verde -PE, Jaques Gomes da Silva e o Cabo BM José Sotero, onde estiveram participando do curso, vários profissionais de diversas instituições de Araripina e região, como a ONG Chapada, Brigada de Incêndio do Araripe, Associação de Apicultores, ONG Patrulha Ambiental, Agência Municipal de Meio Ambiente de Araripina e uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Araripina.

Na ocasião foi entregue, 01 aspirador de pó da marca Agapó, 01 tambor para armazenamento das abelhas e 01 mangote (mangueira) para complementar a estrutura do equipamento.
O oficial dos Bombeiros, o 2º Tenente, Luiz Augusto de Barros, esteve presente para o ato da entrega e agradeceu a iniciativa da ONG na contribuição com os trabalhos da instituição militar na cidade, como também, o fortalecimento de parcerias com agentes locais. A Patrulha Ambiental está sempre presente na relação homem meio ambiente, buscando o equilíbrio entre o econômico, social e ambiental, o tripé da sustentabilidade.

Fonte/ Fotos: Patrulha Ambiental

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

ENEM 2024 - SAIBA QUANDO SERÁ DIVULGADO O GABARITO OFICIAL DA PROVA


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, cuja aplicação foi iniciada neste domingo, 3, será divulgado no dia 20 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.

A divulgação do gabarito oficial será feita exclusivamente na página do Enem no portal do Inep. Vale lembrar que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota na avaliação.

Leia também




Isso acontece porque o Inep utiliza um método específico para o cálculo da nota, que atribui pesos diferentes para cada questão do exame, a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A divulgação das notas individuais dos alunos é prevista para 13 de janeiro de 2025.

Neste domingo, os candidatos fizeram as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo, 10, os estudantes encaram as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Fonte - Estadão Conteúdo

NOVEMBRO AZUL - A IMPORTÂNCIA DE UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


Com o “Novembro Azul”, cresce o alerta para a saúde masculina, especialmente para o câncer de próstata, que representa o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Estimativas mostram que um em cada seis homens terá a doença ao longo da vida, sendo o diagnóstico precoce e a adoção de um estilo de vida saudável essencial para reduzir riscos. Mais do que um mês de conscientização, “Novembro Azul” incentiva homens de todas as idades a investirem em sua saúde.

Prevenção começa com mudança

Estudos demonstram que o câncer de próstata está ligado a uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida. Embora a idade e o histórico familiar sejam fatores de risco incontroláveis, um novo estilo de vida faz diferença na prevenção e evolução da doença. A adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, manutenção de um peso saudável, redução do consumo de álcool e o abandono do tabagismo, ajuda a diminuir o risco e melhorar a qualidade

Alimentação

Uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras boas é essencial para a saúde da próstata. Alimentos ricos em antioxidantes, como tomate (fontes de licopeno), brócolis e castanhas, são recomendados para a proteção das células. Evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas e alimentos processados também ajuda a manter o peso controlado, o que é importante, pois a obesidade tem sido associada ao aumento do risco de câncer de próstata.

Exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos é outro pilar da prevenção. A Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada por semana. Caminhadas, corridas, ciclismo e musculação são opções benéficas para manter o corpo em forma e saudável. Estudos mostram que homens que praticam atividades físicas regularmente apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata.

O impacto de diminuir o consumo de álcool e acabar com o tabagismo
O consumo excessivo de álcool e o tabagismo estão associados a vários problemas de saúde, incluindo câncer de próstata. Diminuir ou eliminar o consumo de álcool e abandonar o tabagismo são medidas essenciais para reduzir inflamações e estresses oxidativos no corpo, fatores que favorecem ao câncer.

Estilo de vida

A conscientização sobre o câncer de próstata e os fatores de risco é essencial, mas as mudanças de hábitos podem ser um desafio para muitos. Por isso, o apoio de profissionais de saúde, como nutricionistas e preparadores físicos, é importante para o planejamento de uma rotina saudável e sustentável. A consulta regular com um médico também é fundamental para o monitoramento da saúde e a realização de exames de rastreamento. O “Novembro Azul” é um convite para que os homens reavaliem suas rotinas e cuidem da saúde com mais atenção. Investir em um estilo de vida saudável é investir em qualidade de vida e longevidade. Neste mês de conscientização, que o cuidado com a saúde se torne uma prioridade e que a prevenção seja vista como um compromisso para a vida toda.

Pelo médico Rafael Coelho

FIM DA GOTINHA - VACINA INJETÁVEL DA PÓLIO SUBSTITUI A ORAL EM TODO O PAÍS


Como anunciado pelo Ministério da Saúde em setembro, a pasta vai substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP, a partir desta segunda-feira (4).

Segundo o Ministério, a decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. A atualização da VIP já acontece em países como Estados Unidos e nações europeias.

Leia também




O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A Vacina Oral Poliomielite (VOP), também chamada de gotinha ou vacina Sabin, por ter sido desenvolvida pelo microbiologista Albert Sabin na década de 1950, é a mais utilizada contra o vírus. Pela facilidade de aplicação, o imunizante conseguiu atingir altas coberturas pelo mundo, eliminando o vírus de diversos países.

No Brasil, o imunizante oral contra a pólio foi um marco. Além de ter dado origem ao famoso Zé Gotinha, que se tornou o símbolo das Campanhas de Vacinação, o imunizante foi o grande responsável por tornar o Brasil livre da doença que causa a paralisia infantil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1975, antes da vacinação generalizada, quase 6 mil crianças ficaram paralisadas nas Américas, em razão da poliomielite. O último caso de pólio foi registrado o no país em 1989 e desde 1994 o Brasil está oficialmente livre da doença.

A partir de segunda, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:

2 meses – 1ª dose

4 meses – 2ª dose

6 meses – 3ª dose

15 meses – dose de reforço

Segundo o Ministério, o Brasil está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977.

O Brasil tem se destacado positivamente no avanço das coberturas vacinais, mesmo após enfrentar declínios desde o ano de 2016. E a vacinação contra a poliomielite no país é uma das causas do resultado positivo. Em 2023, a cobertura vacinal para poliomielite alcançou 86,55%, ante os 77,20% em 2022.


Graças ao sucesso das campanhas de vacinação, atualmente, o vírus selvagem da pólio circula apenas em dois países: Afeganistão e Paquistão. Portanto, casos de poliomielite causada pelo vírus selvagem são raros.

Sintomas e prevenção

A pólio é contagiosa podendo infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. As consequências da poliomielite normalmente correspondem a sequelas motoras e não há cura. Os principais efeitos da doença são ausência ou diminuição de força muscular no membro afetado e dores nas articulações.

Embora ocorra com maior frequência em crianças, a poliomielite também pode contaminar adultos que não foram imunizados. Por isso, é fundamental ficar atento às medidas preventivas, como lavar sempre bem as mãos, ter cuidado com o preparo dos alimentos e beber água tratada.

Fonte - Agência O Globo

domingo, 3 de novembro de 2024

ECONOMIA - BANCOS DEVOLVEM AO INSS QUASE R$ 8 BILHÕES EM BENEFÍCIOS NÃO SACADOS


Entre janeiro de 2023 e setembro deste ano, os bancos devolveram ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mais de R$ 7,88 bilhões relativos a benefícios que os segurados deixaram de sacar no prazo legal.

Do total, pouco mais de R$ 4,947 bilhões foram restituídos ao longo do ano passado. Já entre janeiro e setembro deste ano, o montante estornado superou R$ 2,938 bilhões.

A legislação determina que, se o segurado não sacar o valor depositado pelo INSS em até 60 dias, o banco deve devolvê-lo integralmente ao Instituto. A medida se aplica apenas a quem usa o cartão magnético do órgão para movimentar o benefício recebido.

Segundo o Instituto, o objetivo é evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraude, como o saque, por terceiros, do benefício de segurados que já faleceram. Além disso, por precaução, sempre que a quantia depositada é devolvida por falta de movimentação, o INSS suspende futuros pagamentos ao beneficiário.

Ainda de acordo com o INSS, o beneficiário pode pedir a regularização de sua situação e a posterior liberação dos recursos a que tem direito. De forma que o Instituto poderá voltar a liberar ao menos parte dos R$ 7,88 bi para segurados que, no segundo momento, conseguiram provar fazer jus ao benefício.

Indagado pela Agência Brasil, o INSS respondeu que, até essa quinta-feira (31), ainda não havia calculado o número de segurados cujos benefícios foram devolvidos, a partir de janeiro de 2023, por falta de movimentação. Nem quantos deles regularizaram suas situações. O INSS também não soube informar a cifra final devolvida ao Tesouro Nacional no mesmo período de 21 meses.

“É difícil estimar. Muitos benefícios podem ter sido suspensos por não terem sido sacados [dentro do prazo legal] e restabelecidos em seguida. [Nestes casos] os pagamentos são feitos por complemento positivo e não temos ferramenta gerencial que mensure quantos deles vieram de um restabelecimento, bem como seus respectivos valores”, explicou a assessoria do órgão, referindo-se a uma das modalidades de pagamento que o instituto adota para corrigir ou complementar valores já liberados aos segurados.

“Isso não é incomum”, assegurou o advogado Mauro Hauschild. Especialista em direito previdenciário, ele presidiu o INSS entre 2011 e 2012. “Até porque, esses recursos devolvidos pelos bancos voltam para uma espécie de conta única, o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, no qual o governo coloca dinheiro todos os meses a fim de pagar os benefícios, já que a arrecadação é menor que a despesa.”

Segundo Hauschild, um segurado pode deixar de sacar seu benefício por vários motivos. “Ele pode ter falecido e a quantia continuar sendo depositada porque o óbito demorou a ser notificado. Ou a pessoa deixou de atender aos requisitos para receber o pagamento, como, por exemplo, voltou a trabalhar com vínculo formal. Enfim, são várias situações.”

Para o advogado, considerando que o INSS movimenta, mensalmente, dezenas de bilhões de reais para pagar aposentadorias, pensões, auxílios previdenciários e benefícios assistenciais, os R$ 7,88 bilhões devolvidos pelos bancos desde janeiro do ano passado é um valor admissível.

“É um baita número, um valor alto, mas quando pegamos a gama de valores pagos pelo instituto, não é algo assim tão fora da curva, inesperado. É até compreensível, já que o Instituto atende a milhões de segurados. Basta um percentual pequeno de situações [em que o segurado deixa de movimentar a conta] para que os valores se acumulem mês a mês, rapidamente”, ponderou Hauschild.

Para regularizar sua situação, o beneficiário deve ligar para 135 (opções 6 e1), a Central de Atendimento do Ministério da Previdência. Também é possível acessar o Meu INSS e solicitar o pagamento dos benefícios não recebidos. Além disso, o instituto orienta os segurados a sempre observarem as datas dos depósitos e os prazos para sacar seus benefícios.

Fonte - Agência Brasil

sábado, 2 de novembro de 2024

REDE PÚBLICA ESTADUAL - PERNAMBUCO VENCE PRÊMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO COM FERRAMENTA QUE MAPEIA O DESEMPENHO ESCOLAR


Uma iniciativa desenvolvida pelo Governo de Pernambuco para mapear o desempenho escolar dos estudantes da rede pública estadual venceu, na quinta-feira (31), o 28º Concurso Inovação no Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no voto popular e júri técnico. A ferramenta, denominada Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação (Power RETRE), foi criada pelo Núcleo de Gestão para Resultados da Educação da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

O Power RETRE, que já está sendo utilizado em praticamente toda a rede de ensino do Estado, consegue identificar estudantes que têm maior tendência à reprovação. Com isso, gestores e professores podem agir de maneira mais assertiva junto aos alunos ao longo do ano letivo, evitando, assim, a reprovação.

“Ter boas escolas, com merenda, material escolar e fardamento de qualidade são uma grande preocupação do nosso governo, mas não as únicas. Queremos que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento pedagógico e o Power RETRE tem se mostrado um excelente aliado para alcançarmos esse objetivo. Os troféus que recebemos hoje são o reconhecimento do excelente trabalho que os nossos servidores têm realizado em benefício dos jovens pernambucanos”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Uma equipe da Seplag esteve em Brasília nesta quinta para receber a premiação. “Apesar de existir há um tempo, foi na atual gestão que o Power RETRE ganhou nova cara, pois agregamos informações sociais a ele, como dados de cor, sexo e área onde o estudante vive, por exemplo. Antes não havia esses recortes, mas com essas informações estratificadas conseguimos ser mais assertivos na abordagem a esses alunos. É uma iniciativa inovadora do Governo de Pernambuco que já tem ajudado muito na melhoria da qualidade da nossa educação pública”, explicou Eduardo Nascimento, gerente-geral de Gestão para Resultados da Educação da Seplag.

O Concurso - Criado pela Enap em 1996, o Concurso Inovação no Setor Público tem o objetivo de estimular a cultura da inovação no serviço público. Em 28 anos, já premiou mais de 449 iniciativas. Em 2024, mais de 600 iniciativas de todo o Brasil foram inscritas.

Foto: Newton Cerezini/Seplag-PE

ACUMULOU DE NOVO - NENHUMA APOSTA ACERTA A MEGA-SENA E PRÊMIO VAI A R$ 127 MILHÕES


As seis dezenas do concurso 2.792 foram sorteadas na noite desta sexta-feira (1º) no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 127 milhões.

Os números sorteados são os seguintes: 16 – 22 – 33 - 34 – 49 – 59.

A quina teve 119 apostas ganhadoras e cada uma vai receber R$ 68.004,21. Já a quadra registrou 10.706 ganhadores, com prêmio de R$ 1.079,83 para cada.

O concurso 2.793 será realizado na terça-feira (5). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

ARARIPINA - FIEPE DO ARARIPE PROMOVE O DIA SEM IMPOSTO PARA ESCLARECER SOBRE A CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA


A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) promoveu ontem (31) a 7ª edição do Dia Sem Imposto com o objetivo de debater e conscientizar sobre a elevada carga tributária brasileira, que é um dos principais fatores apontados por toda a sociedade como impedimento do crescimento das empresas.

Em Araripina, o evento teve a exposição de diversos produtos apresentando o percentual de sua carga tributária, o preço com impostos e o preço que seria pago pelo consumidor final, caso não tivesse a incidência dos impostos.
Alguns dos produtos expostos, foram, por exemplo, o açúcar 29,47%, fralda descartável cujo imposto é 27,25%, sandálias com 31,09%, console de videogame 51,46%, água mineral 22,49%, sabão em pó 30%, entre outros. Outro exemplo demonstrado no Dia Sem Imposto foi um veículo zero quilômetro, cuja carga tributária é de de 42,37%, ou seja, o seu preço atual custa R$ 196.250,00 e, caso não houvesse a incidência dos impostos, seria vendido ao consumidor final por R$ 83.151,12 – uma economia real de R$ 113.098,88.

Durante o evento, também houve a palestra da professora e economista Talinny Lacerda que abordou a temática do impacto da tributação nos preços dos produtos. O diretor regional da FIEPE no Araripe, Fábio Monteiro, fez a abertura do evento e destacou a importância da conscientização a respeito dos impostos e tributos que todos nós pagamos diariamente. “Os impostos fazem parte da nossa vida financeira em todos os momentos seja como consumidores ou empresários. Por isto, esta iniciativa da FIEPE em esclarecer o tamanho da carga tributária, desde os produtos do supermercado até a aquisição de um veículo nos mostra o quanto podemos avançar na redução dos impostos que, por consequência, trazem mais ganhos financeiros para as famílias e empresas”, destacou.
O Dia Sem Imposto foi realizado pela FIEPE e pela FIEPE Jovem com o apoio do SEBRAE, CNI, Sindicatos filiados, da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) e, principalmente, por parceiros que contribuíram com a exposição dos produtos: Ararivel; Sorvetes Qbombom; Villa Padaria; Areca Calçados; SM Gesso; Gesso Trevo; Água Sertões; Sesi, Senai e IEL D & L Confecções; Cézia Santos Cosméticos; Mercado e Depósito São Francisco; Gás Alaiane; Bouganville Lingerie; Aliança Drogaria e Perfumaria e Maná Alimentos.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

CÂMARA DE VEREADORES - IRMÃ LUIZA MOTA RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃ DE ARARIPINA


A diretora do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP) e do Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), irmã Luiza Mota recebeu na noite desta quarta-feira (30) o honroso título de Cidadã Araripinense concedido pela Câmara de Vereadores através da indicação do vereador João Dias. A solenidade de entrega da honraria, homenageou 19 cidadãs e cidadãos que, embora não nascidos em Araripina, contribuem com o desenvolvimento da cidade em diversas áreas.

Maria Luiza Mota da Silva é natural de Aracaju – SE, nascida em 13 de dezembro de 1971. Ela é a quinta filha de um total de nove do casal João Vieira da Silva e Maria José da Mota Silva. Foi batizada no dia 02 de janeiro de 1972, fez a Primeira Eucaristia aos 8 anos e aos 16, a crisma. Após a Primeira Eucaristia participou do grupo Movimento Eucarístico Jovens (MEJ) e após a crisma, ensinou a catequese e foi coordenadora do grupo da Legião de Maria juvenil onde fez o acompanhamento vocacional com as Irmãs Medianeiras da Paz.

Estudou em escolas públicas do bairro onde morou. Cursou Administração de Empresas na Faculdade Euclides da Cunha na cidade de Jequié –BA, pós-graduação em Gestão Hospitalar na faculdade São Camilo na Bahia, especialização em Gestão de Saúde, Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria na Universidade Regional do Cariri (URCA) no Crato.

VIDA RELIGIOSA
Irmã Luiza Mota começou o acompanhamento vocacional com as Irmãs Medianeiras da Paz no ano de 1988. Ingressou na Congregação das Irmãs Medianeiras da Paz aos 17 anos no dia 12 de fevereiro de 1989. Fez o Aspirantado nos anos de 1989 a 1990 em Aracaju e Postulantado no ano de 1991 em Salvador. Fez o Noviciado de 1992 e 1993 em Salvador. Os Primeiros Votos no dia 26 de janeiro de 1994 na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora no bairro Pau da Lima em Salvador. Sua consagração definitiva foi no dia 06 de julho de 2002 na Igreja São José Operário em Aracaju no bairro onde cresceu e viveu a caminhada de fé.

Após os primeiros votos foi enviada para a Diocese de Petrolina e permaneceu por 3 anos (1994 a 1997) onde trabalhou nas missões com Dom Paulo, na Pastoral da Criança com o projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos. Morou na Casa Geral em Salvador nos anos de 1998 a 2000 no acompanhamento aos grupos e pastorais da paroquia Santa Monica no bairro IAPI.

Assumiu a coordenação da Casa de Encontro em Lauro de Freitas-BA nos anos de 2001 a 2002. Transferida para a cidade de Jequié-BA para coordenar a Pastoral da Criança acompanhando 25 paróquias, 1.200 líderes que acompanham as famílias, 11 mil crianças e 9 mil famílias no ano de 2003 a 2010.

Nos anos de 2011 a 2013 retorna a Casa Geral em Salvador para assumir a tesouraria da Congregação e ainda acompanhou ou grupos e movimentos e de forma mais direta, os jovens da paroquia em que a Casa Geral está localizada. Em 2014 é transferida para Araripina para assumir a direção do Hospital e Maternidade Santa Maria e da comunidade de Irmãs.

“É com imensa gratidão que expresso meus sinceros agradecimentos pelo título de Cidadã Araripinense que me foi concedido através do Decreto Legislativo n° 001/2021. Receber essa honraria é uma grande honra e um reconhecimento que valorizo profundamente. Agradeço pelo reconhecimento e pela confiança em meu trabalho. Este título não é apenas uma conquista pessoal, mas uma motivação para continuar contribuindo com a nossa querida Araripina. Estou comprometida em honrar este título e em trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento da nossa comunidade. A minha gratidão”, destacou irmã Luiza Mota em seu discurso de agradecimento.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

MOREILÂNDIA - POLÍCIA CIVIL APREENDE MENOR QUE MATOU HOMEM E FERIU OUTRO A FACADAS NO CENTRO


Um adolescente de 17 anos foi apreendido na quinta-feira 31/10, em flagrante delito, por assassinar Cícero Antônio Feitosa, de 31 anos e deixar ferido Pedro Gabriel Gregório Bezerra, de 17 anos, em Moreilândia, no Sertão do Araripe. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, o adolescente, que teve a identidade preservada, foi localizado após buscas que incluíram a coleta de depoimentos de testemunhas, análise de imagens de câmeras de segurança e a realização de perícias no local do crime.

O crime

O homicídio ocorreu na madrugada da quinta-feira (31), em uma praça pública, no Centro de Moreilândia, motivado por ciúmes. Os envolvidos estavam ingerindo bebidas alcoólicas, quando houve um desentendimento entre o adolescente e algumas mulheres. As vítimas, Cícero Antônio Feitosa, de 31 anos e Pedro Gabriel Gregório Bezerra, de 17 anos, intervieram. Após a confusão, o adolescente se retirou do local e depois retornou, desferindo golpes de faca em Cícero Antônio, que morreu no local. Já Pedro Gabriel teve lesões graves e conseguiu buscar atendimento médico.

Esse foi o 1º homicídio do mês de outubro em Moreilândia, e o 5º também de outubro na Região do Araripe, esse também foi 2º homicídio do ano em Moreilândia, e com esse crime já são 49 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Fonte/ G1 Petrolina/ Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC

Foto – Fredson Paiva