A governadora e a vice acompanharam a celebração religiosa a cavalo, ao lado de centenas de vaqueiros que anualmente prestigiam o evento. “A Missa do Vaqueiro demonstra a força da mulher e do homem do Sertão. É muito bom estar presente nesse evento por mais um ano, para celebrar a cultura e religiosidade do nosso povo. E o Governo do Estado está apoiando tanto a Associação Padre João Câncio quanto a Prefeitura de Serrita na realização dessa festa que contribui para a manutenção e perpetuação da cultura da região e também incentiva a geração de emprego e renda”, destacou Raquel Lyra.
Considerada Patrimônio Imaterial de Pernambuco pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Missa do Vaqueiro é realizada desde 1971 e foi idealizada por João Câncio, conhecido como o “padre vaqueiro”, por usar chapéu, gibão e frequentar vaquejadas. O ritual religioso faz homenagem a Raimundo Jacó, um vaqueiro que foi encontrado morto em 1954, no meio da caatinga, e que nunca teve seu assassino descoberto. A história foi cantada na música A Morte do Vaqueiro, por Luiz Gonzaga, que era primo de Jacó.
Ato de fé do povo sertanejo, a missa passou a fazer parte do calendário de eventos culturais e religiosos do Estado e reúne vaqueiros de várias cidades do Sertão pernambucano e de outras estados do Nordeste. “Raimundo Jacó representa um símbolo de todos aqueles vaqueiros que já foram injustiçados. Há mais de 50 anos, todos os anos eu venho de Salgueiro para acompanhar essa celebração, que é um marco para todo sertanejo”, afirmou o vaqueiro e artesão Irineu do Mestre, de 58 anos.
Ao final da missa, a chefe do Executivo estadual e a sua vice participaram da entrega de dois títulos da Câmara de Vereadores de Serrita ao cantor Flávio Leandro e à aposentada Nadir Ribeiro, os tornando cidadãos da cidade em gratidão a sua contribuição na organização da festa.
Estiveram presentes no evento a deputada estadual Socorro Pimentel e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva