quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

OURICURI E ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE PRISÕE E BUSCA E APREENSÕES EM INVESTIGAÇÕES DE HOMICÍDIOS


Durante a manhã de ontem, terça-feira 30/01, em ação coordenada pelo Delegado Seccional de Araripina, Dr. George Dantas Saraiva, Policiais Civis da 24ª DPH e da 201ª Circunscrição de Ouricuri-PE, deram cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, sendo um em Araripina e outro em Ouricuri.

Segundo a polícia os expedientes foram expedidos no âmbito de dois homicídios em investigação na 24ª DPH de Araripina. Durante as diligências foram apreendidos 02 (duas) armas de fogo - dois revólveres calibre 38 e um aparelho celular.

Segundo Dr. George Dantas Saraiva, as investigações continuam em torno dos casos e essa é mais uma ação da PCPE no Sertão do Araripe que tem por objetivo reprimir a prática de crimes violentos letais intencionais - CVLI's.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

ARARIPINA - HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA MARIA REALIZA CIRURGIAS INÉDITAS POR VIDEOLAPAROSCOPIA ATRAVÉS DO PROGRAMA CUIDA PE


A interiorização dos serviços de saúde através Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde continuam trazendo grandes novidades para o Sertão do Araripe. Desta vez, por meio do programa Cuida PE, foram realizadas, de maneira inédita na região, as primeiras cirurgias de videolaparoscopia no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina.

Os procedimentos cirúrgicos foram realizados no último domingo (28/01), em pacientes que sofriam cronicamente com cálculo na vesícula biliar. A cirurgia por vídeo tem uma série de vantagens, pois é uma técnica minimamente invasiva. Com ela, o paciente retorna mais rápido às suas atividades no pós-operatório, sente menos dores pós-operatórias, tem uma menor perda sanguínea, menor tempo de internação, menos riscos de infecções, portanto sendo muito segura e eficaz. Além disso, possui o benefício estético, por deixar cicatrizes muito pequenas.

“A implantação deste tipo procedimento no sertão será um importante instrumento para descentralização de cirurgias, aliado ao uso de tecnologias em saúde para o benefício da população. Conseguiremos avançar e cumprindo um dos nossos principais propósitos de interiorizar a assistência em saúde”, destaca a secretaria estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
A equipe que realizou as cirurgias foi liderada pelo médico Elcias Villarino e contou ainda com a atuação do médico Daniel Italiano e do anestesista José Carlos Santos, além da formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para a diretora do Hospital e Maternidade Santa Maria, Irmã Fatima Alencar, a realização das primeiras cirurgias por vídeo no SUS no Araripe representam mais um grande avanço na saúde pública da região. “Foram realizados os mesmos procedimentos feitos em grandes centros do Brasil com segurança e qualidade. Acreditamos que a grande benção é o fato dos pacientes terem acesso mais perto da sua casa a esses serviços, evitando o descolamento para outras cidades em busca de tratamento cirúrgico”, afirmou.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

SERTÃO DO ARARIPE - PANORAMA INDUSTRIAL APONTA PESSIMISMO NO TERCEIRO TRIMESTRE 2023


Em levantamento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a 3ª edição do Panorama Industrial do Sertão do Araripina aponta que indicadores ainda estão abaixo dos 50 pontos, indicando um cenário de pessimismo entre as indústrias da região, durante o terceiro trimestre de 2023. Trata-se de pesquisa primária, com aplicação de questionários para empresas dos diversos ramos industriais do Araripe.

O índice que mede o volume de produção ficou em 41,1 pontos, um avanço de 7,7 em relação ao trimestre passado, mas que, ainda assim, indica queda na produção industrial. O movimento também acontece na evolução do número de empregados, que atingiu 42,7 pontos, apontando que não houve aumento no número de empregados neste trimestre.

Com relação às condições financeiras das indústrias da região, o Panorama revela que os empresários não estão satisfeitos com suas condições financeiras e nem com sua margem de lucro e o acesso a crédito permanece sendo uma grande dificuldade da região. Dentre os principais problemas enfrentados pelo setor, destacam-se a competição desleal, a elevada carga tributária e a inadimplência com os clientes.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

ARARIPINA - HOMEM QUE TENTOU MATAR OUTRO NO SÍTIO SANTA ROSA É PRESO EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL


Por volta das 05:50 da manhã de ontem, segunda-feira 29/01, sob a coordenação e determinação do Delegado Secional Dr. George Dantas Saraiva e do Delegado Municipal Dr. Francisco Waldo Menezes Saraiva, a Equipe da Divisão de Capturas Malhas da Lei da PCPE/24ª DESEC e Policiais Civis da 200ª Circunscrição, e do Plantão, após a coleta detalhada de informações e realização de diligências, deram cumprimento ao mandado de Prisão Preventiva em desfavor do acusado A.V.S.F., conhecido por BOQUITA, de 26 anos.

Segundo a polícia o mesmo é acusado da prática de um Homicídio Tentado Qualificado contra a vítima M.S.O., conforme o processo criminal N° 0002266-72.2023. 8. 17.2210, fato ocorrido no Sítio Santa Rosa, zona rural de Araripina no dia 29/04/2023, às 21:00 horas, de acordo com o B.O.E. N° 23E0290001441. O mandado de Prisão Preventiva foi expedido pelo Dr. Eugênio Jacinto Oliveira Filho, Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Araripina-PE.

O Foragido da Justiça e agora capturado A.V.S.F., foi apresentado à autoridade Policial de Plantão, sendo posto na cela da Delegacia, onde aguardou pela realização da audiência de Custódia e logo em seguida foi recolhido na Cadeia Pública de Araripina-PE, onde ficará à disposição da justiça desta Comarca. Segundo o Dr. George Dantas Saraiva, Delegado Seccional e Gestor da 24ª DESEC, essa foi mais uma ação de Captura exitosa da Divisão de Capturas Malhas da Lei e de Policiais Civis da 200ª Circunscrição de Araripina.

Por Fredson Paiva

Fonte - Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

Foto - Fredson Paiva

JUNTOS PELA SEGURANÇA - GOVERNO DE PERNAMBUCO FAZ REUNIÃO DE MONITORAMENTO COM NOVOS COMANDANTES DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL


A governadora Raquel Lyra liderou, nesta segunda-feira (29), reunião sobre o Juntos pela Segurança com a participação da vice-governadora Priscila Krause, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os novos gestores das operativas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, e o chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite. O encontro discutiu metas e ações para garantir um fortalecimento nas forças operacionais de Pernambuco e reduzir índices de criminalidade, além do que está planejado para o período do Carnaval.

“Fizemos mais uma reunião do Juntos pela Segurança, trabalhando não só a segurança para o nosso carnaval, mas o combate à criminalidade no nosso Estado. Também tratamos sobre concursos públicos para a área a fim de garantir que a nossa população possa ter mais paz. Esse é um trabalho incansável do nosso governo, toda a nossa energia aqui é para permitir que Pernambuco seja um Estado de mais paz”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Entre as pautas, discutiu-se o andamento dos concursos para as operativas - ontem ocorreram as provas para o certame da Polícia Militar - e o planejamento para o Carnaval, por exemplo. As ações para os festejos carnavalescos em Pernambuco serão detalhadas pela Secretaria de Defesa Social nesta terça-feira (30) em entrevista coletiva. A pasta irá apresentar à imprensa os principais pontos de ação que serão realizados no âmbito da segurança pública, como o efetivo, os trabalhos nos polos festivos, o monitoramento policial e a utilização de tecnologia.

Estiveram presentes também na reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Ana Maraíza (Administração), que compõem o Juntos, além de outros gestores da área de segurança do Estado.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

"ACABA JANEIRO" - POR QUE O PRIMEIRO MÊS DO ANO PARECE TÃO LONGO?


É uma piada corrente nas redes sociais que janeiro parece durar muito mais do que seus 31 dias corridos, com as pessoas brincando que é de longe o mês mais longo do ano — apesar de ter o mesmo número de dias que seis outros meses. Agora, os psicólogos estão explicando por que o primeiro mês do ano parece durar muito mais que os demais.

Em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail, as psicólogas clínicas Chloe Carmichael e Pauline Wallin apontam 4 razões pelas quais janeiro parece se arrastar: a tristeza pós-festas; preocupações financeiras; o retorno às rotinas; e pressões das promessas de Ano Novo. Elas também dão dicas de o que fazer para aguentar os últimos dias de janeiro (e os demais do ano).

Queda de dopamina

Segundo Carmichael, pode haver uma queda na produção de hormônios responsáveis pelo humor e pela felicidade depois que as festas de fim de ano passam. A grande socialização, o espírito festivo e a troca de presentes geram uma verdadeira onda de dopamina no cérebro. Mas, ao longo de janeiro, a quantidade desse neurotransmissor cai bruscamente.

A dopamina é um hormônio que atua em áreas do cérebro responsáveis pelo prazer, satisfação e motivação. Também influencia o humor, o sono, a memória, o aprendizado e a concentração. No entanto, quando os níveis caem em janeiro, pode causar fadiga, alterações de humor e depressão.

Gastos elevados
As festas de fim de ano acabam gerando gastos que muitas vezes perduram para o ano seguinte. Ceias, presentes para família e amigos, roupas novas para as celebrações nem sempre cabem no orçamento de dezembro.

Leia também



Assim, as contas que chegam em janeiro jogam um balde de água fria nas celebrações que acabaram de passar. Além disso, ainda há os gastos comuns de todo início de ano: IPTU, IPVA, despesas escolares etc.

"Muitas pessoas podem ter gastado demais, o que pode prejudicar nossa sensação de bem-estar", comenta Carmichael.

Não à toa, é comum ver nas redes sociais pessoas brincando que querem que janeiro acabe, pois precisam de seus salários.

Retorno à rotina

Muitos locais de trabalho flexibilizam os horários nas semanas de Natal e Ano Novo — ou até mesmo dão férias coletivas aos seus funcionários. Mas, quando chega janeiro, muitas pessoas precisam voltar à rotina de trabalho em horário comercial, além de outras obrigações diárias, como as tarefas domésticas.

De acordo com Wallin, voltar à rotina, especialmente para pessoas que estavam insatisfeitas com a sua antes de janeiro, fará com que os dias pareçam mais longos, prolongando o mês.

Promessas de fim de ano

As promessas e objetivos de Ano Novo que você se comprometeu a seguir nos próximos 12 meses pode, na verdade, estar tendo um efeito negativo na sua saúde física e mental, o que afeta a sensação de janeiro prolongado. A sensação de que os dias estão passando e que você ainda não começou a colocar em prática aquilo que prometeu gera uma "pressão extra" sobre as pessoas".

Estar desconfortável com alguma situação afeta nossa capacidade de percepção de tempo.

"Há muitos fatores que afetam a nossa percepção do tempo, mas em geral, quando estamos com desconforto ou dor, entediados ou ansiosos, estamos prestando mais atenção ao nosso desconforto e em quanto tempo ele dura", explica Wallin.

O que fazer

Para combater isso, as psicólogas deram algumas dicas, como:

Dormir o suficiente, pois você pode ficar exausto com o retorno das suas atividades;

Tornar o início de ano mais saudável, investindo em aulas de ginástica, meditação ou aulas de culinária;

Planejar atividades divertidas com amigos e familiares que exponham você a novas experiências.

Fonte - Agência O Globo

SAÚDE - OMS ALERTA PARA AUMENTO DE CASOS DE SARAMPO E REFORÇA VACINAÇÃO


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento de casos de sarampo no mundo e reforçou a importância da vacinação para prevenir a disseminação da doença.

“Os casos de sarampo estão aumentando. É uma das doenças mais transmissíveis. Se uma pessoa se contamina, quase todos ao seu redor vão pegar o vírus, se não estiverem vacinados. Para proteger sua criança, garanta que as vacinas estejam em dia.”

Nas últimas semanas, países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal emitiram alertas após a confirmação de casos, com o óbito de uma criança de 19 meses na província de Salta, na Argentina.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande no dia 27 de dezembro, procedente do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou, em nota, a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos, conforme calendário nacional de vacinação.

“Com a suspeita, foi realizado bloqueio vacinal seletivo nos familiares, vizinhos e profissionais da saúde. A criança está bem e seus familiares não apresentaram sintomas. O município segue monitorando atendimentos por febre, exantema e tosse ou coriza ou conjuntivite, sem nenhuma identificação de caso suspeito.”

O esquema vacinal completo do sarampo consiste em duas doses até os 29 anos, ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Em crianças, a vacinação deve ocorrer aos 12 e aos 15 meses. Profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade. Em situações de bloqueio vacinal, a imunização seletiva é recomendada para todos com idade acima de 6 meses.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, especialmente grave em menores de 5 anos, imunodeprimidos e desnutridos e extremamente contagiosa, que infecta nove a cada 10 pessoas suscetíveis após exposição ao vírus.

A doença é transmitida de forma direta, por meio de secreções, ao tossir, espirrar ou falar. Casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório e fazer uso de máscara cirúrgica desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

Eliminação

À Agência Brasil, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, lembrou que o sarampo era uma doença controlada no Brasil até 2016, quando o país recebeu a certificação de eliminação do vírus em território nacional. Após um grande surto da doença em 2017 e em 2018, com mais de 40 mil casos registrados, o Brasil perdeu a certificação e voltou a ser um país endêmico, onde o sarampo circula livremente.

“Estamos sem registro de casos desde junho de 2022, em busca da recertificação dessa eliminação. Ainda falta melhorar nossas coberturas vacinais, alguns indicadores de vigilância. Já recebemos um status não de país endêmico, mas de país com pendência de recertifcação pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em novembro de 2023.”

Segundo Kfouri, o que causa preocupação é o aumento recente no número de casos da doença em diversos países. Ao comentar o caso da criança proveniente do Paquistão, o especialista avaliou que o alerta do governo gaúcho é válido.

“É um caso importado, obviamente, não adquirido aqui no nosso território, mas que nos traz esse alerta. Primeiro, da importância da vigilância, de estarmos atentos a qualquer caso suspeito, importado, para que a entrada de um caso aqui não se multiplique e não se torne outros casos secundários, uma cadeia de transmissão e um novo surto.”

Kfouri destacou que são importantes a vigilância de casos suspeitos e a investigação oportuna. "E, claro, vacinação dos contactantes desses indivíduos suspeitos e nossas coberturas vacinais elevadas para que, mesmo com essa frequente e possível entrada de pessoas com sarampo no país, isso não se traduza em novos surtos aqui entre nós."

Fonte - Agência Brasil

OURICURI - PRÉ-ADOLESCENTE DE 12 ANOS MORRE ATROPELADO AO TENTAR ATRAVESSAR PISTA DE BICICLETA PRÓXIMO AO DISTRITO DE SANTA RITA


Um garoto de 12 anos morreu atropelado por um carro de passeio no momento em que atravessava, de bicicleta, a BR-316, entre Ouricuri e Trindade. O acidente aconteceu por volta das 14:40 desse domingo 28/01, no km 64 da rodovia, próximo ao Distrito de Santa Rita.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, CARLOS EMANUEL DE OLIVEIRA, estava atravessando a pista em uma bicicleta quando foi atingida por um carro que trafegava na via. Ele residia no Sítio tanque Novo 2, próximo ao Saco da Maricota, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda segundo a PRF, o motorista do veículo não ficou ferido e permaneceu no local do acidente. Ele fez o teste do bafômetro, e o resultado foi normal. Também estiveram na área o Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Civil, que vai investigar o ocorrido. O corpo foi encaminhado ao IML de Petrolina e deve ser sepultado nesta terça-feira, dia 30 de janeiro.

Fonte/ Foto – Blog Radar de Notícias/ Emanoel Cordeiro

OURICURI - MAIS DE 266 TONELADAS DE EXCESSO DE CARGA SÃO APREENDIDAS PELA PRF


A Policiai Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 266 toneladas de excesso de peso nas últimas 48 horas durante fiscalização na BR-316, em Ouricuri/PE. Os flagrantes foram feitos por agentes do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT), especialistas que atuam na região.

O excesso estava distribuído em seis veículos, sendo as cargas gipsita, calcário e grãos de milho. Eles foram autuados por excesso de peso, um total de 266 toneladas. As cargas de gipsita tinham como destino o estado da Bahia e o milho a cidade de Altinho/PE. Além disso, dois dos caminhões estavam em desacordo com o uso do Arla 32, reagente obrigatório que diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente e saúde humana.

Entenda os problemas gerados pelo o excesso de peso em veículos:

- Veículo não está equipado/apto para lidar com peso extra: o excesso de carga pode comprometer a mecânica do veículo, assim como a capacidade de frenagem, pneus, direção e na hora de manobrar. Além de criar uma tensão adicional nas peças, motor e eixos.

- Maior gasto de combustível: Para carregar o peso em excesso, o veículo terá que fazer mais rotações, sendo preciso levar em consideração a velocidade mais baixa, que implica em um gasto maior de combustível. O impacto gerado também é financeiro e ambiental.

- A conservação das estradas também são afetadas pelo peso dos veículos: Isso ocorre porque com o sobrepeso no solo, há o desgaste e degradação da pista como consequência pela má divisão do peso nos eixos. Este dano prejudica todos que circulam pela via, incluindo prejuízos financeiros por parte dos órgãos público.


- Acidentes: O excesso de peso pode provocar tombamentos durante o percurso. Além disso, com o aumento excessivo, o controle sobre o veículo também se torna uma dificuldade visto a própria condução mais pesada. O grande motivo por trás dessa situação é o efeito da sobrecarga sobre os freios do caminhão, que provoca uma instabilidade considerável. A partir disso, desviar de obstáculos, ou até mesmo de outros carros, se torna um processo mais lento e que, muitas vezes, resulta em acidentes.

ESTATÍSTICAS – Somente nesses primeiros dias de 2024, a PRF flagrou o transporte de 313 toneladas de excesso de carga em veículos que transitavam em rodovias federais pernambucanas. Em 2023, a carga excessiva somou mais de 27 mil toneladas. Desse total, 5,2 mil toneladas de excesso de peso foram registradas durante fiscalizações na circunscrição da Delegacia PRF em Salgueiro, colocando a unidade entre as mais atuantes no país nesse tipo de fiscalização.

ASCOM PRF

PERNAMBUCO - ESTUDO MOSTRA AUMENTO DE TIROTEIOS EM AÇÕES POLICIAIS


As ações policiais que resultaram em confronto armado na região metropolitana do Recife aumentaram 48% em 2023, em relação ao ano anterior. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (29), pela organização não governamental (ONG) Instituto Fogo Cruzado, 2023 foram registrados 99 tiroteios nessa região no ano passado.

O aumento de confrontos envolvendo a polícia pernambucana é superior ao crescimento da violência armada na região metropolitana como um todo (8%). Entre os 2.076 baleados no Grande Recife, 113 (5% do total) foram atingidos por policiais. Em comparação com 2022, o número de baleados em ações da polícia na região aumentou 66%.

Houve ainda a participação da polícia em quatro das 11 chacinas ocorridas na região metropolitana, segundo o Fogo Cruzado.

O levantamento também analisou dados de violência armada nas regiões metropolitanas do Rio e de Salvador. No Grande Rio, o total de tiroteios e mortos nesses incidentes caiu de 2022 para 2023.

No entanto, a participação da polícia em tiroteios manteve-se relativamente estável de um ano para outro. Em 2022, 35% das trocas de tiros envolveram policiais. No ano seguinte, o percentual foi 34%.

Na região metropolitana de Salvador, a polícia participou de 37% dos 1.804 tiroteios registrados. Dos 1.783 baleados, 639 (ou 36% do total) foram atingidos durante operações policiais.

Trinta e três chacinas, ou seja, 69% das 48 que ocorreram na Grande Salvador, envolveram a polícia baiana. As 48 chacinas deixaram 190 mortos, dos quais 136 foram vitimados nas 33 ocorrências que tiveram envolvimento de policiais.

“Os dados são de três dos estados mais importantes e populosos do Brasil, então a gente tem que olhar para eles como um recorte que já não é local. Na verdade, refletem o que vemos nos grandes centros brasileiros, com alguma variação, é claro. Mas [esse é] um retrato da realidade do país atualmente. Se o começo de 2023 foi de esperança, a realidade do ano foi marcada pelo descontrole da violência armada nos três estados”, afirma a diretora de dados e transparência do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto.

A Agência Brasil entrou em contato com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco mas não recebeu uma resposta até o fechamento desta reportagem.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia ressaltou que as mortes violentas caíram 6% na Bahia, na comparação de 2023 com o ano anterior 2022. “[A secretaria] destaca ainda que o número absoluto de assassinatos foi o menor dos últimos sete anos. A SSP informa ainda que o reforço no combate ao crime organizado resultou na apreensão recorde de 54 fuzis (maior da história) e de 6.006 armas de fogo”, diz a nota.

A Polícia Civil do Rio destacou que o estado registrou reduções expressivas nos crimes contra a vida de janeiro a novembro de 2023. “Quanto às ações da Polícia Civil, todas são realizadas por agentes capacitados, após minucioso planejamento, priorizando sempre a preservação de vidas, tanto dos policiais quanto dos cidadãos”, diz em comuicado.

A Polícia Militar fluminense ressaltou que, até o momento, não recebeu as informações sobre o estudo do Fogo Cruzado. “Cabe ressaltar que a corporação leva em consideração sempre os dados oficiais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública”.

A Secretaria de Segurança do Rio acrescentou que o ano de 2023 fechou com o menor número de mortes violentas em 34 anos.

Edição: Graça Adjuto

Fonte - Agência Brasil

EDUCAÇÃO - MAIS DE 500 MIL PESSOAS TÊM ISENÇÃO ACEITA NO CONCURSO UNIFICADO


Candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem conferir se os pedidos foram aceitos. A consulta ao resultado deve ser feita no próprio site de inscrições do concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que foram aceitos, ao todo, 517.468 pedidos. Têm direito à isenção pessoas que estão no CadÚnico, fazem ou fizeram ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), além de doadores de medula óssea.

A pasta recebeu, até a última sexta-feira (26), 662.018 pedidos de isenção da taxa de inscrição, o que leva a um índice de 78,17% dos pedidos aceitos. Os demais candidatos que tiveram o pedido inicial negado têm até esta terça-feira (30) para recorrer. A análise dos recursos será feita até o dia 5 de fevereiro. O resultado final será publicado em 6 de fevereiro.

Os candidatos cujos recursos forem negados terão até 9 de fevereiro, último dia de inscrição no certame, para efetuar o pagamento da inscrição e concorrer a uma das 6.640 vagas ofertadas pelos 21 órgãos que aderiram ao concurso.

Fonte - Agência Brasil

BODOCÓ - OPERAÇÃO DISPUTATIO PRENDE ACUSADOS DE TRÁFICO E HOMICÍDIO


A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou na manhã de sexta-feira 26/01, a Operação de Intervenção Tática, denominada DISPUTATIO, resultante das investigações da Delegacia de Polícia da 203ª Circunscrição de Bodocó, que apura homicídio praticado contra João Alves de Almeida, fato ocorrido em 08/11/2023 no Município de Bodocó- PE, em decorrência por disputas do tráfico de drogas na região.

A operação foi coordenada pela 24ª DESEC e pela 203ª Circunscrição de Bodocó, vinculada à Diretoria Integrada do Interior 2 - DINTER II. A ação teve como ambiente operacional o município de Bodocó e mobilizou 8 (oito) policiais, entre Delegados, Agentes, Escrivães e Militares.

Segundo o Dr. George Dantas Saraiva, Gestor da 24ª DESEC de Araripina, e Dr. Lamartine Salvador, Delegado de Bodocó, a operação resultou no cumprimento de 02 (dois) Mandados de Busca e Apreensão e 02 (dois) Mandados de Prisão Preventiva, que tiveram como objetivo coletar elementos de informação acerca do crime investigado. Durante a ação foram apreendidos 02 (dois) celulares, bem como os autores do homicídio.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL RESTAGA COBRA NO SÍTIO SANTA ROSA


No último dia 08/01, a Patrulha Ambiental realizou o resgate de uma cobra Jibóia (Boa Constrictor) no Sítio Santa Rosa, zona rural de Araripina-PE. O animal silvestre estava nas proximidades de uma residência, por esse motivo, o morador solicitou a presença da Patrulha Ambiental Itinerante, para realizar o resgate com segurança. Mais um trabalho e defesa do meio ambiente. A natureza agradece.

Por Fredson Paiva

Fonte/ Foto – Patrulha Ambiental Itinerante

domingo, 28 de janeiro de 2024

DIREITOS HUMANOS - USO DO RECONHECIMENTO FACIAL PREOCUPA ENTIDADES


Enquanto espera pelo trem na estação, caminha pela rua ou relaxa em uma praia, você pode estar sendo vigiado por câmeras de segurança, que enviam imagens diretamente para um centro de controle policial. Lá, um programa de computador acessa o banco de dados com rostos de suspeitos de crimes e compara com as imagens das câmeras. O que parece roteiro de ficção científica, é realidade há um tempo em diferentes partes do país, onde sistemas de reconhecimento facial vêm sendo cada vez mais usados na segurança pública.

O caso mais recente foi a adesão de concessionárias do transporte público no Rio de Janeiro à tecnologia controlada pela Polícia Militar. Mais de 1.000 câmeras posicionadas em estações e vias estão agora disponíveis para o trabalho da corporação.

Enquanto autoridades defendem a medida como eficaz para o combate à criminalidade, especialistas em direitos humanos e segurança apontam os riscos de ampliação do racismo e da privação de liberdade.

Horrara Moreira é advogada e coordenadora da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, que defende o “banimento total do uso das tecnologias digitais de reconhecimento facial na segurança pública no Brasil”. Ela diz que o primeiro problema a ser considerado é a ocorrência de prisões equivocadas.

Horrara Moreira, advogada e coordenadora da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira - Foto: Arquivo Pessoal

“Há o problema da identificação, quando acontece algum erro nas informações biométricas do rosto e na comparação delas com o banco de dados. E existem os erros decorrentes dos trâmites do próprio sistema de justiça, como mandados de prisão que estão vencidos ou que já foram cumpridos”, alerta Horrara.

E se fosse possível melhorar as tecnologias disponíveis, a ponto de praticamente zerar o número de erros? Mesmo assim, Horrara afirma que não impediria um outro problema grave, a característica inerentemente racista do sistema.

“Muitas tecnologias de reconhecimento facial usam a inteligência artificial como regra de processamento matemático. Ela pode ser de deep learning ou de machine learning, em que você fornece previamente um banco de dados, para que ela aprenda a identificar os rostos de pessoas no geral. E você também precisa definir critérios de quem é homem, mulher, branco, negro, e ensinar a máquina a identificar esses padrões. Qualquer enviesamento nesse treinamento da máquina vai influenciar na taxa de precisão. E o treinamento não é transparente. Se eu dou mais informações para a máquina sobre pessoas negras, ela pode indicar que pessoas negras cometem mais crimes do que pessoas brancas”, avalia a advogada.

Thalita Lima coordena o Panóptico, projeto sobre reconhecimento facial do Centro de Estudo de Segurança e Cidadania (CESeC). Ela defende que a tecnologia não produz impacto significativo na redução da criminalidade e cita os exemplos de Salvador e do Rio de Janeiro para corroborar o argumento.

Thalita Lima, coordenadora do Panóptico, projeto sobre reconhecimento facial do CESeC - Foto: Arquivo Pessoal

“O estado que mais utilizou reconhecimento facial no Brasil foi a Bahia, onde mais de 60 municípios já o adotaram como medida de segurança pública. Salvador é permeada por câmeras que usam essa tecnologia. E um estudo do Panóptico mostra que entre 2019 e 2022, os índices criminais de roubo a transeuntes e de atentados contra a vida não tiveram mudanças significativas”, diz Thalita.

“Assim como no estudo sobre o Rio de Janeiro, de um projeto piloto que aconteceu em 2019 em Copacabana e no Maracanã, quando foi verificado que a criminalidade aumentou. Segurança pública envolve medidas que são muito mais estruturais do que simplesmente adotar câmeras de reconhecimento facial”, acrescenta Thalita.

A pesquisadora enfatiza que também é preciso estar alerta à ampliação da vigilância sobre a população. Em termos morais e políticos, quais os riscos à privacidade e ao direito de livre circulação nas cidades?

“Temos a vigilância em escala ampliada em ambientes de grande circulação de pessoas, e precisamos analisar que outras camadas de direito vão ser flexibilizadas. Não apenas o de se locomover, o de mobilidade, o direito à cidade, aos espaços onde se possa circular e não ter o risco de ser abordado erroneamente, mas também é preciso resguardar o direito à privacidade e à livre expressão nesses espaços. No Brasil, tem aumentado cada vez mais o uso dessa tecnologia sem uma reflexão dos riscos e sem relatórios de impacto dela”, afirma.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com os governos do estado do Rio de Janeiro e da Bahia, citados na matéria, para que apresentassem mais dados e informações sobre o sistema de reconhecimento facial. Mas não obteve resposta até o momento.

Fonte - Agência Brasil

sábado, 27 de janeiro de 2024

PERNAMBUCO - GOVERNADORA RAQUEL LYRA EMPOSSA CORONEL IVANILDO TORRES COMO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR


A governadora Raquel Lyra empossou, nesta sexta-feira (26), o novo comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, Ivanildo Cesar Torres de Medeiros, que substitui o coronel Tibério César. A solenidade foi realizada no Quartel do Derby, no Recife.

“O coronel Torres se soma ao esforço do Juntos Pela Segurança. Nosso time vem trabalhando desde o início do ano passado, de maneira incansável, para garantir o fortalecimento das nossas forças operacionais de polícia, para permitir que Pernambuco volte a ser um Estado mais seguro”, afirmou Raquel Lyra.

Presente na solenidade, o secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, agradeceu os serviços prestados pelo coronel Tibério, e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Estamos aqui por uma única razão, que é prestar segurança para a sociedade pernambucana, inclusive com a proximidade do Carnaval, que já está com seu planejamento pronto, não só na Região Metropolitana, mas também no interior do Estado”, ressaltou o titular da pasta.

O novo comandante-geral ingressou na PMPE em 1995. Ele possui graduação no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Paudalho, bacharelado em Direito e licenciatura em Filosofia, além de pós-graduação em Capacitação Pedagógica, Gestão em Segurança Pública, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Desastres e Emergências. “Estou pronto para liderar com integridade, respeito e dedicação e motivar a tropa para garantir a segurança dos pernambucanos”, destacou o coronel Torres.

Também participaram da solenidade os deputados federais Pastor Eurico e o Coronel Meira; o deputado estadual Eriberto Filho; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Mariana Melo (Mulher), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); o general de brigada Sergio Medeiros, representando o Comando Militar do Nordeste; o superintendente da Polícia Federal, Antonio de Pádua; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rodrigues Silva; o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luciano Fonseca; o chefe da Polícia Civil, Renato Leite; e o gerente geral da Polícia Científica, Fernando Benevides.

Foto: Miva Filho/Secom

FOLIA - COMO APROVEITAR O CARNAVAL SEM COMPROMETER A SAÚDE


A cada ano, a programação dos blocos de carnaval começa mais cedo em todo o país. Para chegar ao final dessa maratona com saúde, os participantes precisam colocar o consumo regular de água na dieta, para evitar problemas como a desidratação, que pode ser fatal se não for controlada no estágio inicial.

O alerta é da médica nefrologista e coordenadora médica do Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico em Venda Nova, Renata Lamego Starling. “O consumo de água é fundamental para a sobrevivência humana, visto que 70% do nosso corpo é composto por água. Durante o carnaval, as pessoas se submetem a muitos excessos físicos, geralmente em locais de aglomeração e com a temperatura alta, o que aumenta a perda de líquido pelo suor e respiração. Nesse sentido, a água é uma grande aliada da saúde”, frisa.

Dois litros por dia

Há quem diga que não gosta de água. Outros são intolerantes a essa ingestão. No entanto, esse precioso recurso natural está diretamente relacionado à regulação da temperatura corporal, à absorção de nutrientes e eliminação das toxinas do corpo. Também melhora o funcionamento intestinal, auxilia no metabolismo celular e consequentemente nos processos de emagrecimento. E para completar, previne a formação de pedras nos rins, melhora a circulação sanguínea, controla a pressão arterial e ainda deixa a pele saudável e brilhante.

Para manter a hidratação em dia, basta ingerir um volume médio de dois litros diários, para adultos. Nos dias mais quentes, é recomendado aumentar essa dose, para que o organismo se recupere mais rapidamente da perda de líquido provocada pelo esforço físico sobretudo sob altas temperaturas. “Não precisa estar com sede para beber água. Essa ingestão deve ser frequente, durante todo o dia”, destaca a médica.

Alimentação

No vai e vem dos blocos, os participantes costumam ingerir outros tipos de bebidas para matar a sede. Renata Starling afirma que substituir o consumo de água por bebidas açucaradas e industrializadas não é a melhor opção, devido ao alto teor de açucares e conservantes.

Quem vai pular o carnaval na rua, principalmente em locais com aglomeração e quando as temperaturas estão mais quentes, também precisa cuidar da qualidade da alimentação. “O consumo de frutas e vegetais que têm grande quantidade de água em sua composição auxilia na hidratação do organismo”, frisa. Entre eles estão melão, morango, melancia, mamão papaia, abacaxi, pera, tomate cru, rabanete cru, cenoura crua e couve-flor cozida.

Importante lembrar que o consumo de água está contraindicado para pacientes portadores de doença renal crônica dialítica, que não têm produção de urina. Nesses casos, alerta a médica, essa ingestão pode causar retenção hídrica grave, principalmente quando em grande quantidade.

Fonte - Estado de Minas

ENSINO MÉDIO - PÉ DE MEIA DARÁ R$ 2 MIL POR ANO A ALUNOS DE BAIXA RENDA


O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o Programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos de baixa rende que cursarem o ensino médio.

O decreto com os valores e requisitos para receber os valores foi assinado pelo presidente durante uma cerimônia, no Palácio do Planalto.

No ato da matrícula, no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá em sua conta poupança R$ 200. Além disso, a comprovação de frequência dará direito ao recebimento de R$ 1,8 mil por ano, em nove parcelas de R$ 200. Assim, o total por ano letivo será de R$ 2 mil.

Além dos depósitos de R$ 2 mil em cada um dos três anos do ensino médio, ao concluir a última série, o aluno receberá R$ 3 mil na conta poupança, que equivale a R$ 1 mil por série.

Também haverá pagamento de R$ 200 ao aluno de baixa renda da 3° série que se inscrever no Enem.

Assim, caso o estudante cumpra todos os requisitos estabelecidos ao longo dos três anos do ensino médio e se inscreva no Enem no último ano, ele terá recebido um total de R$ 9,2 mil.

Desafio

Durante a assinatura do decreto de regulamentação do programa, Lula disse que as políticas, na área de educação, tem "a responsabilidade de tirar o país da situação em que se encontra após 350 anos de escravidão", quando uma boa formação era privilégio de poucas pessoas: "ricos iam estudar fora, enquanto pobres aprendem a cortar cana."

Segundo o presidente, dois fatores são decisivos para que esse desafio resulte em sucesso.

"O primeiro é a qualidade de tratamento que daremos aos educadores, que estarão em sala de aula. A remuneração tem de ser suficiente para eles cuidarem de suas famílias. O segundo envolve a comunidade local. Precisamos convencer pais e mães a acompanhar a situação das escolas e de seus alunos", disse.

Além disso, Lula defendeu que políticas como a de escola em tempo integral têm de ser implementadas como políticas de Estado, e não de governo. Para seu sucesso, é fundamental que haja participação de educadores e também da comunidade.

"Caso contrário, correrão o risco de serem alteradas durante mudanças de governos. O ideal é que façamos políticas que sejam compreensíveis para prefeitos e governadores", acrescentou.
Programa

A Lei 14.818/2024, que criou o programa de incentivo financeiro-educacional ao estudante do ensino médio chamado Pé-de-Meia, foi publicada no último dia 17. O programa é uma bolsa-poupança para incentivar estudantes de baixa renda a concluir o ensino médio.

Os recursos serão depositados em conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, que poderá ser do tipo poupança social digital. E os valores não entrarão no cálculo para declaração de renda familiar e recebimento de outros benefícios, como Bolsa Família, por exemplo.

Fonte - Agência Brasil

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

EDUCAÇÃO - ALUNOS DO SESI ARARIPINA DESTACAM-SE NA REDAÇÃO DO ENEM COM NOTAS ACIMA DE 900


A Escola SESI de Araripina comemora os excelentes resultados dos seus alunos na edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgados nesta semana. Com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, 19 alunos do SESI Araripina superaram a nota 900 na redação.

Considerada decisiva, a nota da redação tem um peso importante na pontuação final do exame e é usada como critério de desempate em diversos programas de acesso de universidades. Por conta disso, a preparação dos alunos para essa etapa do exame é contínua durante todo o ano letivo dentro das salas de aula do SESI Araripina.

Os docentes trabalham uma monitoria em linguagens que abordam temáticas de relevância social, pois são estes temas que, geralmente, são exigidos na redação do ENEM. Os alunos são apresentados aos temas e, além de redigir, também debatem com outros alunos exercitando a capacidade de argumentação e a criação do repertório dissertativo.

A preparação para a redação do ENEM também conta com a tecnologia da plataforma Letrus, que é uma ferramenta educacional que faz uso da inteligência artificial para corrigir redações de diversos gêneros textuais, inclusive o dissertativo-argumentativo - solicitado pelo ENEM. Os alunos escrevem, no mínimo, oito redações ao longo do ano letivo e depois submetem para a avaliação na plataforma, que corrige de acordo com os critérios do exame e aplica uma nota de 0 a 1000.

Com a aplicação dessa metodologia, 19 alunos do SESI Araripina superaram a nota 900 na edição 2023 do ENEM. Confira quem são as feras em redação:


José Fernando Ferreira da Silva - 960

Keven Lucas Fialho Paulino - 960

Laura Maria Isaque Lopes - 960

Pedro Ryan Oliveira de Araújo Silva - 960

Yasmin Delmondes de Oliveira - 960

Carlos Emanoel Delmondes Ferreira - 940

Jhoberthy Kauan Pereira de Sousa - 940

Jose Miguel Mendes Silva - 940

Lucas Daniel de Almeida - 940

Maria Fernanda de Carvalho Rodrigues - 940

Rafael Bernardo Cunha Oliveira - 940

Victor Lima Pereira - 940

Alicia Isaque Guimaraes - 920

Arthur Moura Mendes Coelho - 920

Beatriz Pereira Lacerda Alves - 920

Dimitri Lacerda Ramos - 920

Djawanna Kadjna Miroró de Oliveira - 920

Manuel Alceu de Santana Granja Januário - 920

Maria Tereza Batista Lacerda - 920

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

SEGURANÇA - GOVERNADORA RAQUEL LYRA TRANSMITE CHEFIA DA POLÍCIA CIVIL AO DELEGADO RENATO LEITE


Em ato que aconteceu nesta quinta-feira (25), a governadora Raquel Lyra transmitiu o cargo da chefia da Polícia Civil (PC) de Pernambuco ao delegado Renato Márcio Rocha Leite, com assinatura feita no Palácio do Campo das Princesas. Durante a solenidade, a gestora deu as boas-vindas ao novo chefe e a Beatriz Leite, que assume como subchefe do órgão, e agradeceu à delegada Simone Aguiar pelo trabalho enquanto ela esteve à frente da PC.

“O delegado Renato Rocha e a sua adjunta, Beatriz Leite, têm larga experiência na Polícia Civil de Pernambuco. Eles já passaram por diversas áreas da corporação: linha de frente, operacional, pela inteligência, e tenho certeza que ambos vão trabalhar muito para fazer do nosso Estado um lugar mais seguro para todos os pernambucanos e pernambucanas. Também agradeço à delegada Simone Aguiar pela dedicação que ela teve ao longo da gestão na Polícia Civil", declarou a governadora Raquel Lyra.

“Renato e Beatriz têm uma grande experiência e vão tocar a Polícia Civil para fazer um Pernambuco mais seguro. Agradeço a Simone por todo o compromisso mais uma vez”, registrou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

O novo chefe do órgão disse que dentre as prioridades da gestão está a redução das mortes violentas intencionais (MVI). “Vamos seguir o planejamento em execução para o Carnaval, juntamente com a subchefe Beatriz, toda a diretoria e efetivo para garantir um evento seguro. E vamos dar foco também para a redução das MVI com muita veemência para atingir a meta prevista no Juntos pela Segurança”, registrou.

Estiveram presentes no ato de nomeação o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira; e a delegada Simone Aguiar.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

SUS - VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE COMEÇA EM FEVEREIRO EM 521 MUNICÍPIOS


O Ministério da Saúde informou que 521 municípios brasileiros foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

Acesse a lista completa.

As regiões selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; registram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. Conforme a lista, 16 estados e o Distrito Federal têm cidades que preenchem os requisitos.

A pasta confirmou ainda que serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue. Os números mostram que, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

“A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica.”

“Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.”

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Edição: Valéria Aguiar - Fonte - Agência Brasil  

CARNAVAL DE JUAZEIRO DA BAHIA - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


A Prefeitura de Juazeiro divulgou a programação completa do Carnaval 2024, que acontece de 25 a 28 de janeiro. 
Confira a programação com as atrações se apresentarão no Circuito Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana), Circuito Manuca Almeida (Orla I), Palco Dennes Caffé (Orla I) e no Circuito João Gilberto (Orla II), além de diversos blocos alternativos que desfilarão nos principais circuitos da folia e pontos tradicionais:

Circuito Ivete Sangalo/Manuca Almeida

Quinta-feira (25)

18h30 – Bloco da Coelba

19h – Xandão da Bahia

19h30 – Bloco da Vigilância

20h – Oh Polêmico

20h30 – Fabiana Santiago – Bloco As Arretadas

21h – Ricardo Chaves

21h30 – Brena Miranda

22h – Timbalada

22h30 – Erva Doce

23h – Trio Granah

23h30 – Bell Marques

00h – Pagode Comunidade

00h30 – Afrodisíaco

01h – Patuka

01h30 – Psirico



Sexta-feira (26)

19h – Alan Cléber

19h30 – Afoxé Filhos de Zazé

20h – Matheus Torres

20h30 – Tuca Fernandes

21h – Orquestra Velho Chico

21h30 – Cheiro de Amor

22h – Voa Voa

22h30 – Tomate

23h – Parangolé

23h30 – Precpes

00h – Ricardinho e Glaucia

00h30 – Rafa e Pipo Marques

01h – Filhos de Jorge

01h30 – Felipe Amorim



Sábado (27)

17h – Batucada Regimento do Samba

18h – Banda Pagode do Segredo – Bloco É Rojão

18h – Batucada Cacumbu do Samba

18h15 – Bloco Os Inseparáveis

18h30 – Pagodança

19h – Netinho Balachic

19h30 – Bloco 50 e + 1

20h – Banda Senegal

20h30 – Bloco Elza

21h – Bloco Tô Atoa

21h30 – Luiz Caldas

22h – Pogode 874

22h30 – Bloco Tou de Boa

23h – Ninha

23h30 – Tom Bahia

00h – Guig Gueto

00h30 – Dudu Almeida

01h – Lincoln Senna

01h30 – Banda Astral

02h – Ed City



Domingo (28)

16h – Bloco Sertãozinho

16h – Orquestra Sapupara

16h30 – Bloco Enxame Gente

17h – Igor Kannário

17h30 – The Doctors – Bloco Pinico

18h – Bloco Eu, Você e João

18h30 – Bloco da Vigilância

19h – Bloco As Quenga do Popular

19h15 – Livia Gonçalves

19h30 – Armandinho, Dodo e Osmar

20h – Olodum

20h30 – Samba de Meza – Bloco dos Garis

21h – Tatau

21h30h – Bloco Tequila

22h – Carlinhos Brown

22h30 – Banda Miragem – Bloco Filhos da Pauta Livre e Amigos da Imprensa

23h – Jonas Esticado

23h30 – Dan Jamaica

00h – Lá Fúria

Palco Dennis Café (Orla I)



Quinta-feira (25)

18h – Caio Vinicius e Banda

20h – Banda Soda Solta

22h – Peu Bandeira

00h – Banda Lyra

01h30 – Rodrigão



Sexta-feira (26)

18h – Uenio e Banda

19h30 – Jaidete Varjã

21h – MPA

23h – Pedro Evandro

01h – Tarcísio Black



Sábado (27)

18h – Madonna Cover e Banda

20h – Madara e Banda

22h – Banda Donna do Groover

00h – Cristian Marques

02h – Edesio Cesar



Domingo (28)

18h – Manassés Almeida

20h – Fernando Junior

22h – João Sereno

00h – Nilton Feitas

02h – Peu Lucas



Palco Parlim (Orla II)
Sábado (27)

19h – Camila Yasmine

21h – Banda Pimenta Elétrica

22h30 – Riquelvi e Banda

Domingo (28)

16h – Banda Starkids

17h30 – Banda Pirulito

19h – Banda Turma Canina

20h30 – Infantil Igor e Banda (Macambira)


Blocos Parados
Sábado (27)

14h – Bloco Chá de Boldo – Rua do Riso (Piranga)

14h – Bloco CarnaFolia – Rua Olavo Balbino e Inês Lucia (Santo Antônio)

14h – Bolô Folia – Rua XV (Centro)

16h – Bloco da Perpétua – Rua Perpétua (Alagadiço)

16h – Bloco RDB – Av. Flaviano Guimarães (Cajueiro)


Domingo (28)

09h às 17h – Marchinha de Carnaval – Praça Alto Cheiroso

Todos dos dias

17h – Bloquinho de Eskina – Esquina da Rua Francisco Martins Duarte (Centro)

18h – Bloco Impacto – Posto Surubim (Centro)

Ascom/PMJ - Blog Preto no Branco/ Sibelle Fonseca