segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ECLIPSE LUNAR PARCIAL OCORRE NO SÁBADO 28/10 - SAIBA COMO OBSERVAR


No próximo sábado (28/10), ocorrerá um eclipse lunar parcial que poderá ser visto de algumas partes do Brasil. Segundo o Observatório Nacional, uma pequena parte da Lua será encoberta no fenômeno. Diferentemente do Sol, é permitido olhar diretamente para a Lua, pelo tempo que quiser. A observação será possível na parte leste do país, com o nascer do satélite natural da Terra.

O eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. "Temos dois tipos de sombra: a penumbra que é uma sombra clara que ainda recebe luminosidade do sol. Quando a Lua está completamente mergulhada nesta sombra é o eclipse penumbral e não se percebe diferença no brilho da Lua. O outro tipo de sombra é a umbra, que é a sombra escura que não tem mais nenhuma luminosidade do Sol. Quando a Lua vai entrando nesta sombra temos o eclipse parcial. Quando está totalmente mergulhada na umbra ocorre o eclipse total da Lua", explica o Observatório Nacional ao Correio.

No eclipse lunar de sábado, a Lua vai mergulhar totalmente na penumbra, mas somente 6% do satélite natural vai penetrar na umbra. A fração do diâmetro da Lua coberto pela umbra da Terra será de apenas 0,122.

Como e onde observar?

Para quem deseja observar o fenômeno, o Observatório Nacional vai transmitir o eclipse no Youtube. "A parte mais a leste do Brasil vai ver o eclipse parcial no nascer da Lua. Essa região inclui parte leste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí exceto a parte mais oeste. Os estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte verão o eclipse em todos os seus locais, mas também será o eclipse parcial de no máximo 6% de cobertura no nascer da Lua", explica a instituição, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Nas demais localidades somente verão o eclipse penumbral porque nestas localidades, quando a Lua nascer já terá passado pelo eclipse parcial. Em todos os eclipses parciais passam primeiro pelo penumbral, parcial e depois pelo penumbral de novo", acrescenta o Observatório Nacional.

Fonte - Dário de Pernambuco/ Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva