A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta para a baixa umidade no Sertão de Pernambuco e de São Francisco. A umidade relativa do ar não deve ultrapassar os 20% até o próximo domingo (1º). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal do ar é de 60%.
A umidade relativa do ar pode ser entendida como um elemento climático que aponta a quantidade de água gasosa presente no ar. Esse tipo de clima pode trazer consequências para o sistema respiratório, já que o ar seco provoca o ressecamento das vias respiratórias.
Com a ausência da umidade, a mucosa que protege o organismo de infecções fica densa e não limpa as vias corretamente. No clima seco, pessoas alérgicas podem desenvolver crises de espirro, garganta seca, coriza, dor de cabeça, crises de asma e irritação nos olhos.
A Apac publicou algumas recomendações para evitar complicações:
Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água
Permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas vegetadas;
Consumir bastante água;
Evitar exercícios físicos entre as 10h e 16h;
Não aglomerar em ambientes fechados;
Usar soro fisiológico para os olhos e narinas.
Onda
Na semana passada, uma onda de calor atingiu o Brasil, mas a Apac informou que Pernambuco não seria tão afetado pelo fenômeno. A primavera, que teve início no último sábado (23), é a estação mais quente e seca no estado. Durante este período, os acumulados de chuva no Norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros.
Fonte - Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva