A Auren Energia desenvolve, em parceria com o Instituto Votorantim, o programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), que visa promover e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes nas regiões onde a empresa atua. Uma das regiões de atuação do programa é o semiárido nordestino, junto aos municípios Araripina (PE), Santa Filomena (PE) e Curral Novo do Piauí (PI), onde o VIA busca reduzir os índices de vulnerabilidade e violência relacionados à crianças e adolescentes, além de contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas e favorecimento da qualidade de vida local.
O programa é desenvolvido na região desde 2019 e tem como principais focos de atuação: a Rede de Proteção Social, que fortalece a estratégia municipal de prevenção e atendimento às violações de direitos, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que apoia as políticas públicas e programas voltados para esse público. O VIA também realiza ações de mobilização comunitária, educação ambiental, qualificação das organizações sociais relacionadas à garantia de direitos e apoio à gestão pública.
“O VIA tem alcançado resultados positivos na região do semiárido nordestino, como o aumento do número de denúncias de violações de direitos e gestão do tema nos municípios de atuação, a melhoria de indicadores sociais, a ampliação do engajamento e participação social e o fortalecimento das redes locais. O programa é um exemplo de como a Auren Energia se preocupa com o bem-estar e o futuro das crianças e dos adolescentes nas comunidades onde atuamos”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, Raquel Leite.
Atuação local diferenciada
Para melhor atender as diferentes realidades presentes no território o VIA tem atuado em quatro frentes diferentes:
VIA Redes de Proteção: Contribui para a melhoria de estratégias municipais de prevenção e atendimento à crianças e adolescentes;
VIA Fortalecimento do (CMDCA): Oferece cursos de formação com o objetivo de fortalecer os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA);
Campanha VIA Solidária: A Aurem Energia incentiva e apoia que até 6% do imposto de renda dos seus funcionários sejam doados para os Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
VIA Contexto de Obras: Este programa existe para combater os riscos e violência contra crianças e adolescentes, envolvendo trabalhadores, fornecedores e outras pessoas, durante o período de obras.
Denuncie!
A violência contra crianças e adolescentes é um grave problema social que afeta milhares de meninos e meninas no Brasil e no mundo. Segundo dados do Disque 100, um dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), 81% dos casos de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. A violência pode causar danos físicos, psicológicos e emocionais irreversíveis, comprometendo o desenvolvimento integral das vítimas.
Para denunciar casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, ligue para o Disque 100. A ligação é gratuita, anônima e o atendimento funciona 24 horas por dia e sete dias da semana. Para urgências, ligue 190 ou procure uma das unidades do Conselho Tutelar na sua cidade.
Telefones válidos em todo o Brasil:
● 100 – DISQUE 100: serviço anônimo, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados
● (61) 99656 – 5008 / WhatsApp do DISQUE 100
● 190 - Polícia Militar
● 191 - Polícia Rodoviária Federal
Informações à Imprensa/ Infomuts Informação Inteligente
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva