quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

PAPAI NOEL DOS CORREIOS - 4 MIL CRIANÇAS ESPERAM MADRINHAS E PADRINHOS


Em Pernambuco, quase 3 mil madrinhas/padrinhos pegaram para si nos Correios cartinhas com pedidos da campanha “Papai Noel dos Correios”, mas a alegria dessas crianças escolhidas para serem presenteadas ainda é uma esperança para outras cerca de 4 mil cujas cartas ainda não foram adotadas. A adoção de cartinhas e entrega dos presentes vai até esta sexta-feira. Alguns pedidos são tão simples que podem surpreender quem se disponha a visitar a agência e ler algumas cartinhas ainda esperando adoção, como é o caso das mesmas mãos que escreveram e esperam tocar uma simples bola ou boneca, e, eventualmente, material para estudar. Esperanças de crianças de até 10 anos de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, ou mesmo de outros segmentos, que dependem de pessoas solidárias que se dispõem a realizar pequenos sonhos.

Graças à solidariedade de madrinhas e padrinhos de todo o país, a campanha “Papai Noel dos Correios” melhora o Natal de milhares de crianças. As pessoas que ainda não adotaram cartinhas, podem acessar o blog da campanha (clique aqui) ou se dirigir a uma agência participante para escolher um presente que esteja ao alcance de sua solidariedade. Nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, , Rondônia, Sergipe e São Paulo ainda há milhares de cartas que aguardam ser apadrinhadas.

"Não tem preço"

As pessoas que já escolheram cartinhas devem ficar atentas aos prazos para a entrega dos presentes, que encerram nos próximos dias. Este ano, mais de 148 mil cartas foram adotadas em todo o Brasil. Padrinho há 8 anos, o empresário Alexandre Cândido, de Brasília (DF), reúne amigos para adotar o máximo possível de cartas que expressam de forma comovente as dificuldades que essas crianças passam. “Isso que nos move. Fizemos um grupo para adotar essas cartinhas. Geralmente compramos bolas e bonecas”, disse Alexandre.

Servidora do Supremo Tribunal Federal (STF), Joseni Straub conta o quanto é gratificante participar da campanha. Ela reuniu servidores para adotar as cartinhas enviadas por alunos de uma escola pública do Distrito Federal e participou de uma entrega festiva. “Não tem preço ver a alegria das crianças ao receberem seus presentes. A gente espera incentivar cada vez mais a adoção de cartinhas”, disse a madrinha.

Para participar e ajudar a tirar esses sonhos do papel, basta se dirigir a uma das agências participantes da campanha ou fazer a adoção virtual, acessando o blog da campanha (clique aqui). No blog da campanha, é possível saber as datas, endereços e horários de funcionamento dos pontos de adoção e entrega de presentes, de acordo com cada estado.

A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, nos pontos de entrega indicados no blog. Os presentes devem ser acondicionados em embalagens reforçadas com o código da carta escrito de forma legível e visível, para que os Correios possam identificar o destinatário correto.

Iniciativa dos empregados

Em 33 anos, a campanha “Papai Noel dos Correios”, com o apoio dos empregados, madrinhas e padrinhos de todo o país, atendeu mais de 6 milhões de cartinhas. A ação começou por iniciativa dos empregados dos Correios que doavam presentes às crianças que escreviam cartinhas endereçadas ao Papai Noel. Com o passar dos anos, a ideia se tornou uma campanha que reúne esforços da empresa e da sociedade na adoção de milhares de cartas com pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social.

A ação disponibiliza cartas de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, independentemente da idade, de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, bem como as cartas enviadas por crianças da sociedade, com até 10 anos de idade. Além de estimular o desenvolvimento da habilidade da escrita por meio da redação de cartas manuscritas, dando conhecimento do endereçamento e uso do CEP pelas crianças, a campanha tem conseguido, há três décadas, despertar em toda a sociedade e principalmente entre as crianças, sentimentos como fraternidade e esperança.

Os Correios agradecem a participação voluntária dos padrinhos e madrinhas que estão tornando o Natal mais alegre para quem muito precisa. E convidam o público a acompanhar o Papai Noel dos Correios nos perfis oficiais da empresa no Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Superintendência de Pernambuco dos Correios.

Por Osnaldo Moraes - Diário de Pernambuco

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