segunda-feira, 26 de setembro de 2022

SAÚDE - TESTE DA ORELHINHA PREVINE PROBLEMAS AUDITIVOS EM RECÉM-NASCIDOS


Em Petrolina, o exame chamado de teste da orelhinha, em bebês de até 6 meses, tem como objetivo a prevenção e detecção precoce da deficiência auditiva. Trata-se de um exame rápido, indolor e sem contraindicação. Essa estratégia permite diagnóstico, manejo e reabilitação precoce, ideal antes dos seis meses de vida. Sendo oferecido no Centro Auditivo, localizado na Rua Tobias Barretos, Centro. Os pais ou responsáveis podem levar as crianças às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no turno da tarde, com agendamento prévio através do telefone (87) 3866-1683.

De janeiro até agosto, 649 testes desse tipo foram realizados pelo município. De acordo com a coordenadora do Centro Auditivo, Luciana Queiroz, um especialista realiza os procedimentos e direciona os encaminhamentos que, caso seja necessário, são feitos na unidade. “O teste é realizado por um profissional do Centro Auditivo. Durante o exame são aferidas as ondas sonoras do bebê e é avaliada a perspectiva de audição. É um teste simples, muito rápido e que ajuda na detecção e prevenção de deficiência auditiva”, explicou Luciana.

Se não houver nenhuma resposta na captação é necessário realizar novos procedimentos. “Caso não haja resposta, novos exames são solicitados e, se necessário, encaminhados para a rede de saúde ou sócio assistencial municipal para que haja um atendimento especializado e direcionado”, completa Luciana.

Fonte - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva