segunda-feira, 27 de junho de 2022

PETROLINA - MISSA DO VAQUEIRO CELEBRA 81 ANOS DE FÉ, DEVOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA


Depois do tradicional Forró da Espora no Estádio Paulo de Souza Coelho em Petrolina, muita gente emendou na manhã do domingo (26) na Missa dos Vaqueiros. De gibão, chapéu de couro e perneira, a vaqueirama saiu em cortejo do estádio Paulo Coelho pelas principais ruas do centro.

O destino final da cavalgada foi a Orla da cidade, às margens do Rio São Francisco, onde depois de dois anos, foi realizada a celebração da Missa do Vaqueiro. São 81 anos dessa tradição centenária de fé, devoção e valorização da cultura nordestina.

Vaqueirama saiu em cortejo do estádio Paulo Coelho pelas principais ruas do centro de Petrolina — Foto: Reprodução/ TV Grande Rio

A retomada da celebração foi de muitas homenagens. Primeiro à Nossa Senhora das Grotas, padroeira dos vaqueiros no Sertão. Em seguida, o coral Aboio de Serrita emocionou a todos com a composição 'Chuva de Honestidade' de Flávio Leandro, que retrata a fé e luta do povo sertanejo. Na sequência, o padre Guimarães prestou seu respeito à força e tradição da vaqueirama.

Um dos momentos mais aclamados da missa foi o ofertório dos instrumentos utilizados na lida pelos vaqueiros no meio da caatinga. E ao som do Quinteto Violado que a missa de mais de oito décadas foi encerrada.

Fonte - G1/ Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva