São 40 vagas disponíveis, sendo 60% delas para mulheres. Podem participar pessoas que executam ou desejam aprender a realizar atividades de restauração ecológica - a exemplo de diferentes métodos de restauração e também implementação de sistemas agroflorestais - como instituições ambientais, ONGs, proprietários de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores, entre outros. A oportunidade é exclusiva para público da região da Chapada do Araripe, abrangendo cidades do Sertão entre Pernambuco, Ceará e Piauí.
As inscrições vão até 3 de maio, com a divulgação dos selecionados no dia 10. O curso acontece virtualmente entre 17 de maio e 18 de junho, com aulas pré-gravadas e em tempo real, ministradas por equipe técnica especializada. Serão repassados conteúdos a respeito da Caatinga e especificidades do bioma; fundamentos e metodologias de Restauração Ecológica; componentes e sistemas para o planejamento e execução das atividades, e orientações sobre como preparar uma ação de restauração.
Promovido pelo Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste, braço formativo do Cepan, o curso integra as atividades do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, iniciativa planejada e executada pela instituição desde abril de 2020. A proposta do projeto é recuperar 100 hectares de vegetação nativa no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e no entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi.
Através do projeto, a instituição visa recuperar o capital natural dos ecossistemas locais em consonância com capacitação e inserção de diferentes atores sociais da cadeia de restauração florestal da região no processo. Há mais de 20 anos protagonizando o Nordeste na restauração dos ecossistemas brasileiros, é a primeira vez que o Cepan realiza uma formação técnica específica para o bioma Caatinga.
"Percebemos que a temática não é tão amplamente difundida na região. Esperamos mobilizar atores sociais para aprenderem mais sobre o tema e, possivelmente, auxiliarem em projetos realizados na região da Chapada do Araripe”, explica Emanuelle Souza, analista de projetos do Cepan. A inscrição é gratuita e acontece através do formulário http://bit.ly/CursoCaatinga. Mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274.
O curso, bem como todo o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, tem apoio do Projeto GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Grupo Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).
SOBRE O CEPAN - O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada no ano 2000, que tem como missão gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de pessoas e diálogo com a sociedade. Com sede no Recife/PE, atua em planejamento, coordenação e execução de projetos de conservação da biodiversidade brasileira em consonância com seus Programas: Valoração do Capital Natural, Apoio à Conservação da Fauna e Flora, Indução e Implementação de Políticas Públicas Ambientais e Conservação de Áreas Costeiro-Marinho. Suas atividades se dão via parcerias com entidades locais, regionais, nacionais e de outros países, além de diversas instituições do primeiro, do segundo e do terceiro setor.
SERVIÇO:
Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga
Aulas: 17 de maio a 18 de junho
Inscrições: 12 de abril a 3 de maio
Divulgação dos selecionados: 10 de maio
Público alvo: Executores(as) e potenciais executores(as) de restauração (membros de instituições locais com atuação na área ambiental, proprietários/as de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores/as, entre outros públicos), residentes na Chapada do Araripe (PE, PI e CE).
Inscrições gratuitas pelo formulário http://bit.ly/CursoCaatinga
Dúvidas ou mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274
Realização: Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan)
Acompanhe novidades sobre o Cepan:
Facebook /cepan.ong
Instagram @cepan.ong
Site oficial www.cepan.org.br
DA 1000 Tons Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva