A Patrulha Ambiental recebeu informações de que duas “onças” (Jaguatiricas - Leopardus pardalis) estavam presas dentro de um poço na comunidade de Pamonha, no município de Exu – PE. A solicitação de ajuda partiu do secretário de Administração e Planejamento do referido Município, o Sr. Rafael Saraiva Peixoto, que nos procurou para darmos um apoio ao resgate.
Infelizmente, devido às dificuldades de locomoção da equipe da ONG (logística e financeira) não tivemos condições de atender imediatamente a ocorrência, ficando somente com a parte de orientar a melhor maneira de resgatar os animais, que fosse segura para todos. Felizmente o Secretário, com a ajuda dos moradores (o Sr. Leonard Lacerda e o proprietário do sítio o Sr. Pinô), conseguiram ter êxito no resgate.
A Jaguatirica, (Leopardus pardalis) ocorre em uma variedade muito grande de ambientes que vão desde áreas florestadas e pluviais até formações abertas e secas como a Caatinga e Chaco. No Brasil, estes ambientes incluem vegetação costeira das restingas, as mais variadas formas de florestas tropicais e subtropicais, assim como diversas fisionomias do Cerrado e da Caatinga.
A principal ameaça às populações de Jaguatirica no Brasil é indubitavelmente a perda e a fragmentação dos habitats naturais do qual a espécie depende. Apesar de ser encontrada em áreas agrícolas, a espécie ocorre apenas se houver algum remanescente de vegetação natural. Em menor escala, o abate de animais para controle de predação em aves domésticas, assim como atropelamentos, também pode representar ameaças, da mesma forma que a transmissão de doenças por carnívoros domésticos.
O trabalho que a Patrulha Ambiental vem desenvolvendo na região, junto à população, tem trazido mudanças de comportamento e, atitudes como essa, de preservar a vida silvestre, tornam-se cada vez mais frequentes, tendo consciência de que existe toda uma cadeia em torno desses animais e outros que compõem o bioma Caatinga.
Fonte: https://www.icmbio.gov.br/
Fotos: Rafael Saraiva
Fotos: Patrulha Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva