Vários casos de crime eleitoral foram registrados em algumas cidades da Região do Araripe no último domingo quando foram realizadas as eleições 2020. No município de Trindade por volta das 13:50 de domingo 15/11, a polícia militar foi acionada pelo Promotor Eleitoral Dr. Guilherme, onde o mesmo informou que abordou o veículo Fiat Toro no Distrito da Mangueira, onde foi identificado como crime eleitoral, ao constatar a condução de eleitores no veículo sem nenhum grau de parentesco com a motorista e proprietária do veículo. Diante das circunstâncias a condutora foi encaminhada para a DPC local para serem tomadas as medidas cabíveis. RESULTADO: TCO.
Ainda em Trindade no domingo a PM foi acionada e informada que na Escola Osvaldo Cruz, um indivíduo foi votar embriagado causando agitação e gritaria na escola. Ele foi orientado por um policial a se comportar para votar, e ao sair da cabine de votação começou a gritar e anunciar o nome de um dos candidatos a prefeito do município com a legenda. Quando repreendido pelo mesmo policial, se agitou mais ainda e começou a proferir palavras de baixo calão contra o policiamento. O mesmo foi preso e conduzido algemado para a delegacia onde foi notificado com um TCO.
No dia anterior, 14/11, por volta das 21:30, também no município de Trindade, uma Operação conjunta com o Ministério Público e GGI 9.031 GATI da Polícia Militar, com a finalidade de combater possíveis irregularidades nas campanhas eleitorais e dar fiel cumprimento às determinações do TRE-PE, realizaram rondas com abordagens a veículos suspeitos e, ao ser abordado uma TOYOTA HILUX, cor BRANCA, placa PDD-0300, com três ocupantes, sendo um deles candidato a vereador, e ao proceder a abordagem aos ocupantes e no interior do veículo foi localizado um caderno com anotações de nomes de supostos eleitores, folhas de ofícios contendo anotações de títulos eleitorais, santinhos de um candidato a vereador e uma quantia de R$ 14.693,00 (quatorze mil seiscentos e noventa e três reais). Diante dos fatos, as partes e os objetos apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão em Ouricuri, para aplicação das medidas cabíveis, conforme B.O. 1708/2020. MATERIAL APREENDIDO: R$ 14.693,00 (QUATORZE MIL SEISCENTOS E NOVENTA E TRÊS REAIS); 01 - CADERNO DE ANOTAÇÕES (MARROM), 07 - SETE FOLHAS DE OFÍCIO COM ANOTAÇÕES DE TÍTULOS ELEITORAIS; SANTINHOS DO CANDIDATO. RESULTADO: INQUÉRITO POR PORTARIA.
Em Araripina na manhã do domingo 15/11, a GT Operações, ao realizar rondas pela cidade, foi acionada pelo Oficial de Fiscalização para conduzir uma ocorrência de Crime Eleitoral, descumprimento da Art. 39 da lei 9.504, e perturbação do sossego. Os três envolvidos se encontravam em motocicletas com bandeiras de partidos e fazendo propaganda política, e com os canos de descarga adulterados, fazendo muito barulho. Todos foram encaminhados a DPC local, com os referidos veículos, uma motocicleta Honda Brox 150, cor vermelha placa PES-3894, uma C/100 BIZ ES, preta placa KKL-3033 e uma Honda Titan ESD 150 cor preta. Após procedimento na DP, os veículos foram entregue na CIRETRAN, mediante 07 notificações aplicadas, tudo registrada no B.O :1715/2020. RESULTADO: 03 TCOs.
Ainda em Araripina a GT Operações foi acionada pelo Oficial de Fiscalização para conduzir uma ocorrência de Crime Eleitoral, descumprimento do Art. 39 da Lei 9.504 na FAFOPA. Ao chegar no local os policiais encontraram a denunciante, uma advogada queixando-se que a fiscal do partido oposto teria entregado uma máscara para um eleitor que se encontrava na fila de votação e pediu para que ele votasse no seu partido, e que no momento da ação a queixosa fez uma filmagem com seu aparelho celular, servindo como prova em desfavor da Fiscal. Diante dos fatos os policiais conduziram os envolvidos para a DPC local para as devidas medidas cabíveis conforme B.O :1710/2020. RESULTADO: 01 TCO.
Também em Araripina no dia 15/11, a GE ROCAM foi acionada pela Central de Operações informando de um possível crime eleitoral (boca de urna), na escola Estadual Independência. De imediato os policiais foram para o local citado, onde constatou a veracidade do fato, em que o fiscal de seção flagrou uma senhora entregando santinhos de candidatos a prefeito e vereador no interior da escola. Diante dos fatos os envolvidos juntamente com o material apreendido foram encaminhados à delegacia local para adoção das medidas cabíveis. Tudo foi registrado conforme o BO 1717. RESULTADO: 01 TCO.
Outra ocorrência de crime eleitoral registrada em Araripina aconteceu por volta das 09:10 do domingo 15/11, onde a GTI 9.011 foi solicitada pela Central informando sobre crime eleitoral na Escola Luiz Gonzaga Duarte. Ao chegar no local os policiais se depararam com os envolvidos junto com o efetivo policial que estava no local. A testemunha informou que a imputada havia entrado na cabine de votação e deixado alguns "santinhos" de candidatos. Diante dos fatos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Tudo foi registrado conforme B.O. 1711/2020. RESULTADO: TCO.
No município de Ipubi, no domingo 15/11, a PM foi informada para averiguar uma ocorrência de possível transporte irregular das eleições, onde uma testemunha alegou ter visto três motoristas com os veículos sem as medidas exigidas pela Justiça Eleitoral, um Fiat DUCATO, cor PRATA, PLACA KXS-3198, um FIAT BRANCO 2006, PLACA HXI-4182, e um I/M BENZ 312D cor BRANCA, PLACA KKT-3314. Todos foram encaminhados a DPC para averiguação dos fatos relatados pelos denunciantes conforme BO 1712/2020. RESULTADO: Inquérito Policial.
Ainda em Ipubi a policia militar foi acionada pelo Oficial de Fiscalização pedindo apoio para conduzir seis pessoas que estavam em aglomerações em descumprimento das ordens do Ministério Público da Justiça Eleitoral. Todos estavam no mesmo carro, alguns em cima do teto, fazendo baderna. Ao serem abordados, os mesmos desobedeceram a ordem. Sendo assim todos foram levados a DPC de IPUBI. Conforme B.O :1719/2020. RESULTADO: 06 TCOs.
Também no dia 15/11, em Ipubi, por volta das 08:00, quando em operação conjunta com o Ministério Público, a GT flagrou no Distrito de Serrolândia aglomeração de pessoas uniformizadas. Diante da situação, o Ministério Público e a polícia militar determinaram a dispersão, entretanto foi desobedecia a ordem, motivo pelo qual foram conduzidos a D.P.C. de Ipubi. Durante o trajeto à Delegacia, foram observadas outras pessoas em Serra Branca, que também foram orientadas, mas descumpriram a determinação, motivo pelo qual também foram conduzidas. Tudo foi registrado conforme o B.O. 1713/2020. RESULTADO: 11 TCOs.
No município de Exu, por volta das 11:30 da manhã de domingo 15/11, as equipes do GATI foram encaminhadas pelo oficial da fiscalização da Operação Eleições a fim de averiguar um crime eleitoral de prática de condução ilegal de eleitores. De imediato os policiais militares se deslocaram ao local do fato e flagraram o veículo de marca GM, modelo D-10, com o motorista F.V.R, 45 anos, parado no Distrito do Zé Gomes, o qual estava com um adesivo da justiça eleitoral, porém pertencente a outro veículo, além de ser das eleições passadas. A ocorrência foi apresentada na delegacia de policia civil, onde foi lavrado um 01 (um) Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ 7º BPM
Reportagem – Fredson Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva