A equipe da Patrulha Ambiental recebeu um chamado de populares, que haveria uma cobra no interior de uma residência, imediatamente, os agentes ambientais Leonardo Fernandes e Marquel Jacob, se deslocaram para o local, e com os equipamentos adequados, realizaram o resgate da cobra Jiboia (Boa constrictor) nesta residência na cidade de Araripina – PE.
A Patrulha Ambiental registrou um aumento no resgate e ou captura de animais silvestres nos últimos meses, tendo como fatores principais o ciclo reprodutivo de algumas espécies, desmatamentos, construções e o período de chuvas em que há o aumento do volume de água nos riachos, barragens e açudes, forçando os animais silvestres a procurarem novos abrigos.
Seguem algumas características de animais dessa espécie: seu corpo é alongado roliço e ligeiramente comprimido nas laterais. Sua cor é camuflada e confunde-se com o ambiente. São serpentes de médio a grande porte e podem medir até 4 metros de comprimento. Sua reprodução é vivípara. A gestação dura de 127 a 249 dias e nascem entre novembro e fevereiro. Produz de 8 a 50 filhotes por ninhada. São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer. São considerados animais pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem. As jiboias vivem aproximadamente 20 anos.
Portanto, em casos semelhantes, procure entrar em contato com alguma instituição que esteja apta a realizar o resgate com segurança. Parte da equipe da Patrulha Ambiental já participou do treinamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Tangara – CPRH – Recife -PE) onde foram ensinadas técnicas de manejo e contenção de animais silvestres, trazendo assim, uma maior segurança no momento da ação.
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/jiboia
Fonte:www.infoescola.com/repteis/jiboia/
Fotos: Patrulha Ambiental
Fredson, tudo bem cara? Admiro demais seu trabalho. Entro diariamente no blog. Apenas queria fazer uma correção a respeito da reprodução da BCC (BOA CONSTRICTOR CONSTRICTOR) a jiboia da matéria. Elas são viviparas, não ovipara como está na matéria. Só isso memso que queria falar. Abraço fredson!! Sucesso...
ResponderExcluir