A governadora em exercício, Luciana Santos, visitou, na manhã da sexta-feira (03.05), as instalações do Serviço de Estruturação e Reabilitação da Criança – SERC, na cidade de Gravatá, Agreste do Estado. Recebida pelas crianças atendidas e por seus familiares, Luciana conheceu as salas e ouviu explicações sobre o funcionamento do centro e os benefícios conquistados ao longo dos quase 30 anos de existência.
“Quando começamos, as mães trabalhavam de graça para o filho dela e para os filhos dos outros. Sempre batalhamos, carregando os filhos nas costas, e o povo da rua chamava ‘os doidão’. Eles chamavam nossos filhos de ‘bituca’, e isso me chocava, eu chorava”, comentou Antônia Soares da Silva. “Hoje em dia, eu passo e ninguém chama de nada. A gente é ser humano como qualquer um, tem os mesmos direitos que eu tenho, que você tem. Estou aqui há muitos anos, lutando pela vida, lutando por ela”, completou, apontando a filha Marcione, que é atendida no SERC desde a sua fundação, há 30 anos.
A entidade atende, atualmente, 185 crianças e adolescentes com deficiência, preferencialmente oriundas de famílias de baixa renda do centro e da zona rural de Gravatá, bem como de cidades circunvizinhas. O SERC é não governamental e oferece serviços nas áreas de saúde, pedagógica e de fortalecimento institucional.
A presidente da entidade, Ivone Batista Marinho, explica que os serviços ofertados são voltados de forma especializada e continuada à criança, adolescente e jovens com deficiência, a exemplo de fisioterapia, fonoaudióloga, Terapia ocupacional, serviço social, psicologia, psicopedagogia, capoeira, educação física, teste da orelhinha, artes, entre outros.
A vice-governadora elogiou as atividades do grupo. “Vocês fazem um trabalho exemplar. Essas crianças merecem o tratamento feito com amor e cuidado que vocês oferecem com convicção, paixão e dedicação às causas coletivas. O que vocês fazem aqui não se mensura e, por isso, convidamos o secretário de Saúde para conhecer esse trabalho, para ajudar no que for necessário e contribuir para que o serviço oferecido pelo SERC possa ser alçado a outro patamar”, afirmou Luciana.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou da visita, acompanhado por membros de sua equipe. O grupo realizou uma reunião de trabalho para conhecer as demandas do SERC e apontar possíveis soluções. “Trouxemos nossa equipe para uma reunião no sentido de encontrar caminhos para devolver a capacidade ao SERC de continuar trabalhando e prestando melhor serviço para a comunidade de Gravatá. Para mim, é muito importante encaminhar soluções para melhorar o atendimento que é tão relevante e necessário para essas famílias”, observou Longo.
O deputado estadual Waldemar Borges também integrou a comitiva. “Esse é um trabalho que tem papel fundamental na vida de tantas crianças, tantos jovens, de tantas famílias que lidam com essa questão da deficiência. Nós temos consciência do valor do serviço que vocês prestam aqui”, comentou.
LUCIANA SANTOS VISITA SINDICATO DAS DOMÉSTICAS E ANUNCIA 120 NOVAS VAGAS PARA CAPACITAÇÃO
Capacitação profissional para pernambucanas que trabalham como empregadas domésticas. Esse foi o tema abordado na da governadora em exercício, Luciana Santos, ao Sindicato da classe, na quinta-feira (02.05). Ao lado da secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, a chefe interina do Executivo estadual anunciou a implantação de um curso de capacitação para 120 empregadas domésticas em Pernambuco. O encontro marcou os quatro anos da regulamentação da PEC das Domésticas.
“Achei muito importante vir aqui, na primeira vez em que uma mulher assume o Governo, como uma iniciativa simbólica. Quatorze por cento das mulheres trabalhadoras em Pernambuco são empregadas domésticas, e a luta que a gente tem é para reconhecer direitos. Uma luta que acompanho há anos. A Secretaria da Mulher vai fazer essa capacitação, com cursos sobre direitos e sobre a atividade profissional, que vão agregar valor e conhecimento e aprimorar não apenas a qualificação, mas também funcionará como um exercício de cidadania”, assegurou a governadora em exercício.
A secretária Silvia Cordeiro, que conhece bem a história do Sindicato das Domésticas desde a época em que era ainda uma associação, celebrou a conquista da categoria, que emprega em sua grande maioria mulheres. “Ainda quando Luciana Santos era deputada federal, apresentamos essa proposta de construção com o sindicato, através de emenda parlamentar, para oferecer um projeto que será avaliado por vocês e feito em parceria com vocês, no horário em que vocês puderem”, explicou a secretária às trabalhadoras que participaram do encontro.
Luíza Batista, diretora-geral do Sindicato das Empregadas Domésticas de Pernambuco, acompanhou a visita e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Qualquer trabalhador ou trabalhadora, de qualquer categoria, a partir do momento que se qualifica tem condições de negociar um salário melhor, condições de trabalho melhores, e é isso que o sindicato espera. Esperamos que, com a qualificação, as companheiras possam negociar um salário melhor”, afirmou.
A diretora-geral também comentou a regulamentação da emenda constitucional, que entrou em vigor em 2015. “Houve melhoras, houve avanços, mas também a gente percebe que a informalidade ainda é muito alta, por conta tanto da questão de muitos empregadores não respeitarem a lei, como também pela situação em que o País vive atualmente, quando muitos estão perdendo seus empregos. Quando isso acontece, a primeira coisa que eles tiram do orçamento é justamente a trabalhadora doméstica”, acrescentou Luíza Batista.
Michele dos Santos é empregada doméstica e acompanhou a reunião. Ela se disse animada para participar do curso de aprimoramento das técnicas de cozinha. “Eu achei super legal, visse? É ótimo! Vai facilitar para a gente arrumar emprego, porque a gente tendo uma qualificação é mais fácil do que uma pessoa que não tem. A patroa não vai querer contratar uma pessoa que não tenha qualificação. Lógico que ela vai preferir uma que tenha”, observou a trabalhadora.
PORTO DIGITAL – Ainda nesta quinta-feira, a governadora em exercício visitou o Porto Digital, para conhecer o Programa MINAs, que visa atrair mulheres para trabalharem no mercado de inovação baseado em tecnologias da informação. Luciana Santos visitou o prédio que acolherá a ideia do programa, batizado de Moeda 50, localizado na Rua da Moeda, nº 50, no Bairro do Recife. Associado ao acolhimento do programa, o espaço, que deve ser inaugurado até o final deste ano, funcionará como uma creche do Porto Digital.
O público-alvo preferencial será de crianças cujas mães trabalham nas empresas do órgão ou que residam nas imediações do Bairro do Recife. Serão 181m² de área para as crianças e outros 120m² para o ambiente de trabalho compartilhado. Com base nos princípios do programa MINAs, o principal objetivo é apoiar a reinserção das mães no mercado.
“Queremos, com o Programa MINAs, estimular a atividade profissional de mulheres na área de tecnologia da informação. Além do espaço que será utilizado como ambiente de trabalho, a creche vai incentivar as mulheres a continuarem no mercado de trabalho. São ações importantes para a melhoria da qualidade de vida da mulher pernambucana”, afirmou Luciana Santos.
Da ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva