Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, na tarde da segunda-feira (15.04.2019), o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) destacou a importância da inclusão do projeto do Canal do Sertão entre as prioridades do Plano Hídrico do Nordeste. O anúncio desta decisão do Governo Federal foi feito no final da semana passada pelo Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.
“Essa decisão do Governo Federal foi muito importante, porque, tratado como prioridade, o Canal do Sertão deve ter o projeto executivo realizado com maior brevidade, facilitando o início efetivo das obras”, ressaltou Antonio Fernando. O deputado também defendeu a manutenção do Canal do Sertão na integridade de seu projeto, “garantindo o traçado da obra hídrica de forma a atender, sem exceção, os 17 municípios beneficiados no projeto original, que tem início na barragem de Sobradinho, na Bahia, atravessa os sertões do São Francisco e o Araripe, podendo atender até municípios do Piauí.”
Para o deputado, outra questão fundamental será a manutenção da destinação do projeto do Canal do Sertão, com prioridade de implantação das áreas irrigadas para a agricultura familiar e o cultivo de produtos da Cesta Básica. Segundo o deputado, também há viabilidade de destinação de uma área para grandes projetos agroindustriais, como usinas de Cana-de-Açúcar irrigada, com alta produtividade. “O mais importante é a geração de emprego e renda na região, já que o canal pode garantir cerca de 350 mil empregos diretos e indiretos”, destacou Antonio Fernando.
No mesmo pronunciamento, o deputado também destacou a divulgação, pelo Governador Paulo Câmara (PSB) do plano de recuperação 1,5 mil quilômetros de rodovias no Estado. “Nesses primeiros meses de mandato, fizemos várias indicações com pedidos de melhorias nas estradas do Araripe. E só em nossa região, foram incluídas pelo Governo ações de recuperação das rodovias PE-545 (que liga Ouricuri, Bodocó e Exu, indo até a divisa com o Ceará); da PE-576 (entre Ipubi e Trindade); PE-625 (entre Santa Cruz e Santa Filomena); e a obra de entroncamento da BR-316 com a PE-555 (que liga Parnamirim a Lagoa Grande)”, finalizou Antonio Fernando.
Por Francisco Monteiro/ Jornalista
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