sexta-feira, 30 de novembro de 2018

BODOCÓ - SESC LER REALIZA TESTE DE SAÚDE GRATUITOS NA SEGUNDA-FEIRA 03/12

A prevenção e o diagnóstico são sempre o melhor caminho para a manutenção da saúde e bem estar. De acordo com o Ministério da Saúde, além do tratamento, o acesso a testagens e melhoria no diagnóstico foram alguns fatores responsáveis pela redução de 16% no índice de óbitos por Aids no Brasil nos últimos quatro anos. Seguindo esta causa, o Sesc Ler Bodocó vai realizar ação de saúde nesta segunda-feira (03/12).

A atividade será realizada na Praça José Gomes de Sá, no Centro, das 8h às 12h. Nesse período, homens e mulheres poderão participar de testes de HIV e sífilis, das hepatites B e C e aferição de pressão arterial. A atividade, realizada em parceria com a prefeitura municipal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Centro de Testagem e Acolhimento, é gratuita e pretende realizar 100 atendimentos.


Serviço: Dezembro Vermelho

Data: Segunda-feira (03/12)

Horário: a partir das 8h

Local: Praça José Gomes de Sá, no Centro

Entrada gratuita

Informações: (87) 3878-1724

Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson Paiva

Foto - Reprodução Internet

9º EDIÇÃO - PETROLINA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 
Em sua 9ª edição, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolina promoveu o diálogo sobre proteção, diversidade e combate a violência no Sertão do estado. O evento realizado na quarta-feira (28), no auditório do SEST/SENAT, reuniu autoridades; conselheiros; representantes de instituições e movimentos sociais; estudantes e representantes da comunidade.

Promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e pelo Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), a conferência teve a proposta de mobilizar o poder público e sociedade civil no fortalecimento das políticas públicas voltadas para essa parcela da população que representa o futuro do município. Durante todo o dia, foram propostas ações que garantam o protagonismo nos mais diversos espaços as crianças e adolescentes.
Durante o evento, o prefeito do município, Miguel Coelho, ressaltou a importância de defender e proteger os direitos dos jovens petrolinenses. “É necessário envolver todas as entidades, conselhos e todas as partes interessadas para que possamos preservar o presente e, principalmente, o futuro dessas crianças e adolescentes. Temos feito nossa parte como gestão municipal através dos mais variados programas e das ações que desenvolvemos com o apoio de parceiros. Esperamos com esse trabalho construir um futuro mais próspero e seguro para nossas crianças”, disse o gestor.

A programação contou com apresentações dos alunos da Obra Social do CEMAM, com apresentação das ações da Sedesdh; com a palestra do professor Marcelo Ribeiro da Univasf ; com debates e com a escolha e apresentação dos 16 delegados que representarão o município na Conferência Estadual prevista para o segundo semestre de 2019.
Fotos: Alexandre Justino

ARARIPINA - PREFEITURA E SENAI OFERECEM 600 VAGAS PARA CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

A Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, está ofertando 600 vagas para cursos de aperfeiçoamento profissional. 

Os cursos terão início no dia 02 de dezembro e as inscrições estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (26) no site https://cursos.araripina.pe.gov.br. Veja abaixo os cursos que serão oferecidos: 

· Técnicas de recepção para hospitais e farmácias - (36h) 

· Técnicas de recepção para Hotelaria - (36h) 

· Atendimento ao público - (16h) 

· Ética profissional - (12h) 

· Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde - (16h) 

· Gestão financeira - (40h) 

· Gestão de equipes - (20h) 

· Desenvolvimento de habilidades gerenciais - (20h) 

· O Varejo do Futuro - Novas estratégias para atrair e conquistar clientes – (15h)

Da ASCOM

OURICURI - POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO DE LATROCÍNIO EM BARRA DE SÃO PEDRO

Por volta das 16:30 de quarta-feira 28/11, a Equipe de Policiais Civis da 24° Delegacia de Polícia de Homicídios composta pelos agentes Davi, Frederico e Allonso, com apoio do Comissário Eudes Jr, integrante da Equipe Malhas da Lei, da 24° DESEC, sob comando do Delegado Dr. George Dantas Saraiva e coordenação da Delegada Seccional Dra. Katyanna Muniz, deram cumprimento a outro mandado de prisão em Ouricuri. 

O Mandado de Prisão Temporária foi expedido pelo Dr. Eugênio Jacinto Oliveira Filho, em desfavor de Antônio Marcos da Costa Lima, pelo crime de Latrocínio cometido contra a vítima Juscelino Soares Gomes. 

Segundo a polícia o fato ocorreu no dia 27 de maio de 2018, após um bingo naquela localidade, e desde então vem sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da 24° DESEC. 

Após os procedimentos de praxe, o acusado foi apresentado ao Dr. Moary Drumond Pimenta, Delegado de Trindade, tendo em seguida sido encaminhado a Cadeia Pública de Trindade, onde está preso à disposição da justiça. 

Essa é mais uma investigação que culminou em Prisão da 24° DPH - Polícia Civil na região do Araripe, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade. 

Fonte - POLICIA CIVIL/ Dinter-II/ 24ª DESEC/ 24ª DPH 

Reportagem/ Foto – Fredson Paiva

MODERNAS INSTALAÇÕES - SEBRAE ARARIPINA INAUGURA OFICIALMENTE A NOVA SEDE


A Unidade do Sebrae no Sertão do Araripe inaugurou oficialmente ontem quinta-feira (29/11), sua nova sede, que irá funcionar na Rua Marcos Vieira de Alencar, nº 331 - Loja 1, no Centro de Araripina. A solenidade contou com a presença de autoridades públicas e de órgãos representativos dos municípios do Araripe atendidos pelo escritório.

A nova sede permitirá mais qualidade no atendimento aos clientes, fortalecendo o trabalho de desenvolvimento regional realizado pelo Sebrae há 17 anos no Araripe. O novo espaço é composto por escritório com acessibilidade, sala de treinamento com capacidade para quarenta pessoas e auditório para setenta pessoas.

A partir de sexta-feira (30/11), os empreendedores poderão buscar serviços e informações sobre consultorias, capacitações, palestras, entre outros, nas áreas de Indústria, Comércio e Serviços e Agronegócio, na nova sede. O atendimento ao público continuará acontecendo no mesmo horário, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O atendimento telefônico também permanece inalterado, no número (87) 3873-1708.
Ouça abaixo uma entrevista com o superintendente do Sebrae Pernambuco, Oswaldo Ramos, foto acima, ao repórter Fredson Paiva, da Arari FM, falando sobre a nova sede do Sebrae de Araripina, a qual é referência para todos os outros escritórios do Sebrae Estado.

Ouça também abaixo uma entrevista com a Diretora Técnica do Sebrae Pernambuco, Ana Dias, foto acima, ao repórter Fredson Paiva, falando sobre a nova sede e as novas oportunidades que o grande, o médio e pequeno empreendedor terão em um futuro breve.

Com informações do Sebrae Araripina

Reportagem/ Fotos/ Entrevista - Fredson Paiva

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

IF SERTÃO - EXPOSIÇÕES, MESAS REDONDAS, OFICINAS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS AGITAM A II SEMANA DE HUMANIDADE DO CAMPUS OURICURI


Exposições, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais revestiram de um colorido diverso, contemporâneo e libertário o terceiro dia de programação da II Semana de Humanidades do campus Ouricuri do IF Sertão-PE. Na Comunidade Teiú, nas salas, cantina e corredores do campus e no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE) as ações formativas, reflexivas e artísticas sensibilizaram os públicos presentes ao evento, tematizando a necessidade de superar opressões estruturais à sociedade brasileira, como o machismo, o racismo, a homofobia e as desigualdades sociais. 

Na manhã da quarta-feira (28), a Exposição “Antropofagias: comer as distopias pelas liberdades brasileiras”, que teve a proposição do professor Juliano Varela e a curadoria do artista Luiz Marcelo Barboza, ocupou a sala 17 e os corredores do campus com obras elaboradas a partir das mais tradicionais linguagens das artes plásticas, como o desenho, a pintura, a escultura e a cerâmica e propostas contemporâneas e inovadoras, como o bordado em papel, o caderno de artista, o trabalho/instalação e a fotografia. 

A escolha dos artistas que compuseram a exposição não foi por acaso. De acordo com Luiz Marcelo Barboza, é fundamental trazer obras produzidas por corpos femininos, negros, indígenas, homossexuais e periféricos para a curadoria das exposições de arte. “A arte tem a função de questionar os espaços de legitimidade, para que as pessoas consigam se enxergar, ser abraçadas e desconstruir os signos de opressão. A gente não vai desistir de expor e transitar simplesmente porque as pessoas não estão preparadas para nos receber enquanto homossexual, negro, mulher e trans”, afirmou ele. 
A Exposição é fruto de uma parceria entre profissionais das artes e das ciências humanas dos sertões do Araripe e do Submédio São Francisco. Desde 2015, esse intercâmbio tem possibilitado a mostra de obras que tematizam os territórios, a ditadura militar, o sincretismo e a intolerância religiosa. Desta vez, os trabalhos receberam as seguintes denominações: “Somos todos negros?”, “Yabás” e “Ebó”, de Luiz Marcelo Barboza; “Corpos Indesejáveis” e “Angélique Namaika”, de João Pedro Rodrigues; “Presente!”, do coletivo bordado em luta; “’Mãe gentil, pátria amada Brasil’”, de Clarissa Campello; “Carranca Trans” e “Carranca de Peito”, de Carina Lacerda; “Série Metamorfose” e “Série Diversos”, de Morgana Caroline; “Solo Sangre (I)”, de Alisson Nogueira e “Corpo dissidente”, de Déba Viana. 

Com foco no debate sobre as desigualdades sociais, a professora de Eletrônica do campus Ouricuri, Shayane Moura, foi curadora da Exposição “Ciência para a redução das desigualdades”, que reúne as obras “Banquinhos da equidade”, “Somos todos da raça humana”, “Como a riqueza é distribuída?” e “Mesa da desigualdade de gênero”, além do “Jogo para uma sociedade diversa”, trabalho da disciplina Sociologia da turma de Informática 2016.1, ministrada pelo professor Juliano Varela, com o apoio do Grêmio Estudantil do campus Ouricuri. 

A Exposição “Ciência para a redução das desigualdades” foi realizada graças à parceria com o Espaço Ciência de Pernambuco, que cedeu as obras para serem apresentadas durante as atividades acadêmicas e ao longo do ano em outros espaços e cidades. Com o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, a exposição tem o objetivo de “mostrar como a ciência pode construir políticas que reduzam as desigualdades sociais, de gênero e de oportunidade entre as pessoas”, afirmou a professora Shayane. 
Já a Exposição “Meus Discos Compactos”, do professor de música do campus Ouricuri, Alanderson Maxson, reúne um acervo de 122 CD’s que pertencem à sua coleção particular, possibilitando o encontro do público com os mais variados gêneros musicais e artistas da música nacional e internacional. O objetivo é oferecer ao visitante a possibilidade de ouvir o CD, folhear o encarte e até gravar em arquivo digital o álbum de sua preferência. “Alguns desses CDs são bem difíceis de serem encontrados e o intuito é que as pessoas entrem em contato com as informações que não são facilmente encontradas nas plataformas digitais”, destacou o professor Alanderson. 

Ocorreu também, na manhã desta quarta-feira (28), a mesa redonda “Juventudes e questões raciais na sociedade sertaneja”, com a participação das palestrantes Raquel Linhares e Tamires Torres, alunas da Licenciatura em Química da unidade escolar, e a mediação do professor das disciplinas de Filosofia, Cristiano Dias. Foram feitas reflexões a respeito das questões raciais referentes à juventude negra, indígena, sertaneja e nordestina. A estudante Mariane Barboza destacou a urgência de debater o assunto. “É um tema muito recorrente e que precisa ser debatido porque ainda existe muito preconceito e racismo no nosso país”, afirmou ela.

À tarde, foi o momento da realização de duas mesas redondas que tematizaram a necessidade do reconhecimento da história de luta, resistência e afirmação e das especificidades contemporâneas de duas matrizes que compõem a cultura brasileira: a indígena e a africana. Ambas contaram com a mediação da professora do campus Ouricuri, Aline De Biase. 
Com a licença dos encantados entoada em cânticos da linha de Toré do povo Truká, a mesa redonda “Sertão território indígena: direitos sociais, políticas públicas e condições de permanência” foi aberta para as exposições orais de Déba Viana Tacana, estudante de Artes Visuais da Univasf e da etnia Tacana, Elaine Rodrigues, estudante de Tecnologia em Alimentos do campus Salgueiro do IF Sertão-PE e representante da etnia Truká e Valéria Truká, também da etnia Truká de Cabrobó-PE. 

Na pauta de discussão, os desafios de ser indígena nos tempos atuais, ter acesso e permanência ao ensino superior e às outras esferas da vida em sociedade, além da história de resistência dos povos originários do Brasil para a manutenção e a conclusão do processo de reconhecimento oficial dos seus territórios. Como exemplo vivo desses desafios, as representantes do povo Truká discorreram sobre as diversas tentativas de apropriação das suas terras desde pelo menos o século XVIII por poderes municipais, estaduais e eclesiásticos. 

“Essa luta pelo nosso reconhecimento vem de muito tempo atrás e eu só queria que vocês pudessem conhecer mais a história do povo indígena do Nordeste, que é de muita dor e sofrimento. Temos 12 escolas, 25 aldeias, o nosso território é de oito mil e duzentos hectares, temos aproximadamente sete mil indígenas e a área até hoje não foi demarcada. A gente precisa apelar de todos os jeitos para que o governo escute”, enfatizou Elaine Rodrigues. Encantada com o espaço de discussão e as importantes intervenções ocorridas, ela estendeu o convite ao público para uma visita ao povo Truká. 

Ainda tematizando os desafios de existir e resistir nos tempos atuais, a mesa redonda “Corpos Negros: da diáspora à luta pela ocupação dos espaços na contemporaneidade”, contou com as exposições da professora de Ciências Sociais da Univasf, Paula Galrão, da coordenadora do projeto #SouPeriferia, Karoline Souza, e do estudante de História da UPE, Emanuel Lucas. Na ocasião, foram debatidas as interconexões entre o sexismo, a opressão de classes, a identidade de gênero e o racismo, que transformam os corpos negros em alvos preferenciais da violência e da exclusão social e institucional. 

A professora Paula Galrão fez um apanhado histórico da organização das mulheres negras que, nos anos de 1980, possibilitou a consolidação do feminismo negro e o estudante Emanuel Lucas apresentou seu artigo intitulado “DA ESCREVIVÊNCIA À LUZ: corpos estranhos em busca do existir”, em que sinaliza a necessidade de fortalecer a negritude na construção de ferramentas, estratégias e metodologias para fazer enfrentamento ao pensamento dominante eurocêntrico. 

Também componente da mesa, Karoline Souza, destacou a importância de discutir a situação da mulher negra na atualidade. “Quando a gente fala da mulher negra e o lugar que ela ocupa, a gente vê que não evoluímos tanto assim. Estamos nas lavouras, nos trabalhos domésticos, com salários baixíssimos, com trabalhos com carga horária extensa, por isso que é bom trazer essa discussão pra gente pensar o que vamos deixar para a posteridade. Que lugares as mulheres negras vão ocupar? Esses lugares vão melhorar?”, questionou ela. 

O terceiro dia de programação da II Semana de Humanidades do campus Ouricuri foi finalizado com as apresentações do espetáculo teatral Maria de Araújo e o milagre de Juazeiro do Norte, do Coletivo Passarinho e Trup Errante, Recital Ponto Poético, da Cia Teatral Biruta, e da banda Rádio Retrô e EdiForró, composta por estudantes do campus Ouricuri. 

Na Fazenda Teiú, comunidade rural do município de Ouricuri, a apresentação do Ponto Poético levou um recital de poesias de escritoras negras para um público atento. A atriz e arte-educadora Cristiane Crispim ficou satisfeita com a recepção do público às dores, lutas, resistências e conquistas da população negra. “É um sentimento de felicidade, de satisfação, de uma sensação de missão cumprida. Fazemos nossa arte para chegar aos lugares, nas pessoas mais diversas possíveis. Então, vir para a comunidade apresentar a um grupo de mulheres nos honra bastante e nos deixa muito felizes, pois nós comungamos das mesmas lutas e, assim, fortalece o nosso caminhar, a nossa luta por justiça”, declarou ela.

A vice-presidente da Associação das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Teiú, Cícera Carvalho, também contou o sentimento de ter vivenciado o recital Ponto Poético. “O tema é muito importante para ser discutido nas escolas e associações. Foi muito bom que o evento tenha vindo para nossa comunidade e são de momentos como esse que precisamos trazer para Fazenda Teiú”, disse. Coordenadora da região do Sertão do Araripe da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de Pernambuco e moradora da Fazenda Teiú, Lourivanda Souza se sentiu tocada ao assistir ao recital. “Arrepiei-me no evento, porque eu sou mulher negra e me senti representada com os temas abordados nas poesias”, afirmou ela.

Fotos: Lídio Parente

Texto: Luis Osete e Felipe Piauilino

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL PRENDE NO DISTRITO DE NASCENTE HOMEM QUE TINHA MANDADO DE PRISÃO NO CEARÁ

Por volta das 13:00 da terça-feira 27/11, a Equipe Malhas da Lei da polícia civil composta pelos comissários Junior Araújo, Edelson Borges e Daniel, com o apoio da equipe do DENARC composta pelos agentes Rafael Barbton e Eduardo, sob o comando do Dr. Ailton Junior, e a coordenação da Dra. Katyanna Muniz, deram cumprimento a outro mandado de prisão em Araripina. 

Segundo a polícia o mandado de prisão foi cumprido em desfavor da pessoa de Cícero Wanderlânio Pereira da Silva, de 35 anos, casado, natural do Crato-CE, o qual foi preso na Rua Brasília, Distrito de Nascente, zona rural de Araripina. 

Ainda segundo a polícia o mandado foi expedido pelo magistrado da Comarca da 1ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte-CE, Dra. Ana Raquel Colares dos Santos Linard, pelo crime previsto no Artigo 155, furto. 

Após os procedimentos de praxe o capturado foi apresentado Autoridade Policial, tendo sido encaminhado à Cadeia Pública de Araripina, onde está preso à disposição da justiça. Essa é mais uma ação de Captura da Polícia Civil na cidade de Araripina, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade. 

Fonte - POLICIA CIVIL/ DINTER-II 24ª DESEC/ OPERAÇÃO MALHAS DA LEI/ ARARIPINA/DENARC/OURICURI 

Reportagem/ Foto – Fredson Paiva

PERNAMBUCO - MICRO E PEQUENAS EMPRESAS TIVERAM CRÉDITO DE 26 MILHÕES ATÉ OUTUBRO

 
De Janeiro a outubro deste ano a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco – Agefepe financiou um total de R$ 26 milhões para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

Desse total, 41% são referentes a 495 operações de microcrédito para capital de giro, com destaque para os setores de confecções e de alimentos (pequenas mercearias e lanchonetes). Outro segmento que se destacou foi o de artesanato com 220 operações, as quais beneficiaram expositores da Fenearte que obtiveram crédito para compra de estande e capital de giro.

Uma das beneficiadas foi Viviane Locatelli, que produz assessórios como brincos, colares e pulseiras com fibras de coco em Porto de Galinhas. Segundo ela, o acesso à linhas de financiamento é fundamental para o artesão. “Quando estamos no período de ‘entressafra’ o crédito viabiliza capital de giro para manter o negócio”, disse.
No mesmo período do ano passado, o total de financiamentos realizados foi de R$ 16 milhões. Segundo o presidente da Agefepe, Emanuel Rocha, houve um aumento na demanda por crédito este ano, o que pode estar relacionado ao início da retomada de crescimento da economia do Estado.

“Com base no que registramos até agora, o ano de 2019 se mostra promissor com relação às perspectivas de consolidação da curva de crescimento econômico. Por isso, esperamos ampliar ainda mais as nossas operações de financiamento dos empreendedores que planejam abrir ou ampliar os seus negócios no próximo ano”, afirmou.

Em 2018, a Agefepe desenvolveu um plano de ação com objetivo de atender a demanda crescente do polo de confecções de Pernambuco, que abrange principalmente os municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Empregando mais de 100 mil pessoas, o polo é a principal atividade econômica do Agreste e um ambiente fértil para a geração de novos negócios.
Além disso, a Agência também criou uma linha de crédito específica para atender o segmento de Transporte Escolar, que reúne cerca de 2 mil veículos no Estado, dos quais 1.247 estão na Região Metropolitana do Recife. “As condições oferecidas pela Agefepe em relação a prazo, taxas de juros e carência não têm igual no mercado por isso resolvi fazer o financiamento para trocar a minha Van”, afirmou Márcio José Marques, que atua há 20 anos no setor de transporte de estudantes.

Da MG Comunicação para o Blog do Fredson

OURICURI - HOMEM É MORTO A TIROS NA FRENTE DA ESPOSA E FILHO NO SÍTIO UMBURANAS

Um homem foi assassinado a tiros na frente da esposa e do filho na noite da terça-feira 27/11, no Sítio Umburanas, zona rural do município de Ouricuri. A vítima foi identificada por Antonio Delvino da Silva, de 56 anos, agricultor, natural de Trindade, o qual residia no Sítio Umburanas. 

Conforme informações da polícia militar que atendeu a ocorrência e relatos de testemunhas, a vítima estava na casa do cunhado e ao retornar para sua residência foi surpreendido por dois homens não identificados. 

Ainda segundo a polícia os elementos atiraram várias vezes no agricultor na frente de familiares, atingindo cabeça e tórax, matando-o no local, em seguida fugiram em uma moto de placa e cor não anotadas, tomando destino ignorado. 

A polícia militar ainda realizou diligências, mas nenhum suspeito foi preso. A polícia civil foi ao local e após perícia preliminar removeu o corpo ao IML, Instituto Médico Legal de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. 

Esse foi o 2º homicídio do mês de novembro em Ouricuri e o 4º também de novembro na Região do Araripe. Esse também foi o 15º homicídio do ano em Ouricuri, e com esse crime já são 64 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora. 

Fonte – Imprensa 7º BPM/ Ouricuri 

Reportagem – Fredson Paiva 

Foto – Blog do Nilson Macedo 

BODOCÓ - CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO QUE ALTERA NORMAS E BENEFICIA O CONSELHO TUTELAR

A Câmara de Vereadores de Bodocó realizou mais uma sessão ordinária na manhã da terça feira (27), e durante a reunião os parlamentares aprovaram por unanimidade um projeto de lei de autoria do poder executivo referente ao conselho tutelar.

O projeto apresentava algumas alterações advindas com as normas destacando o novo processo de escolha dos conselheiros, sendo mais rigoroso passando a conter agora três fases: são elas, prova de conhecimentos sobre o tema, voto popular, e por fim participação no curso de formação.

Uma outra alteração é a remuneração dos conselheiros que também houve aumento, de acordo com os vereadores o projeto de lei veio para privilegiar a classe que vem prestando um excelente serviço a população bodocoense.

Os parlamentares aproveitaram a presença de alguns conselheiros na casa legislativa para afirmar que o legislativo sempre vai apoiar o conselho, principalmente na luta por um veiculo próprio para a realização de um trabalho ainda mais eficiente.

Por  Francisco Monteiro/ Jornalista

PROJETO DE LEI - PENA DE FEMINICÍDIO SERÁ MAIOR SE MEDIDA PROTETIVA FOR DESCUMPRIDA

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei que aumenta em um terço a pena para o crime de feminicídio, nos casos em que o autor descumprir medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A matéria, que já havia passado pelo Senado, segue para sanção presidencial. 

Atualmente, o Código Penal estabelece que, quando um agressor comete feminicídio após violar uma medida protetiva, o crime de descumprimento da medida judicial é desconsiderado em função do mais grave, sem o aumento de pena. O trecho da lei foi retirado pelos senadores e, dessa forma, a matéria retornou para apreciação dos deputados. 

Para relator da proposta, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a alteração do Senado foi “inoportuna e inconveniente”. “Precisamos aumentar a pena de quem mata após descumprir a medida de proteção. A emenda do Senado cancela essa possibilidade e, por isso, temos que rejeitá-la”, ressaltou.

A pena também será agravada se o agressor descumprir medida que suspenda a posse ou restrinja o porte de armas. O texto também prevê aumento da pena nos casos em que o crime for cometido na presença física ou virtual de filhos ou pais da vítima.

Ao defender a necessidade aprovação da medida, a deputada Érika Kokay (PT-DF) ressaltou que o Brasil é quinto país em casos feminicídio em todo o mundo. 

“Muitas vezes, antes da Lei Maria da Penha, as mulheres tinham que ser retiradas do seu próprio local de moradia, do seu dia a dia, para que pudessem ir para casas-abrigo a fim de proteger a própria integridade. Agora, quando um agressor está submetido a uma medida protetiva e a descumpre, não tem por que encarar o fato de ele descumprir determinação não tenha que ter um recrudescimento das consequências da pena aplicada”, afirmou. 

Vingança pornográfica 

A Câmara também aprovou projeto de lei que prevê punição para quem divulgar foto ou vídeo que exponha intimidade da mulher. O texto também já havia sido aprovado por Senadores, mas retornou à Câmara após modificações. A matéria segue para sanção do presidente da República.

Dessa forma, o crime chamado de “vingança pornográfica”, o de registro não autorizado da intimidade sexual, terá pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Terá punição semelhante quem realizar montagem em fotografia, vídeo, áudio que incluir pessoa em cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo. 

Prisão domiciliar de mães

Também foi aprovado nesta tarde o projeto de lei do Senado que prevê a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar da gestante ou da mulher que for mãe ou responsável por crianças ou pessoas com deficiência. 

Estarão aptas ao regime domiciliar as mulheres que não tenham cometido crime de violência, ou grave ameaça, e que não tenham praticado o delito contra filho ou dependente. O texto estabelece que o juiz poderá determinar a prisão domiciliar nos casos que a mãe for imprescindível para os cuidados de crianças menores de 12 anos ou pessoas com deficiência.

Pauta feminina

As medidas fazem parte da pauta que a bancada feminina pretende aprovar para marcar a campanha “16 Dias de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. Neste ano, Câmara e Senado participam da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as meninas e mulheres em todo o mundo.

Da Agência Brasil

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

TRINDADE - MECÂNICO BALEADO EM BAR POR DUPLA DE MOTO MORRE EM HOSPITAL DE OURICURI

O primeiro homicídio do mês de novembro em Trindade aconteceu na Rua-03 do Bairro da COHAB-I, mais precisamente no Bar da Aparecida, tendo como vítima o mecânico Laelson Nobre da Silva, de 35 anos, casado, natural de Trindade, o qual residia na mesma rua e bairro. 

Conforme informações policiais, por volta das 20:30 da segunda-feira 26/11, a vítima jogava sinuca no citado bar com amigos quando foi surpreendido por dois elementos não identificados que chegaram em uma moto e um deles efetuou três disparos de arma de fogo. 

A vítima foi atingida por dois disparos, sendo um no abdome e outro na cabeça. Após a ação os elementos fugiram tomando destino ignorado, enquanto a vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Ouricuri, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e foi a óbito. 

A polícia militar ainda realizou várias diligências, mas nenhum suspeito foi preso. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo Departamento de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina. 

Esse foi o 1º homicídio do mês de novembro em Trindade, e o 2º também de novembro na Região do Araripe. Esse também foi o 10º homicídio do ano em Trindade e com esse crime já são 63 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Fonte - 9ª CIPM/ e 24ª DESEC/ Araripina

Reportagem/ Foto - Fredson Paiva

ASSALTO - EMPRESÁRIO LEVADO COMO REFÉM NA LADEIRA DO "S" EM MARCOLÂNDIA-PI É LIBERADO EM CAMPOS SALES-CE

O empresário Juvenal Ângelo dos Reis, conhecido por Lunga, da cidade de Marcolândia, foi liberado pelos assaltantes no início da tarde desta quarta-feira 28/11, na altura do Angico, próximo ao Posto Fiscal, perímetro urbano do município de Campos Sales, Ceará.

Lunga havia sido levado como refém em um assalto ocorrido por volta das 11h40 da manhã de hoje na BR 316, na ladeira do “S”, situada entre as cidades de Marcolândia e Francisco Macedo, onde assaltantes levaram seu carro, uma Toyota Hilux SW4 de cor branca e placas PIR-7983, de Simões-PI.

Segundo informações da PM de Campos Sales, o veículo tinha sido avistado passando em alta velocidade na cidade de Salitre, Ceará. A Polícia Militar ainda iniciou perseguição, mas não conseguiu acompanhar o veículo.

Depois de ter sido liberado, Lunga pegou carona em um veículo com estudantes que seguia para Campos Sales. Por telefone, a Polícia Militar informou que o empresário estava na Delegacia de Polícia Civil prestando depoimento. O empresário não foi agredido e está bem.

Dois homens armados com armas curtas e longas estavam com o empresário no carro. A Polícia Militar do Ceará acredita que os assaltantes tenham seguido por uma estrada vicinal em direção ao município de Pio IX.

O caso chegou a ser tratado como um sequestro. Além de Lunga, outras três pessoas estavam no veículo quando foram abordados pelos assaltantes. Destes, apenas o empresário foi levado. Os outros foram deixados no local. Lunga é empresário do ramo de combustíveis, tendo postos em vários municípios da região.

NOTÍCIA RELACIONADA:


Por Danilo Bezerra/ Cidades na Net

Foto - Fredson Paiva

IF SERTÃO CAMPUS OURICURI - II SEMANA DE HUMANIDADE É ABERTA OFICIALMENTE


“Uma homenagem a todas as pessoas que dedicam suas vidas à educação e às artes numa perspectiva libertária, numa conjuntura social e política em que professoras, professores e artistas são perseguidos por representantes do ultraconservadorismo que se instalou no país”. Com essas palavras de louvação, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (27) a II Semana de Humanidades do campus Ouricuri do IF Sertão-PE. O discurso de abertura, repleto de referências às temáticas que serão aprofundadas ao longo dos quatro dias de evento, reforçou a perspectiva de resistência e provocação que impulsiona a realização da Semana de Humanidades. Em sua segunda edição, a iniciativa objetiva promover um debate aberto e plural sobre a diversidade e as transformações que envolvem a juventude, dando ênfase à contemporaneidade observada a partir da história, da cultura, da política e dos direitos humanos. 

Com o tema “Juventudes Sertanejas e suas metamorfoses contemporâneas”, o evento, realizado por estudantes e servidores do campus Ouricuri, em parceria com o Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP/Recife-PE), contou na manhã deste primeiro dia com as oficinas “Ser a Mídia: Técnicas de comunicação para as juventudes”, mediada pelo jornalista Luis Osete Carvalho, “Arte Urbana: pintura”, com a professora Clarissa Campello e a estudante Morgana Caroline, do curso de Artes Visuais da Univasf, “Jogo da política – Judiciário”, com o professor Andrey Borges, e o minicurso “Do verso à significação: leitura de poemas”, com o professor Valter Cezar Andrade Junior. 
Mediador do “Jogo da política – Judiciário”, o professor Andrey Borges destacou a finalidade de uma metodologia vivencial que ajuda a compreender o sistema político brasileiro. “O jogo da política tem o objetivo de criar uma oportunidade para que os jovens e adolescentes representem os papeis habitualmente tomados num julgamento, tal seja um juiz, um advogado de defesa ou de acusação, a imprensa, o júri, o popular. Ao representarem esses papeis, eles assimilam as práticas e ações que são normalmente utilizadas, ou seja, ao invés de aprenderem ouvindo, escutando, devem aprender exercitando, experimentando”, afirmou ele. Foi o que fez o estudante de Licenciatura em Química, Emanuel Gonçalves. Segundo ele, a participação no Jogo da Política foi uma experiência muito proveitosa. “Tivemos conhecimento de como é a organização e os processos de júri popular e isso foi importante para podermos entender mais sobre o Poder Judiciário”, destacou. 

À tarde, foi a vez de entrar em cena a oficina “Lugar de Terra: a arte em cerâmica”, que será ministrada até quinta-feira (29) por Yane Andrade, João Pedro Rodrigues e Luiz Marcelo Barboza, artistas e estudantes do curso de Artes Visuais da Univasf. Inspirada na exposição “Lugar de Terra”, que, além dos artistas citados anteriormente, reúne obras de Déba Viana, Maria Júlia Castro e Sarah Hallelujah, a oficina instiga os participantes a pensarem e produzirem peças de cerâmica a partir do entendimento reflexão sobre os múltiplos territórios de atuação, tanto do ponto de vista geográfico, físico, quanto político, afetivo, religioso, imaginário e poético. 
Paralelamente a oficina, também ocorreu o Cine debate “Problemas enfrentados pela juventude: um olhar a partir do Youtube”, que teve como debatedores os estudantes do Ensino Médio Integrado, Carla Freitas (Agropecuária 2018), Matheus Lacerda e Michael Cássio (ambos da turma Informática 2017), sob a mediação do professor Andrey Borges. A dinâmica do Cine debate aconteceu por meio da apresentação de vídeos sobre os temas “Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Bullying”, “Depressão”, “termo ‘Jovem’” e “(In) Responsabilidades”. A plateia contribuiu com a partilha de experiências e opiniões sobre os temas discutidos. 

Uma das estudantes que partilharam a sua experiência foi a discente do Ensino Médio Integrado em Informática, Sharlane Dias. “Apesar de ser branca, meu cabelo é cacheado por natureza e num determinado momento da vida, seguindo o padrão de beleza imposto pela sociedade, alisei meu cabelo por um longo tempo e, depois de um tempo, refleti e decidi fazer a transição capilar e voltar com os cachos. E com isso aprendi que a pessoa não deve se privar de nada e não ter medo de nada e assumir quem é”, declarou a estudante. Carla Freitas, uma das debatedoras, aprendeu muito com o cine debate. “Eu achei que foi uma boa oportunidade para interagir com a plateia de alunos e professores e pude sentir que todos os presentes aprenderam algo que vão para toda vida e, assim como eu, também aprendi com eles”, destacou ela.
Outro momento de importantes aprendizados foi proporcionado pela Mesa redonda “ Cuidado e afetividade no mundo contemporâneo: vínculo social e prevenção ao suicídio”, que contou com as exposições do psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Santa Cruz-PE, Gledson Wilber de Souza, e do estudante de Edificações do campus Ouricuri, Matheus Alves, e com a mediação do professor Juliano Varela. 

Na pauta, a discussão do suicídio e da solidão em seus contextos sociais, históricos e multifatoriais. “Nós somos seres biopsicossociais e, por isso, a sociedade em que estamos inseridos vai influenciar em nossa saúde mental. O racismo, a homofobia, o machismo e a desigualdade social são alguns condicionantes que influenciam na saúde mental. Quando a gente fala de suicídio, precisamos levar em consideração esses aspectos multifatoriais, que contribuem na construção histórica de violências cotidianas”, ressaltou o psicólogo Gledson. 
São justamente os jovens os mais impactados pelos efeitos da desigualdade social, do medo, da violência e da onda ultraconservadora que tomou as ruas do país. “Como destruir as opressões que estão postas? Como construir esperanças, possibilidades, alternativas?” São alguns questionamentos que impulsionam a realização da II Semana de Humanidades. E, como não poderia deixar de ser, as respostas surgem também em apresentações artísticas, como pode ser experimentado pelo público presente nesta noite, ao presenciarem o Espetáculo teatral “E hoje em dia como é que se diz eu te amo?”, criação coletiva do Grupo Artimanha de Teatro, de Bodocó-PE e a Banda Lécio Lima dos Santos, da Escola Fernando Bezerra. 

A segunda edição da Semana de Humanidades do campus Ouricuri do IF Sertão – PE e primeira edição da Virada Cultural do Centro Nordestino de Medicina Popular têm o apoio da Secretaria da Mulher do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura Municipal de Ouricuri, do Centro de Referência de Assistência Social de Santa Cruz da Venerada, da Coordenação de Diversidade da Prefeitura Municipal de Juazeiro da Bahia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (cursos de Artes Visuais e Ciências Sociais), da ITA PREMIUM, da Rodovalho e Menezes Imobiliária, do CAATINGA, da Banda Marcial Professor Lécio Santos, do Grupo Artimanha de Teatro (SESC LER BODOCÓ), do Grupo Medusa de Teatro, do Espaço Cultural Umbu Bom, do Coletivo Passarinho, da Trupe Errante, da Companhia Biruta de Teatro, da By Moh Arts, do #SouPeriferia, do Fórum de Mulheres do Araripe Pernambucano, do Fórum de Mulheres de Pernambuco e do Fórum de Juventude de Pernambuco.

Da ASCOM/ IF-Sertão Campus Ouricuri

MORADIAS - MINHA CASA, MINHA VIDA RESPONDE POR 51% DOS LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) respondeu por 51% dos lançamentos imobiliários no terceiro trimestre deste ano, segundo levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O levantamento foi feito em 19 regiões em todas as partes do país, que representam 91,1% de todas as unidades habitacionais lançadas no período.

Os lançamentos totalizaram 21,4 mil unidades habitacionais no período de julho a setembro, um crescimento de 30,1% em relação ao terceiro trimestre de 2017. Em comparação ao segundo trimestre de 2018, o número significa uma queda de 17,4% no número de lançamentos.

A Região Norte teve o maior crescimento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2017, 1.080%, com um total de 1,2 mil novas moradias. O Sudeste teve o maior número absoluto de lançamentos, com 12,9 mil unidades, uma expansão de 16,3% na comparação com o registrado entre julho e setembro do ano passado. O Nordeste teve queda de 8,9%, com 2,1 mil unidades lançadas no período.

A Região Sul teve o maior número proporcional de unidades lançadas pelo Minha Casa Minha Vida, das 3,7 mil moradias verificadas no trimestre, 2,3 mil saíram pelo programa habitacional. No Sudeste, 5,7 mil unidades foram lançadas pelo MCMV, contra 5,6 mil pelo restante do mercado. A Região Norte teve a menor participação do governo federal, foram 940 unidades pelo mercado e 288 pela política habitacional.

Vendas

As vendas de imóveis residenciais novos cresceram 23,1% no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2017, com 26,2 mil unidades comercializadas. O Sudeste respondeu por 14,5 mil dessas unidades, uma alta de 53,4% em relação ao ano passado, mas 5,1% menor do que o registrado no segundo trimestre de 2018. A Região Norte teve a maior alta em relação ao ano passado – 76,5% - com 976 unidades vendidas.

O levantamento de vendas e lançamentos foi feito nas regiões de Belém, Manaus, regiões metropolitanas de Fortaleza, Maceió, Recife, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Vitória e Curitiba, e as cidades de São Luis, Cuiabá, Distrito Federal, Belo Horizonte, Nova Lima, São Paulo, Uberlândia, Curitiba, Florianópolis e Joinville.

Da Agência Brasil

REAJUSTE - ANP QUER SABER DE DISTRIBUIDORAS POR QUE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS NÃO CAEM

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pediu esclarecimento às principais empresas distribuidoras sobre os preços dos combustíveis. A agência reguladora quer saber por que a queda dos preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobras não chega ao consumidor final. As distribuidoras têm 15 dias para responder.

Pelas contas da ANP, o litro da gasolina nas refinarias da estatal ficou R$ 0,46 mais barato do dia 18 de setembro até a semana passada. Mas para o consumidor final a redução foi de apenas R$ 0,04. 

A agência ainda destaca que nos últimos dois meses o combustível vendido pela Petrobras foi reduzido em R$ 0,51, no entanto, apenas R$ 0,26 dessa queda foi repassado pelas distribuidoras e o consumidor final, por sua vez, somente constatou uma redução de R$ 0,10 na bomba.

Em comunicado, a agência afirmou que, ao exigir justificativa às distribuidoras, está atendendo à atribuição legal de zelar pela produção do consumidor quanto a preços, qualidade e oferta de produtos. 

"A Agência tem adotado várias medidas para dar maior transparência à formação de preços e solicitado informações dos agentes periodicamente. Dessa forma, foi observada a redução significativa de preços da gasolina A pela Petrobras, sem que essa decisão tenha chegado ao consumidor final", afirmou.

Da Agência Estado

JUSTIÇA - SUPREMO RETOMA JULGAMENTO DO DECRETO DO INDULTO DE NATAL

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (28) o julgamento sobre a constitucionalidade do decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Michel Temer, no ano passado. O decreto pode vir a beneficiar 21 dos 39 condenados na Operação Lava Jato, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e o ex-ministro Antonio Palocci (PT-SP).

O decreto é editado todos os anos pelo presidente da República. O indulto é o perdão concedido pelo presidente, previsto na Constituição. A medida gerou críticas por perdoar quem cumpriu um quinto da pena por condenações de crimes sem violência ou grave ameaça, como corrupção e lavagem de dinheiro.

Na sua conta no Twitter, o procurador Deltan Dallagnol, que atua na Lava Jato, apelou ontem (27) para rejeição ao indulto. “[A] Lava Jato analisou a situação de 39 corruptos condenados e 21 serão perdoados pelo indulto de Temer, caso o STF não o derrube. Isto é, mais de 50% desses condenados por corrupção sairão pela porta da frente da cadeia. Isso seria a ruína da Lava Jato, o fim da linha.”

Julgamento 

O julgamento definitivo começou no último dia 21 e foi suspenso após as sustentações da Procuradoria-Geral da República (PGR), da Defensoria Pública da União (DPU) e de entidades em prol do direito de defesa.

Em dezembro do ano passado, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da PGR e suspendeu o decreto. Em seguida, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, restabeleceu parte do texto, retirando a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como os presos da Lava Jato.

Suspensão

Barroso considerou inconstitucionais as regras originais do decreto editado por Temer, que previa, por exemplo, a concessão do indulto mesmo a quem não pagou as multas previstas em suas penas, ou àqueles que tivessem cumprido somente 20% do tempo de prisão a que foram condenados.

O ministro também impôs o limite de oito anos de pena como o máximo ao que o detento pode ter sido condenado para poder receber o indulto. O decreto original não trazia limite para a condenação.

Outro ponto estabelecido por Barroso foi a exclusão do indulto daqueles que cometeram crimes de colarinho branco, como corrupção, peculato, tráfico de influência, crimes contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, entre outros. Quem cometeu tais crimes não poderá ser beneficiado, conforme havia pedido a PGR.

Perdão

Dois dias depois da suspensão do julgamento, Barroso disse que, se o plenário da Corte "derrubar" o entendimento que o levou a suspender o indulto natalino de 2017, "é evidente [que] virá um novo decreto do mesmo estilo, e aí boa parte das pessoas que foram condenadas nos últimos anos por corrupção estará indultada".

Para o ministro, o Brasil deve estabelecer um pacto de integridade, de honestidade, em substituição a um pacto oligárquico que, segundo ele, é multipartidário e não tem ideologia.

Outro lado

O defensor público-geral federal, Gabriel Faria Oliveira, destacou a validade do decreto. Segundo ele, o texto se aplica à grande massa carcerária, e não a condenados na Lava Jato.

Segundo Faria, apenas 0,4 % do total de presos responde por crime de corrupção contra a administração pública.

"A Defensoria Pública defende a competência discricionária do presidente da República para edição do decreto de indulto. Se flexibilizarmos o decreto no presente momento, a todos decretos de indulto futuros haverá contestação judicial”, afirmou.

Matéria alterada às 8h22 para acréscimo de informação.

Saiba mais




Da Agência Brasil

terça-feira, 27 de novembro de 2018

FACIAGRA - XIII EDIÇÃO DA SEMANA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEBATE A ÁGUA E SEU USO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA


A Autarquia Educacional do Araripe – AEDA e a Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – Faciagra promovem entre os dias 28 a 30 de novembro a XIII Semana de Ciências Agrárias de Araripina – SECIAGRA com o tema “Água e seu uso na produção agropecuária”. 

A SECIAGRA é um evento tradicional com abrangência regional que busca a participação do público voltado para a agropecuária. Realizado desde 1996, a semana tem como objetivo unir docentes, acadêmicos, agricultores e profissionais da área para debaterem atualidades técnico-científicas. Em 2018, a 13ª edição terá minicursos, oficinas e palestras com profissionais de renomadas instituições como UNIVASF, IBAMA, IF-Sertão, ADAGRO, ONGs Caatinga e Chapada e consultores do SEBRAE. 

O evento acontece no auditório Charles Luciano, na Faciagra e as inscrições podem ser feitas na secretaria do Campus II no valor de R$ 30.00. A XIII SECIAGRA é realizada pela AEDA, FACIAGRA e pela Prefeitura de Araripina e tem o apoio das ONGs Caatinga e Chapada, UNIVASF, IF Sertão Unidade de Petrolina, IBAMA, SEBRAE, ADAGRO e CREA-PE.

Confira a programação completa: 

28/11/2018 (quarta-feira) 

MINICURSO - 08 às 17h 

Hidroponia – Me. Givanildo Alves da Silva Eng. Agrônomo 

OFICINAS - 08h às 12h 

Potencialidades com o uso da água de forma racional nas cadeias produtivas do sertão do Araripe - Adailson Machado Freire. Eng. Agrônomo/ Consultor do SEBRAE 

19h – Credenciamento 

19h30 – Abertura oficial 

20h - 1ª palestra – Gestão do IBAMA sobre recursos hídricos de Pernambuco – Me. Francisco Barreto Campello, Eng. Florestal e Superintendente do IBAMA de Pernambuco. 

21h - 2ª palestra - Boas práticas de fabricação de produtos de origem agropecuários – Dr. José Ribamar de Oliveira Luz Neto – Médico Veterinário/ Fiscal Estadual da ADAGRO 

29/11/2018 (quinta-feira) 

MINICURSO: 08 às 12h 

Segurança alimentar – Maria Willian de Souza – Eng. Agrônoma da FACIAGRA e Esp. em Gestão e Manejo Ambiental 

OFICINAS - 08h às 12h 

Experiências exitosas na criação de pequenos animais no Semiárido - Equipe ONG CAATINGA 

Aquaponia - Me. Givanildo Alves da Silva. Eng. Agrônomo. 

OFICINAS - 14h às 17h 

Práticas de convivência com o Semiárido – Equipe ONG CHAPADA 

19h – 1ª palestra – Uso da água na produção de ruminantes – Dr. Luiz Maurício Cavalcante Salviano – Médico Veterinário/ UNIVASF 

20h – 2ª palestra – Mineralização na produção de ruminantes – Willames Luiz do Nascimento – Zootecnista / RC da Tortuga 

30/11/2018 (sexta-feira) 

MINICURSOS: 08h às 17h 

Fertirrigação – Dr. Fábio Freire de Oliveira. Eng. Agrônomo IF Sertão – Campus Petrolina – PE 

Manejo de água – Me. Thiciano Leão Miranda. Eng. Agrônomo - IF Sertão PE 

19h – 1ª palestra – Salinidade e uso de águas salinas – Dr. Fábio Freire de Oliveira. Eng. Agrônomo IF Sertão – Campus Petrolina – PE 

20h – 2ª palestra - Manejo de água na irrigação – Me. Thiciano Leão Miranda. Eng. Agrônomo/ IF Sertão PE

Da ASCOM

EDUCAÇÃO - ENTIDADES EDUCACIONAIS LANÇAM MANUAL CONTRA CENSURA ESCOLAR

Um grupo de entidades ligadas à educação e aos direitos humanos lançou um manual de defesa contra perseguições de docentes e contra a censura nas escolas. O material foi produzido em resposta aos ataques de partidários do movimento Escola Sem Partido.

Assinado por 60 entidades, o manual oferece estratégia pedagógicas e jurídicas para enfrentar casos de perseguição, intimidação e assédio a professores e escolas. "O material privilegia o enfrentamento político-pedagógico dos problemas em vez de soluções judiciais individualizadas - das quais abusam os nossos censores", diz o documento.

Segundo as entidades, o manual foi estruturado em torno de 11 casos reais de ataques contra professores ou unidades de ensino. Nesta segunda-feira (26) o Ministério Público de Minas Gerais protocolou na Justiça pedido de suspensão da ação movida pela Promotoria de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes contra Colégio Santo Agostinho, por suposta adoção da "ideologia de gênero" no currículo escolar de alunos do ensino fundamental.

O grupo também pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que haja o julgamento de uma lei estadual em Alagoas, inspirada pelo Escola Sem Partido. A análise está prevista para esta quarta-feira (28) mas o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo, incluiu outro processo na pauta do dia, o que pode adiar o julgamento.

O material é assinado por entidades como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), entre outras. O manual ainda tem o apoio Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF) e do Fundo Malala.

O projeto de lei Escola Sem Partido (PL 7180/14) pode ser votado em uma comissão especial na próxima semana. A iniciativa prevê a proibição do que chama de "prática de doutrinação política e ideológica" pelos professores, além de vetar atividades e a veiculação de conteúdos que não estejam de acordo com as convicções morais e religiosas dos pais do estudante. 

O texto define, ainda, os deveres dos professores, que devem ser exibidos em cartazes afixados nas salas de aula. O projeto de lei também esteve no centro do debate sobre a escolha do futuro ministro da Educação.

Na semana passada, um grupo de mais de 150 entidades de 87 países adotou uma moção de emergência contra o projeto Escola Sem Partido. O documento foi aprovado por unanimidade nesta semana, durante a 6ª Assembleia Mundial da Campanha Global pela Educação, no Nepal. 

De acordo com a moção, "o ultraconservadorismo de governos e movimentos tem atacado a pluralidade pedagógica, a liberdade de cátedra, a perspectiva da igualdade das identidades de gênero e orientações sexuais, além das de minorias étnico-raciais, e ao mesmo tempo, promovendo a militarização na educação".

Da Agência Estado/ Diário de Pernambuco