O Sertão do Araripe pernambucano é formado por dez municípios, tem mais de 11% da área territorial do estado. Na economia da microrregião, tem como destaque a grande produção de gesso, que compreende os municípios de Araripina, Ipubi, Trindade, Bodocó e Ouricuri. Neste polo são produzidos 95% do gesso consumido em todo o Brasil.
A região conta hoje com aproximadamente 350 mil habitantes, sem um único representante no Congresso Nacional. Nesse cenário sertanejo encontramos uma das mais tradicionais famílias da região, “DELMONDES”. A família surgiu na época em que jesuítas espanhóis chegaram à Barra de São Pedro, e começaram a batizar crianças dos povos cariris com nomes pertencentes à cultura dominadora.
O que se tem registrado é que os principais membros desta família foram: Virgineo José Delmondes, Francisco Alves Matias Delmondes, Manoel Timóteo Delmondes e Francisco João Delmondes. Atualmente a família Delmondes está espalhada em várias cidades do Araripe e povoados como: Jatobá, Extrema, Vidéo, Moraes, Juá, Nascente, Socorro etc… e por todo o país.
Família honesta, íntegra e trabalhadora. No seio da família nasceu Arnaldo Delmondes no distrito de Maraes, filho de Zuca de Miro, advogado trabalhista, um dos mais bem conceituados do estado. Foi candidato a desembargador em 2016 e obteve 1.408 votos de advogados, na ocasião faltaram 50 votos para obter o cargo.
Há tempo a população do Araripe cobra uma candidatura com raízes do Sertão. Arnaldo Delmondes é pré-candidato a deputado federal pelo PRP e com certeza será a voz do Araripe no Congresso Nacional para defender os interesse do Sertão.
Fonte - Ouricuri em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva