Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as doenças de Parkinson e de Alzheimer, o Sesc Ler Araripina vai realizar uma palestra nesta quinta-feira (26/10), às 15h, na Unidade. A ação encerra a programação do Mês do Idoso, e é voltada para o público dessa faixa etária que integra o grupo Aconchego do Sertão, comerciários, dependentes e a população em geral.
A doença de Parkinson é uma enfermidade que foi descrita pela primeira vez em 1817, pelo médico inglês James Parkinson. É neurológica e afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita. De acordo com informações da Academia Brasileira de Neurologia - ABN, estima-se que entre 1% a 3% da população mundial têm a doença.
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Apresenta características como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz, estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.
Serviço – Palestra Parkinson e Alzheimer
Data: 26 de outubro
Horário: A partir das 15h
Local: Sesc Ler Araripina - Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n
Informações: (87) 3873-0812
Da Dupla Comunicação para o Blog do Fredson
Foto - Reprodução Internet
Ola fredson
ResponderExcluirVendo esse anúncio sobre essa palestra, logo ne veio a curiosidade de saber se aqui em Araripina tem algum órgão fazendo campanha do outubro rosa, porque eu mesmo me interessa demais e acredito que não so eu mas varias outras mulheres.
Somos sabedores da grande dificuldade em realuzar esses exames e agora que e o mes vc poderia fazer uma reportagem ou convidar alguem da saúde para esclarecer como nos mulheres podemos adquirir o direito de realizar uma mamografia peli ao menos enquanto é a campanh5 ja que nao fazemos em putro momento devido ser um exame de alto custo .
Por gentileza fredson seu propragra é o de maior audiência.
Da uma for ai pras mulheres que queríamos usufruir nosso direito