Depois de uma extensa programação com eventos espalhados por toda a cidade, o São João de Petrolina será encerrado neste final de semana com um evento marcado pela originalidade: A tradicional Jecana do Capim, que chega a sua 46ª edição.
O evento que acontece na Zona Rural de Petrolina faz parte do calendário junino e será realizado em três dias de festa com direito a shows, corrida de jumentos, de burros, além do concurso do animal melhor ornamentado, o famoso ‘jegue fashion’.
A secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina, lembra que o evento marca o encerramento da programação junina em grande estilo. “Estamos comemorando o sucesso do São João no Pátio Ana das Carrancas, mas nossa programação foi muito além dos grandes shows. Tivemos diversos eventos culturais que abrilhantaram o verdadeiro sentido do São João como foi, por exemplo, a Missa do Vaqueiro e agora a Jecana”, disse a gestora da pasta.
Tradição - Maíra Amariz, filha do criador da competição, Carlos Augusto – falecido em 2015 – lembra que o evento já está consolidado na região por fortalecer a cultura em torno do animal símbolo do Sertão.
“Nós estamos com a melhor expectativa possível porque sabemos da importância deste evento não só para a cultura, mas também para a economia local. Quando meu pai pensou nesta festa ele pensou num evento que pudesse remeter à figura do jumento em sua forma hilária, mas também numa forma de cuidar do animal. É uma festa nossa, criada aqui e carregada de originalidade”, disse Maíra.
A festa começa na próxima sexta-feira (30), a partir das 19h, quando será realizada uma celebração religiosa em uma capela do povoado e a abertura das barraquinhas com comidas típicas. No dia seguinte, o sábado (1º), as comemorações começam às 11h com apresentação de Zé Maria Toca Tudo no Clube local. Também haverá torneio a partir das 14h e a noite shows no palco principal com o cantor Pokémon e Chamego Manhoso, além do Galego do Pajeú.
A programação segue no domingo (2) às 9h com o desfile de Fuscas, logo em seguida, haverá desfile do 'Jegue Fashion' e a corrida de burros. A disputa mais aguardada é a corrida dos jumentos que dará a premiação de R$ 7 mil ao animal mais rápido o qual também levará para casa o famoso troféu ‘Cangalha de Ouro’. O evento é promovido pela Prefeitura de Petrolina e distribuirá cerca de R$ 30 mil em premiação.
SÃO JOÃO DE PETROLINA - TRABALHO INTEGRADO RESULTA EM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE EM NOVE DIAS
O São João de Petrolina foi um sucesso também no quesito segurança. Os nove dias de festa no Pátio Ana das Carrancas, de 16 a 24 de junho, foram marcados por muita tranquilidade. É o que revela o balanço da Guarda Municipal, da Secretaria Executiva de Segurança Pública e da Ammpla.
No trânsito, a Ammpla mobilizou suas equipes durante todas as noites, com reforço no efetivo e planejamento de melhores opções de tráfego e transportes, além de promover fiscalizações em toda cidade. No período de festa, a autarquia registrou um total de 20 autuações, dentre elas estacionamento em local proibido e apreensão de veículo sem documentação e/ou condutor sem habilitação. No total, oito carros foram recolhidos ao depósito e 17 notificações foram registradas por transporte clandestino, com recolhimento dos veículos.
De acordo com o levantamento, não ocorreram acidentes graves no período. A operação segue neste fim de semana na tradicional Jecana do Capim, com um efetivo de 55 fiscais, agentes e policiais de trânsito.
Segurança
O trabalho integrado entre Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, Ammpla, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e seguranças garantiu uma festa sem grandes ocorrências. Os problemas foram rapidamente contidos pelas forças de segurança. Durante os nove dias de São João, a Guarda Municipal apreendeu cinco armas brancas e uma pistola de pressão.
Da ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva