A regularização fundiária avança mais uma etapa em Pernambuco. Para intensificar o apoio à agricultura familiar, o governador Paulo Câmara entregou ontem domingo (18.09), 104 títulos de propriedade a trabalhadores rurais do município do Sertão do Araripe. A documentação, que envolve cerca de 15 mil hectares de terra, irá beneficiar os pequenos agricultores, que terão acesso a políticas públicas rurais e benefícios sociais. Com o acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Bodocó, serão entregues, até dezembro deste ano, 637 títulos de acesso à terra, gratuitos e registrados em cartório.
"A entrega dos títulos de posse representa um avanço na agricultura familiar do Estado e mais segurança aos trabalhadores rurais, que vão poder investir nas suas terras e repassá-las aos seus filhos e netos com tranquilidade", afirmou Paulo Câmara. Para o chefe do Executivo estadual, a regularização fundiária possibilita uma nova realidade aos pequenos agricultores. "É fundamental para quem vive dessa atividade saber que pode tirar o sustento sem que ninguém tome sua terra", complementou. Durante a solenidade, os agricultores Maria Selma de Macedo, Erotilde Cristina da Silva, Francisco Monteiro de Sousa e José Ferreira de Almeida receberam das mãos do governador os seus títulos de posse.
Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lóssio reforçou o fortalecimento da agricultura familiar com a entrega dos titulos. "Com essa documentação em mãos, os agricultores terão mais segurança jurídica e passarão a ter acesso a diversas políticas públicas como, por exemplo, financiamentos em bancos", pontuou. Entre outros benefícios que serão possíveis com o título de propriedade estão diversos programas federais, além de aposentadoria e acesso à moradia. "Isso fará com que a vida e a produção dos pequenos agricultores deem um salto qualitativo", concluiu.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário de Bodocó, Robson Saraiva, os títulos entregues aos trabalhadores rurais são fundamentais para a economia da região. "Sempre que Paulo vem a Bodocó, é para trazer ações efetivas como essa, que fazem com que o nosso povo cresça", disse.
Para José Ferreira de Almeida, receber o título de posse significa uma melhoria na vida de sua família. "A vida, a partir de agora, será outra, pois vamos poder plantar feijão e milho com mais tranquilidade, além de podermos pensar em investir ainda mais na nossa terra", comemorou. Assim como ele, a agricultora Maria Selma de Macedo disse que também se sente mais segura. "Tenho sete filhos e poder repassar a terra para eles me deixa tranquila", disse.
PAVIMENTAÇÃO - Após a entrega dos títulos de posse, Paulo Câmara percorreu algumas das 18 ruas que receberam pavimentação asfáltica em Bodocó. O recapeamento faz parte de um convênio entre o Governo do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER/PE).
Da ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva