Falta de respeito total no trânsito e desconhecimento das leis de trânsito e do CTB, Código de Trânsito Brasileiro, além também da falta de respeito com a escola, com os alunos, com os pais de alunos e com os que lá lecionam. Foi isso que demonstrou essa motorista da foto acima ao pegar os netos na manhã de segunda-feira 28/09, na Escola Dom Malan, tradicional estabelecimento de ensino de Araripina que funciona há décadas na Avenida Antonio de Barros Muniz, no Centro, e por lá já passaram vários cidadãos e cidadãs ilustres do município.
Estacionar na calçada ou sobre a faixa de pedestre, canteiros centrais, gramados ou jardins públicos, dá multa de R$ 127,69, remoção do veículo e perca de 05 pontos na carteira. Ela deveria, mas não foi multada por que em Araripina não existem guardas de trânsito e nem a guarda municipal, apenas orientadores de trânsito que além de não frequentam o local, não tem poder de multar.
A mulher simplesmente rebaixou o CTB, estacionou lá e permaneceu por vários minutos até que os netos chegassem e embarcassem com segurança, enquanto outros pais de alunos estacionavam do outro lado da avenida, atravessam a via movimentada para pegar os filhos na escola e depois voltavam a atravessar, arriscando a vida dos pequenos com a falta de respeito dos motoristas que passam em alta velocidade e não respeitam a faixa e nem a escola.
Outro fato que chama atenção na foto acima é que a motorista estacionou bem em frente da escola, ou seja, além de estacionar na faixa ainda impediu que outros pais e alunos pudessem usar a mesma ao sair da escola ou entrar, para atravessa a avenida, constituindo-se num verdadeiro despreparo para quem conduz um veículo.
“Ela só pensou nela, na comodidade dela, na segurança dela e dos netos e por nem um momento pensou na segurança dos outros e que as pessoas precisam atravessar na faixa para ter mais segurança, além do mais não é a primeira vez que ela estaciona no local e também não é só ela, outras mulheres e até alguns homens, os quais entendem mais das leis trânsito também estacionam na faixa”, disparou uma mãe com carteira AB que estacionou do outro lado e atravessou fora da faixa com os filhos para embarcar no veículo, por que a mulher acima obstruiu a faixa.
Um pai de um aluno também teceu críticas à administração da escola e disse: “Esse problema dos carros pararem na faixa, principalmente nos horários de 07:00 da manhã e 11:00 às 12:00, é apenas outro problema, o pior é disputar a entrada dos filhos com motocicletas, pois alguns pais e mães sobem de moto na calçada e entram de moto e tudo dentro da escola na eminência de atropelar uma criança nos horários de pico. Meu filho mesmo já passou de ser atropelado duas vezes aqui na entrada por pais de moto que chegam atrasados, e nós pedestres temos que sair do meio para não levar a pior, completou um pai de um aluno.
Outro problema grave é na própria avenida na porta da escola. A faixa que foi pintada novamente há poucos dias, pois estava apagada, não está sendo respeitadas por alguns motoristas e motociclistas irresponsáveis que não dão a vez do pedestre passar, principalmente ao deixar e pegar as crianças.
Pessoas sem a mínima condição de dirigir um veículo e sem o mínimo respeito, não param na faixa para as pessoas atravessarem e na semana passada um pai com o filho, quase foram atropelados quando saíam da Escola Dom Malan por um motorista que passou em alta velocidade e quase atropela os dois, não fosse a rapidez do pai de livrar ele e o filho pulando na calçada da praça.
Isso é apenas um exemplo, pois várias pessoas, pais, alunos e outros transeuntes que por ali passam quase morreram atropelados nos últimos dias naquela avenida com a nova pavimentação e a velocidade dos carros. A prefeitura de Araripina, através da secretaria de obras, deveria construir no local, na frente da Escola Dom Malan, e com a máxima urgência, uma lombada igual foi construída na frente da igreja matriz e ao lado do antigo Clube Arca.
Somente assim os condutores de veículos poderiam diminuir a velocidade no local, evitariam também estacionar em cima da faixa e daria mais segurança não só aos condutores, mas também aos pedestres, aos pais e principalmente os alunos que naquela escola estudam.
Outra medida que poderia ajudar bastante até a construção da lombada, seria a presença diária no local de um orientador de trânsito, principalmente nos horários de pico, das 07:00 às 08:00 e das 11:00 às 12:00, orientado motoristas, pedestres, pais e alunos, na condução do bom trânsito, da direção defensiva, evitando acidentes e danos materiais.
A escola Dom Malan tem história e tradição dentro de Araripina. Foi uma das primeiras instituições de ensino do município e diariamente centenas de crianças frequentam o local. A cidade cresceu, a população cresceu, a avenida também cresceu e ficou mais movimentada com a presença diária de centenas de veículos que ali passam a todo momento. Só não cresceu a segurança e a organização do trânsito no local.
São motoristas bons e principalmente motoristas maus que passam ali. Nós queremos nos proteger e proteger as nossas crianças desses motoristas maus, que dão um péssimo exemplo para a sociedade e vez por outra se envolvem em acidentes ceifando vidas inocentes. Caso as autoridades não tomem providências em relação à segurança em frente da escola, poderá ocorrer o que ninguém quer que ocorra, mas falta de aviso não foi.
Reportagem/ Foto - Fredson Paiva
muito bem fredsom''' realmente nossa escola e integra e porem precisa de segurança nossos alunos para que possam sair e entrar com segurança'''seria de suma importância que o poder publico municipal tomasse as devidas providencias para melhor comodidade e segurança de nossas crianças e pais que atravessam a avenida em direção a escola''''
ResponderExcluir