O número de municípios com Wi-Fi pública aumentou 83,2% entre 2012 e 2014, segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta (26). O número de cidades que oferecem o serviço, no entanto, ainda é baixo.
A pesquisa mostrou que o Brasil contava com 1.457 cidades com Wi-Fi em 2014, o que representa 26,2% do total de municípios no País. Em 2012 eram 795 localidades (14,3%).
O IBGE mapeou ainda os locais com Wi-Fi pública no Perfil dos Estados Brasileiros. Mais da metade, 51,9%, disseram contar com algum tipo de conexão gratuita. No Nordeste, apenas Bahia, Sergipe, Piauí, Alagoas e Maranhão disseram contar com internet wireless.
Wi-Fi não garante conexão
A presença de Wi-Fi não garante a conexão. É que em 62,4% dos municípios a internet está presente apenas em alguns bairros. E estes bairros estão quase em sua totalidade em áreas urbanas.
Apenas 79 cidades possuem Wi-Fi em todo o seu território. Em Pernambuco, a internet Wi-Fi está garantida em locais turísticos, como o Bairro do Recife em vias de grande tráfego, como a Avenida Agamenon Magalhães, no Centro, e na Avenida Boa Viagem. Nos testes realizados pelo NE10 no primeiro semestre deste ano, a internet Wi-Fi do Recife mostrou-se bem instável. No Carnaval, o serviço wireless do Recife Antigo foi melhor e atendeu às expectativas no uso de redes sociais e buscas.
Cidades conectadas
Pernambuco tem 51 cidades com Wi-Fi, o que garante uma cobertura de 27,6%.
Entre os Estados com maior cobertura de Wi-Fi estão o Distrito Federal com 100% (ou seja, Brasília inteira), seguido de Roraima, com sete cidades e 46,7% de cobertura. Em seguida vem a Paraíba com 46,2% (103 municípios) e Rio de Janeiro (39 municípios e 42,4%).
O Estado com menos penetração do serviço de Wi-Fi é o Acre, com apenas duas cidades com internet wireless, Assis Brasil e Sena Madureira, o que dá 9,1% de cobertura.
Do NE10/ Mundo Bit
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva