quarta-feira, 26 de agosto de 2015

POLIOMIELITE - VACINAÇÃO SEGUE ATÉ SEGUNDA-FEIRA EM TODO ESTADO

Em alerta para os pais que ainda não compareceram aos postos de saúde para vacinar os filhos entre 6 meses e menores de 5 anos contra poliomielite. Até ontem terça-feira (25), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) imunizou 351.438 crianças contra a doença – 274.248 pequenos ainda não foram vacinados. 

A expectativa do órgão é vacinar, no mínimo, 95% dos 625.686 meninos e meninas contemplados pela campanha de vacinação, que acaba na próxima segunda-feira (31). Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).

“Apesar de não registrarmos casos de poliomielite no Estado desde 1988, ainda há registros da doença em outros países, como Paquistão e no Afeganistão. Isso mostra a necessidade de imunizarmos nossas crianças e, assim, mantermos o vírus da pólio fora de circulação em nosso território”, ressalta Ana Catarina de Melo, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES. Vale lembrar que a vacina contra a poliomielite não possuem contra-indicação.

HISTÓRICO

A poliomielite, uma doença viral que pode afetar os nervos e causar a paralisia parcial ou total, não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.

Por Cinthya Leite/ Casa Saudável/ NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva