A Assistente Social do Hospital Santa Maria, Irmã Fátima, foto acima, esteve na manhã de ontem, terça-feira 18/11, concedendo uma entrevista na Rádio Arari FM, no programa Canal Aberto, apresentado pelo radialista Martinho filho, e esclareceu algumas dúvidas da população. Segundo a irmã, já são 12 anos sem aumento na tabela do SUS, Sistema único de Saúde.
Irmã Fátima disse que o Hospital Santa Maria passa por dificuldades, mas continua atendendo a população e todos que lá procuram. Todos os pacientes internados naquela unidade hospitalar recebem refeição, junto com o acompanhante. O paciente é medicado, faz exames, consome e faz uso de água e energia, além de ter acompanhamento de um profissional pago pelo próprio hospital.
“Os médicos que fazem SUS hoje são guerreiros”, disse a irmã, se referindo ao médico que deixa sua própria clínica com toda estrutura, deixando de ganhar mais para atender aos mais carentes no Santa Maria, principalmente na urgência e emergência, que é um trabalho estressante, complicado e muitas vezes não reconhecido pela maioria dos pacientes que por lá passam.
O SUS está há 12 anos com a mesma tabela e tem pacientes que se internam para tratamento na clínica médica e a verba do SUS não dá para cobrir as despesas. Na maioria dos casos os pacientes precisam de uma tomografia, uma endoscopia, exames laboratoriais e até mesmo uma ultrasonografia, e o hospital precisa fazer, pois o paciente está internado e na maioria das vezes não tem condições, a não ser ali no hospital, que termina bancando as despesas.
Segundo a Irmã, o gasto com o paciente não cobre o valor do que o ministério repassa, atualmente cerca de R$ 100 mil reais, ou seja, um incentivo a contratualização. Ainda segundo a irmã, existem cirurgias que o SUS repassa apenas R$ 40,00 para o médico. “Por isso e muito mais, os médicos são os verdadeiros amigos, guerreiros e parceiros do Hospital Santa Maria”, reiterou a irmã.
São 118 funcionários que compõem hoje o quadro Hospital Santa Maria, mas a unidade hospitalar trabalha com recursos escassos. Por isso são limitados os IHs, o número de internamentos. O SUS é pra todos, mas trabalha de acordo com cotas.
“O hospital Santa Maria é parceiro dos pobres,” disse a irmã Fátima, citando uma campanha difamatória contra aquela unidade hospitalar idealizada por pessoas mal informadas, mas desde o mês passado estão com os plantões regulares na maternidade com obstetra. “As pessoas podem até procurar um hospital fora, mas se você tiver um infarto, um AVC, será primeiro atendido aqui no hospital” afirmou a irmã.
Veja abaixo o número de atendimentos por pessoa neste ano de 2014 no Hospital Santa Maria, incluindo consultas, cirurgias, partos, urgências, etc.
Janeiro 4.322
Fevereiro 3.245
Março 3.790
Abril 4.127
Maio 4.360
Junho 4.180
Julho 3.547
Agosto 3.531
Setembro 2.900
Outubro 4.290
A irmã disse ainda que em breve será inaugurada a clínica de hemodiálise e espera que o governo do estado possa implantar num futuro bem próximo a UTI. A entrevista teve a participação da secretária de saúde Glória Beatriz.
Reportagem - Fredson Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva