Os empreendedores interessados em abrir uma franquia terão, a partir de janeiro de 2015, um novo instrumento de crédito para auxiliar o negócio. Trata-se do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que funcionará como uma garantia para financiamentos de até R$ 500 mil. O fundo foi assinado em um convênio entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Sebrae e os bancos Bradesco e Santander e está sendo formatado junto às instituições. O fundo vai liberar até R$ 50 milhões para o setor. As operações começam a partir de R$ 5 mil.
Para Leonardo Lamartine, presidente da ABF Nordeste, o aval será fundamental para o fomento de novas franquias no Brasil. “Muitas vezes o empresário tem um dinheiro para investir, mas falta algum parte e ele acaba desistindo da franquia e se arriscando em um negócio próprio, sem a estrutura para tal. Com o fundo, iremos dar a estes empreendedores a opção mais segura, que é a de franquias”, ressalta. Segundo ele, a garantia é um dos pontos que mais impedem financiamentos dentro do segmento. “Nem sempre as pessoas têm imóveis próprios ou outros bens e, ainda assim, elas estão aptas a abrir seu negócio.”
Ede Viani, diretor de empresas do Santander, acredita que o fundo irá fortalecer os empresários brasileiros do setor e incentivar o surgimento de novos empreendimentos. “Em 2015, nosso objetivo é trabalhar com os pequenos empreendedores e queremos ser o primeiro banco do país no segmento franquias”, completa. Além do fundo, outra novidade para os franquiadores brasileiros é a linha de crédito específica para o setor lançada pelo Banco do Nordeste este mês.
Entre as vantagens da linha BNB Franquias, que será disponibilizada já em dezembro, estão o acesso ao crédito de longo e curto prazo para implantação e modernização de lojas, aquisição de matérias-primas, insumos, mercadorias, máquinas, veículos e equipamentos, além do financiamento da taxa inicial de franquia. O período máximo de reembolso, nestes casos, pode chegar a 12 anos, incluídos até quatro anos de carência, de acordo com o investimento a ser realizado. “Nossa estratégia é fornecer uma oportunidade a empreendedores brasileiros de abrir negócios de forma menos arriscada”, comenta o superintendente de Negócios de Varejo do BNB, Luiz Sérgio Farias.
De acordo com a ABF, o Brasil é o terceiro país no mundo em número de marcas de franquias. Em 2013, o faturamento desse setor chegou a R$ 115 bilhões. Só no primeiro semestre de 2014, o setor registrou um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Da ASCOM/ SEBRAE U.E. Sertão do Araripe para o Blog do Fredson
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