A Polícia Federal em Pernambuco alerta nesta terça-feira (14) para uma gangue que está sendo investigada em conjunto com a polícia norte-americana (FBI) responsável por fraudar quase 500 mil boletos no Brasil - de fevereiro a maio deste ano - por meio de um vírus de computador.
A ação vem de computadores instalados nos Estados Unidos, e o vírus "Bolware" é enviado por e-mail, com mensagens falsas de cobrança de bancos, intimações da polícia, fotos de alguma festa, inscrição de vestibular (Enem), pendências da Receita Federal, da Justiça Eleitoral, entre outros. Segundo a PF, há pelo menos 19 tipos do vírus voltados para essa prática.
Vírus identifica código de barras e intercepta o pagamentoFoto: Polícia Federal/Divulgação
Com o computador infectado, a gangue pode monitorá-lo à distância. Quando um código de barras de boleto é digitado ou identificado, a quadrilha internacional intercepta o pagamento, trocando o número da conta de destino do dinheiro e desvia para contas de 'laranjas' no Brasil.
Outra forma de fraude é quando o cliente gera o boleto online para realizar alguma compra. Esse é enviado ao servidor do grupo nos EUA, adulterado e reenviado ao computador no Brasil, fazendo com que o usuário não perceba a fraude.
A Polícia Federal alerta para que a população tenha um antivírus instalado no computador e tome cuidado ao abrir e-mails suspeitos. Na dúvida, deve contactar lojas para conferir o número do boleto ao comprar na internet.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva