Uma imagem divulgada nesta quarta-feira (20) pela TV Globo mostra o momento em que caiu o Cessna que matou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e mais seis pessoas há uma semana. Vídeos divulgados anteriormente mostravam apenas o fogo e a fumaça provocada pela queda.
O acidente aconteceu no bairro Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo, quando o Campos, que era candidato à Presidência da República pelo PSB, ia com sua equipe do Rio de Janeiro para o Guarujá (SP).
No vídeo, o avião cai de bico no meio de prédios e explode, causando muita fumaça. De acordo com a emissora, a filmagem é de uma câmera de um prédio em construção, próximo ao local do acidente.
O vídeo foi descoberto com atraso porque o horário que mostra no sistema de monitoramento (11h00) está errado, pois a aeronave caiu uma hora antes.
Além de Eduardo, morreram no acidente o assessor de imprensa da campanha, Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo, o cinegrafista Marcelo Lyra, o assessor Pedro Valadares e os pilotos Geraldo Cunha e Marcos Martins. Veja Vídeo.
ASSESSORES DE EDUARDO CAMPOS SÃO LEMBRADOS EM MISSA E CULTO NO RECIFE
O Recife estava um pouco mais triste na noite nesta terça-feira (19), dia em que três diferentes igrejas da cidade recebiam as missas de 7º dia da morte dos quatro pernambucanos mortos no acidente aéreo da última quarta-feira (13), em Santos, em São Paulo. Outras três pessoas morreram na queda do jatinho que transportava a equipe do Rio de Janeiro para o litoral paulista.
Um culto na Catedral da Reconciliação, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, homenageou o jornalista Carlos Percol, que era assessor de comunicação do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos. Conduzida pelo bispo Alexandre Ximenes, a cerimônia contou com orações e leitura de passagens da Bíblia. A celebração também teve diversas músicas e abriu espaço para que a viúva Cecília Ramos agradecesse a presença de todos os familiares e amigos presentes no culto.
O culto em homenagem à Carlos Percol contou com muitas músicas. Já na igreja do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, as famílias do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra decidiram por uma cerimônia única. Na ocasião, amigos e familiares dos dois profissionais vestiram camisas brancas com a foto dos assessores de Eduardo Campos. Lotada, a missa de 7º dia dos assessores de Eduardo Campos foi ministrada pelo Padre Josenildo, pároco da igreja das Graças.
Em suas palavras, o religioso exaltou o trabalho do fotógrafo e do cinegrafista e falou da relaçao deles com o trabalho: "Foram amados pelo trabalho, foram sete homens que morreram no trabalho e o trabalho dignifica o homem", disse o padre na homilia.
A camisa em homenagem à Alexandre Severo trazia uma frase do escritor Rubem Alves, que parecia escrita especialmente para o jovem fotógrafo. "Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Pode até ser que morra de repente. Mas morrerá em pleno voo..."
Já a lembrança entregue pelos familiares de Marcelo Lyra contava com uma camisa com seu rosto estampado e as datas de nascimento e morte do cinegrafista. Uma espécie de marca páginas também foi distribuída, nela havia um trecho da música Society, de Eddie Vedder, que tem a seguinte estrofe: Sociedade, essa raça louca/ Espero que você não esteja tão só sem mim/ Sociedade, realmente loucos/ Espero que você não esteja tão só sem mim.
Na igreja de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, o ex-governador Eduardo Campos foi homenageado em uma cerimônia com muita emoção dos familiares, amigos e políticos. No início da noite, a esposa Renata Campos e os filhos entraram na igreja ao som da Ave Maria.
FILHOS DE EDUARDO CAMPOS HOMENAGEIAM O PAI EM MISSA DE 7º DIA
A Igreja Matriz de Casa Forte, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife, ficou pequena para acolher todos que foram à Missa de 7º Dia do ex-governador Eduardo Campos, realizada na noite desta terça-feira (19). No telão instalado do lado de fora da igreja, centenas de pessoas puderam acompanhar a celebração. No interior da matriz, os bancos destinados ao público foram ocupados assim que as portas foram abertas, às 19h30. Muitas pessoas ficaram em pé, disputando espaço nos corredores central e laterais e na escada que dá acesso ao primeiro andar, que também ficou lotado.
LEIA TAMBÉM
Renata olha para o pequeno MiguelFoto: Alexandre Gondim/JC Imagem. Vestidos de branco, Renata Campos e os cinco filhos chegaram cerca de 15 minutos antes do início da missa, que começou às 20h, e foram bastante aplaudidos pelos presentes, ao som instrumental da Ave Maria. A família sentou na primeira fila, onde Renata, firme e serena, amamentou o pequeno Miguel, de seis meses, e trocou carinho com os demais filhos. Bastante abatida, a mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes, ficou ao lado da nora.
Um livreto com a imagem de Eduardo na capa e a mensagem “Não vamos desistir do Brasil” foi entregue na entrada da igreja.
Os quatro filhos mais velhos de Eduardo Campos, João, Maria Eduarda, Pedro e José, participaram da missa lendo trechos da liturgia e mensagens para o pai e para as outras seis vítimas do acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira (13): assessor de imprensa Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo, o cinegrafista Marcelo Lyra, o assessor Pedro Valadares, o piloto Marcos Martins e o copiloto Geraldo Magela.
João foi o primeiro a falar. “Não estamos aqui para celebrar a morte, mas sim a vida; não queremos reviver a tristeza da separação e sim proclamar a alegria da ressurreição e do encontro definitivo com Deus. Sabemos que painho e seus amigos encontraram a vida eterna", disse. Em seguida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, lembrou a vida religiosa da família Campos. “Esta igreja sempre foi escolhida por Eduardo Campos para celebrar momentos importantes, como aniversários e as duas vitórias nas eleições para governador (2006 e 2010). Ele valorizava a vida cristã e teve sensibilidade para ajudar as pessoas”, afirmou Saburido.
Apesar do arcebispo falar no início da celebração, a maior parte da missa foi conduzida pelo pároco de Casa Forte, padre Edvaldo Gomes, e contou ainda com a presença de outros 19 padres. O tom político predominou na homilia de padre Edvaldo. “Eduardo partiu querendo o melhor para o Brasil. Vamos honrar sua memória afastando da política os que não prestam”, disse o religioso, que ganhou aplausos dos presentes. “Votem e votem bem”, concluiu.
Durante a missa, Maria Eduarda, a segunda filha mais velha de Campos, pediu para que o pai, “em sua nova morada, esteja muito feliz e em paz junto a Deus”. Já o seu irmão Pedro fez a leitura litúrgica. José, de apenas 9 anos, emocionou a todos ao ler a mensagem final em nome da família. “Seguiremos na luta e seremos sementes da tua esperança. A saudade é enorme, mas sentimos a tua presença em casa momento vivido e cada sonho realizado. Vá em paz, o céu ganhou mais do que um presidente”.
Ao final da missa, Renata Campos permaneceu na igreja por mais de uma hora para receber os cumprimentos dos presentes. A comoção para falar com a viúva foi grande e o cerimonial da igreja precisou intervir, pedindo para que as pessoas organizassem filas.
POLÍTICOS – Recém lançado para vice-presidente da candidata Marina Silva, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) acompanhou a missa nos bancos reservados para familiares e amigos, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio. Também prestigiaram a cerimônia o governador do Estado, João Lyra, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Frederico Neves, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, o candidato ao governo do estado Paulo Câmara e seu vice Raul Henry, entre outros.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva