sexta-feira, 13 de junho de 2014

DOCUMENTO - ARMANDO RECEBE PROPOSTAS DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

 
Oito entidades em defesa do direito das pessoas portadoras de necessidades especiais entregaram, nesta quinta-feira (12), um documento com diversas propostas para o segmento ao pré-candidato ao governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto (PTB). O objetivo é que as iniciativas apresentadas pelas instituições se incorporem ao futuro programa de governo do petebista e se transformem em políticas públicas. Em sua fala, Armando prometeu fazer um governo inclusivo. O evento ocorreu no Instituto dos Cegos do Recife, no bairro das Graças, e contou com a participação do pré-candidato ao Senado, o deputado federal João Paulo (PT), e demais lideranças.

O documento entregue ao pré-candidato Armando Monteiro reúne cerca de 50 propostas e propõe atuações em diversas frentes de trabalho. As propostas foram colhidas após 11 reuniões envolvendo integrantes das entidades, sob a coordenação do Conselho Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência.

Uma das propostas contidas no documento é a regulamentação da Lei estadual 12.045, de 2001, que prevê a gratuidade aos portadores de necessidades especiais no transporte intermunicipal. Segundo o presidente da Associação Pernambucana dos Cegos (Apec), Antônio Muniz, a legislação já foi aprovada pela Assembleia Legislativa, porém não foi regulamentada pelo governo do Estado. Outra iniciativa apresentada pelas entidades ao pré-candidato Armando Monteiro é a oferta de uma educação inclusiva na rede estadual de ensino.

Segundo Antônio Muniz, o documento apresentado é um sentimento das pessoas com necessidades especiais. O presidente da Apec salientou que a maioria das propostas não foram incorporadas pelo atual governo. “Foram oito anos de abandono pelo atual governo do Estado. Essas propostas já não são novidades, mas o governo não as incorporou”, disse o dirigente.

Na reunião, o pré-candidato Armando Monteiro se comprometeu em assegurar a participação de representantes do segmento na futura estrutura de governo. O petebista frisou que as propostas apresentadas pelas entidades serão analisadas e incorporadas ao programa de governo.

“Uma democracia só existe quando se enraíza na sociedade e vai além das instituições formais e seja inclusiva. Precisamos ter a compreensão de que vamos ter uma melhor democracia no Brasil quando formos capazes de promover uma sociedade mais justa, mais democrática e fraterna e com o governo podendo expressar isso”, afirmou Armando. O pré-candidato do PTB ressaltou que a apresentação das propostas pelas entidades foi importante porque vai nortear as prioridades do futuro governo para o segmento.

Para a assistente social Jayze Santos, 50 anos, o primeiro passo para um governo inclusivo é a gestão estar aberta a ouvir as propostas do segmento. “O governo tem que ouvir a população para conhecer as suas demandas. Somente assim poderá construir políticas públicas voltadas para o segmento”, disse Jayze, que não enxerga desde os 13 anos. Já o portador de necessidade visual José Diniz, 53 anos, considerou que há um pacote de propostas já aprovadas na esfera estadual que precisam ser regulamentadas. Porém, segundo Diniz, as iniciativas não saíram do papel. Ele lembra que em Pernambuco, o segmento de pessoas com algum tipo de necessidade especial representa 27% da população.

Armando Monteiro e João Paulo recebem propostas de políticas públicas da juventude PTB
Com a presença de mais de 120 lideranças jovens de vários municípios do Estado e do movimento estudantil, o senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo de Pernambuco, e o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado, reuniram-se com a juventude do PTB para colher propostas de políticas públicas para o Estado. Dentre as reivindicações estão a melhoria na educação, mais qualificação profissional, incentivo ao esporte e o combate às drogas.

Armando destacou a proximidade com a juventude para que participem da construção de um futuro de oportunidades para Pernambuco: “É fundamental sentirmos, interpretarmos a aspiração desses jovens e poder falar com esse público. No momento em que fazemos parte de um projeto como o Pernambuco 14, com foco em uma agenda com múltiplos temas, temos que também dialogar com a juventude e focar em questões que estão nesse conjunto de interesses”.

O presidente da juventude PTB, Pedro Augusto, acredita que Armando Monteiro representa a inclusão das políticas públicas da juventude na ordem do Estado. “A juventude vem ocupando diversos espaços na sociedade civil organizada. Hoje, entregamos ao futuro governador essa proposta que está dividida em vários eixos. Esperamos que se abra um diálogo com os jovens em todos os segmentos e queremos ser protagonistas desse processo para que, de fato, possamos ver uma melhoria para a juventude em nosso Estado”, explicou Pedro Augusto.

Para João Paulo, pré-candidato ao Senado, a juventude tem a força necessária para impulsionar o desenvolvimento do Estado. “Temos a compreensão de que os jovens representam os sonhos e perspectivas que dão oportunidades à realização profissional, de emprego, sucesso na política e no trabalho”.

A biomédica Rayane Andrade acredita que o Estado deve eleger a Educação como prioridade. “É importante que o jovem possa sair do ensino médio para o ensino superior de forma equiparada e possa se profissionalizar”, afirmou. Ela também chamou a atenção para a necessidade de mais igualdade de gênero e valorização da Saúde.

O coordenador de mobilização social da campanha de Armando e ex-vereador do Recife, Luiz Helvecio, pontua que a juventude demonstra grande participação política, inserção em grêmios e movimentos estudantis e qualidade no debate e nas propostas apresentadas. “Não tenho dúvida de que essa juventude trará movimentação e alegria e exercem um papel fundamental na sociedade. Eles precisam de participação política, gestões públicas e o que eles defendem é muito importante para os jovens. Essas reivindicações adquirem uma nova força e fortalecem também vários pontos do plano de governo de Armando”.

O estudante Eduardo Vasconcelos pontuou que os jovens precisam de inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional. “Estamos ouvindo os jovens pernambucanos para fazermos esse projeto de metas e incorporarmos ao plano de Armando Monteiro. Abordamos empreendedorismo jovem, áreas de lazer, esporte e também uma política pública para melhorar as casas da juventude. Acreditamos em Armando porque ele é um especialista em fazer as coisas saírem do papel”, afirmou.

Também marcaram presença no evento a presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, o secretário geral do PTB, José Humberto Cavalcanti, o deputado estadual pelo PTB Sílvio Costa Filho e o deputado federal Sílvio Costa (PSC).

Armando: “Pernambuco precisa elevar seu desempenho na Educação”
Com a presença de mais de mil pessoas no colégio Vera Cruz, no Recife, o senador e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), comandou, ao lado do pré-candidato ao Senado, o deputado federal João Paulo (PT), o encerramento do Projeto Pernambuco 14. Na última reunião plenária das 14 realizadas em todo o Estado, Armando destacou o esforço da aliança para coletar sugestões da população, que vão nortear o futuro programa de governo do petebista.

Neste último encontro, os setores mais demandados foram o de saúde, de mobilidade urbana e cultura. Ao todo, no Recife, 629 pessoas se inscreveram para debater e propor ideias em uma das 15 salas temáticas do evento. Segundo Armando, o projeto Pernambuco 14 visitou todas as microrregiões do Estado, indo das Zonas da Mata ao Sertão. Nesses encontros, mais de 20 mil pessoas se engajaram no processo e levaram contribuições para a formatação do programa de governo.

"A essas pessoas, ressalto dois aspectos: a participação entusiasmada e o clima de mobilização popular, além dos debates de qualidade que foram propostos", salientou. "Recebemos contribuições muito importantes para o nosso futuro programa de governo, que vai ser um programa vivo. O povo pernambucano se tornou mais exigente e quer mais", acrescentou.

Armando destacou que o futuro programa de governo do PTB para Pernambuco vai ter o timbre da participação popular. "Estamos animados para construir um plano que aponte o caminho para o futuro de Pernambuco", enalteceu.

Para o conselheiro em Acessibilidade e Inclusão Manuel Aguiar, as políticas públicas para as áreas de educação, saúde e ação social ainda estão distantes de atender às demandas da população. "Temos que acabar com as filas na saúde, temos que ter escolas que atendam a todas as condições de alunos, é o que entendo que Pernambuco precisa avançar ou melhorar”, considerou.

O escritor Sidney Rocha pontuou que o futuro governo deve olhar para a área de mobilidade urbana. “Recife e o Estado inteiro sofrem com um grande fato que vem agravando a malha urbana da sociedade, que é a especulação mobiliária. Se nós não resolvermos essa sangria desatada pelo uso racional do solo estaremos em péssimos lençóis em Pernambuco”, disse.

Ao lado de diversas lideranças que formam o conjunto da aliança política, Armando destacou que formação de sua chapa não se sobrepôs a interesses partidários ou pessoais. "Essa chapa imprime a marca da coerência", bradou. "Nós temos ciência dos nossos desafios e entendemos que esse projeto que operou profundas mudanças em Pernambuco e no Brasil, iniciado pelo ex-presidente Lula, tem que continuar", completou o petebista.

Ao avaliar os indicadores socioeconômicos de Pernambuco, Armando Monteiro observou que o Estado avançou muito nos últimos anos, sobretudo depois da aliança com o governo federal, no princípio com o governo Lula e, hoje, com a gestão da presidente Dilma Rousseff. Porém, o pré-candidato ao governo destacou que os índices atuais ainda são alarmantes.

"Pernambuco precisa elevar o desempenho na educação. Não precisamos ir muito longe para observar exemplos de sucesso. Precisamos cuidar bem daqueles que ensinam nossos filhos", afirmou Armando Monteiro, frisando algumas propostas para o setor. Entre elas, estão a implantação de um programa de cargos, carreiras e vencimentos para os professores, bem como a conexão entre o ensino médico e o técnico-profissional.

Pré-candidato ao Senado, João Paulo destacou a importância do alinhamento do governo do Estado e das prefeituras com o governo federal. "Ser prefeito, ser governador e ser presidente é, acima de tudo, cuidar das pessoas", disse.

Da ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva