No mesmo dia em que a Copa de 2014 teve seu primeiro jogo sem gols, teve também o gol mais rápido. Foi aos 28 segundos da partida entre Estados Unidos e Gana, quando o meio-campo Clint Dempsey recebeu o passe pela esquerda e chutou rasteiro no cantinho do gol de Kwarasey. O goleiro ganês ainda se esticou, mas não conseguiu alcançar a bola. Este foi o quinto gol mais rápido da história das Copas. E deu início à sofrida vitória dos Yankees de 2x1 sobre as Estrelas Negras.
Gol de Dempsey é o quinto mais rápido da história das Copas. Foto: AFP
Aos 5 minutos, o meio-campo Asamoah tentou o empate após uma cobrança de falta perto da área. O jogador mandou direto para o gol, mas a defesa norte-americana afastou e mandou para escanteio.
Os Yankees ainda tiveram uma boa oportunidade aos 19, quando Johnson tentou o chute após o passe de Bedoya. O atacante Altidore ainda aproveitou e completou a jogada chutando com o pé direito, mas o zagueiro John Boye afastou.
Mesmo em desvantagem no placar, a seleção de Gana dominou o primeiro tempo e teve 61% de posse de bola. Não teve muita ofensividade, mas apareceu mais. Aos 28 minutos, o meio-campo Atsu aproveitou a sobra do chute de Asamoah e bateu forte com a perna esquerda. A bola sofreu o desvio da defesa dos Estados Unidos e acabou em escanteio.
O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro - com domínio das Estrelas Negras e quase nenhuma ofensividade dos Yankees. Aos 7 minutos, Rabiu mandou pela direita para Atsu que chutou com a canhota, mas mandou por cima do gol de Tim Howard.
Gana tinha mais velocidade. Tinha o domínio do jogo, mas faltava a mira e o capricho para conseguir o empate. A partir da metade do segundo tempo adiantou a marcação para dificultar a saída de bola norte-americana. E conseguiu, evitando que os adversários passassem do meio-campo.
A primeira boa oportunidade que os Yankees tiveram nessa segunda etapa foi aos 18 minutos, com uma bomba do meia Jones, mas que foi parada por Kwarasey. Até aí, Gana já tinha finalizado 14 vezes, contra 3 do adversário. No sufoco, a seleção norte-americana segurava o placar. Não conseguia dominar a bola, muito menos arrancar o contra-ataque. Passou boa parte do segundo tempo apenas vendo Gana jogar e fechando a defesa.
De tanto insistir, o gol tinha que aparecer. Aos 37, enfim, Gana empatou o jogo. Gyan recebeu dentro da área e tocou para o meio-campista Andre Ayew que estava livre marcar com a canhota.
Mas a comemoração só durou três minutos e logo veio a reação dos norte-americanos. Zusi cobrou escanteio e Brooks subiu para fazer de cabeça o segundo. Com esse lance, o placar fechou em 2x1 favorecendo os Yankees e deixando os ganeses amargando uma injusta vitória se considerado o futebol apresentado.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva