Um lamentável descabresto que faz do Sertão do Araripe a região mais ignorante e violenta no trânsito. Proporcionalmente, a campeã de acidentes em Pernambuco. Enquanto o estado se superou e levou o trânsito para o segundo lugar em causa de morte, no Araripe, continua sendo o primeiro.
Esse tema vem sendo incluído na pauta dos debates de várias atividades governamentais na região, se acentuando com as audiências públicas das secretarias municipais da Saúde.
Além da gestora da Gerência Regional de Saúde (IX GERES/Ouricuri), Danyella Travassos Paiva, foto acima, participam dessas audiências públicas o comandante do 7º BPM, coronel Nunes e os diretores dos DETRANS.
Para Ricardo Sampaio, foto abaixo, gestor do DENTRAN/Ouricuri, Pernambuco está fazendo sua parte em nível de Brasil, dentro do pacto de redução de acidentes de trânsito nesta década de redução imposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2011 a 2020, o Brasil precisa reduzir em 50% o índice de acidente com mortes. “Nesse particular, Pernambuco se adianta ao Brasil”. Disse Ricardo Sampaio.
Para que o Sertão do Araripe acompanhe as demais regiões do estado, existe toda uma mobilização da sociedade, que vai além da Lei Seca. Os órgãos da saúde, segurança e trânsito vêm intensificando ações para reduzir o número de acidentes porque no Araripe é a principal causa de mortes.
No Brasil, atualmente, os óbitos, em função de acidentes no trânsito, já superaram as mortes por homicídio. Enquanto o número de crimes de homicídio chega aos 51 mil, as vítimas fatais de acidentes de trânsito superam 55 mil pessoas.
Pernambuco quebrou essa estatística a partir do momento em que fechou o cerco com intensas campanhas educativas e repressivas da Lei Seca, Pacto pela Vida, Pacto pela Saúde e outras ações de mobilização da sociedade. O resultado disso é que a causa de mortes por acidente de trânsito caiu para segundo lugar e já não é a principal no estado. Enquanto no Brasil quem mais mata é o trânsito, Pernambuco teve uma notável redução de acidentes. Mesmo que ainda esteja longe de chegar a patamares toleráveis.
Articulação da IX GERES – Danyella Travassos Paiva, gerente da IX GERES e coordenadora do Comitê Regional de Prevenção de Acidente de Moto, apresenta mais informações sobre as atividades de combate aos acidentes no trânsito. “O Pacto pela Saúde é uma ferramenta de gestão inédita do Governo de Pernambuco que visa aperfeiçoar a eficácia das políticas públicas. O objetivo é reduzir a mortalidade por causas evitáveis, que são todos os óbitos que poderiam ser evitados por tecnologias disponíveis no SUS”. Disse Daniella.
Segundo ela, são acompanhados 10 indicadores: Cobertura de ESF (Equipe de Saúde da Família) maior/igual que 70%; taxa de internações por condições sensíveis à atenção primária menor que 8; proporção de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal maior/igual que 60%; proporção de óbitos por afecções do período perinatal menor/igual que 50%; cobertura mensal de exames citopatológicos de colo do útero maior que 5%; cobertura mensal de mamografia maior que 2%; proporção de hipertensos cadastrados na atenção básica maior/igual que 70%; proporção de diabéticos cadastrados na atenção básica maior/igual que 70%; redução de 6,7% da taxa de mortalidade por acidente de trânsito; 100% dos municípios com regularidade no envio da informação sobre mortalidade.
O Pacto pela Saúde tem trelação direta com o Pacto pela Vida porque é utilizada a mesma metodologia de monitoramento de indicadores, sendo um da saúde e o outro de segurança pública.
Em todos os 11 municípios de abrangência da regional de saúde, sendo eles Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, vêm-se trabalhando em parceria com os órgãos públicos: DETRAN, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, PRF, IX GERES, Ministério Público e Polícia Civil que formam o Comitê Regional de Acidentes de Moto – CRPAM. O Comitê é formado por representantes de cada um desses órgãos e foi proposta do Governo do Estado para intervir na prevenção aos acidentes de moto.
Segundo Daniella Paiva, no início do ano, no dia 22 de janeiro, foi realizado o I Fórum Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos, cujo objetivo foi apresentar um diagnóstico da região em relação aos acidentes, propor estratégias e lançar desafios. Outra ação realizada pelo comitê foi em todos os grandes eventos da região, trazer a Operação Lei Seca, fortalecendo a parceria com a Polícia Militar na prevenção de acidentes e principalmente salvando vidas. O comitê já realizou esse ano reuniões com os mototaxistas de Ouricuri e Exu e com combeiros de Ouricuri.
A grande inovação do Comitê foi durante a realização das audiências públicas do Pacto pela Saúde, abrindo um espaço para discussão dos acidentes de trânsito, onde participaram além dos prefeitos e secretários, o comandante da Polícia Militar, a delegada regional, o representante do DETRAN, PRF e Corpo de Bombeiros. Fortalecendo ainda mais as ações do comitê. Após as audiências públicas, foi discutido com todos os prefeitos da região as propostas de formação dos comitês municipais, cujo objetivo é ter um espaço para que cada município planeje e discuta as ações de promoção e prevenção aos acidentes e a municipalização do trânsito para municípios com população acima de 20.000 habitantes. Finalizamos as audiências públicas no mês de agosto e a sensação de trabalho cumprido é o sentimento que nos permeia. Sabemos que há muito a avançar, mas o fato de percebermos que a população anseia por ações que melhorem a qualidade de vida em seus municípios isso nos gratifica enquanto cidadãos que buscam melhorar e aperfeiçoar a sociedade em que vivemos.
Com informações do Jornal Tribuna do Araripe/ Iveraldo Nascimento
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