O arquiteto Cosme Cavalcanti está à frente, na região, dos preparativos para uma data histórica, e que poucos sabem: os 300 anos de nascimento do patriarca do Sertão, Capitão Valério Coelho Rodrigues.
O tricentenário do Capitão Valério será comemorado num encontro nacional em Paulistana, no Piauí (município que se originou de uma das várias fazendas adquiridas pelo patriarca, a qual batizou com o nome de Paulista em homenagem à esposa, Domiciana Vieira de Carvalho, que era de São Paulo).
Português de nascimento, Capitão Valério foi um dos primeiros a chegarem ao Sertão, juntamente com os Garcia D’ávila. E por aqui deixou descendentes ilustres. O ministro Fernando Bezerra Coelho (e toda a Família Coelho) é um deles. E não só ele.
Segundo Cosme, 80% dos prefeitos de Petrolina descendem do Capitão Valério, bem como 90% da população do Piauí, e até o senador da República José Sarney (entre outras personalidades).
Aliás, o convite a Cosme para que organize o evento saiu de Brasília (DF), do Coronel José Carmoberto Moreira Costa – mais um dos que saíram da árvore genealógica do Capitão Valério. Os 300 anos do patriarca do Sertão serão comemorados no próximo dia 1° de setembro, em Paulistana, muito provavelmente com a presença de boa parte dos descendentes ilustres do capitão.
Com informações do Blog do Carlos Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva