Cem mil pessoas participaram do protesto que parou o Centro do Recife na tarde desta quinta-feira (20), de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Cartazes, bandeiras e gritos mostraram a insatisfação dos recifenses com o transporte coletivo na Região Metropolitana, que está nos principais itens da pauta de reivindicações, mas também apresentaram o desejo de maiores investimentos em áreas como saúde e educação e de transformações políticas.
A primeira estimativa da Polícia Militar (PM) era de que mais de 50 mil pessoas saíram da Praça do Derby, local de concentração do protesto, e seguiram pelas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes em direção ao Marco Zero. A caminhada saiu pelo menos 15 minutos antes do previsto, por volta das 15h45, e chegou ao ponto final antes das 18h. O trajeto foi marcado pela tranquilidade, com tumultos isolados.
Fotos: Felipe Souto Maior/NE10
A mobilização começou a se dispersar ao chegar ao Marco Zero, onde os manifestantes, sem roteiro pré-definido e lideranças, sentaram no chão sem saber para onde ir. Enquanto aproximadamente 300 pessoas resolveram ir ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco em reforma, outras pessoas ainda chegavam ao ponto final. Um grupo que queria ir à sede da Prefeitura do Recife por volta das 18h30 desistiu depois que outras pessoas formaram uma corrente humana para convencê-los a não ir. Depois, muitos manifestantes voltaram ao Marco Zero e continuaram o ato.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva