Uma tonelada para cada lado. Não há duelo fácil quando encontram-se as duas camisas mais pesadas do futebol. O pentacampeão mundial Brasil achava que, com 3 x 1, já tinha o jogo ganho contra a tetracampeã Itália. Engano. Os europeus se recuperaram, diminuíram o placar da Fonte Nova, pressionaram, puseram bola na trave e quase chegaram ao empate. A Seleção até venceu - por 4 x 2- mas, antes disso, teve de deixar tudo que podia dentro de campo. O triunfo deixa a Canarinha na liderança do grupo A e possivelmente pega o Uruguai. O time de Cesare Prandelli ficou na segunda posição da mesma chave e deve enfrentar, nas semifinais, a temível Espanha.
O Brasil começou a partida com muita força. Tentou repetir o que fizera contra México e Japão: marcar um gol logo no começo do jogo. Não conseguiu, mas não por faltar de tentativa. Antes do primeiro minuto, por exemplo, teve três oportunidades de fazer. Na primeira Oscar recebeu de Fred. De frente para Buffon. Mas demorou demais para chutar e acabou sendo cortado pela defesa. No lance seguinte, Hulk recuperou a bola perdida, entrou pela esquerda da grande área e chutou. O arqueiro italiano defendeu.
A Seleção, quando não tinha a bola, tentava recuperar de toda maneira. Mordia muito. E, quase invariavelmente, recuperava a posse antes que a Itália conseguisse trocar muitos passes. Havia um ponto favorável à canarinha: tanto Pirlo quanto De Rossi não atuaram. Exatamente os dois volantes de maior qualidade de passe do time. Os azuis só chegaram aos 16 minutos. O Brasil errou a saída de jogo. Abate desceu pela esquerda e deu para Balotelli - cujo chute de primeira saiu fraco.
A partir dos 15, a partida ficou mais equilibrada. O Brasil era melhor - e a Itália tinha muitas dificuldades. Aos 23, a Seleção teve nova boa oportunidade. No primeiro bom lance de Oscar, Neymar recebeu um bom passe do meia, de calcanhar, ficou sozinho, mas chutou mal de esquerda. A próxima boa chance foi verde e amarela. E foi concluída para gol. Neymar bateu falta da esquerda dentro da área. Fred cabeceou bem, mas Buffon espalmou. No rebote, Dante - que entrara no lugar de um lesionado David Luiz- empurrou para o gol.
Na volta da segunda etapa, um susto. Logo aos cinco minutos. O Brasil tinha feito um chute para fora. No tiro de meta, Buffon bateu, a bola foi para o lado esquerdo. Aquilani ganhou no alto. Sobrou para Balotelli, que deu de chaleira para Giaccherini. O baixinho recebeu no lado esquerdo da grande área e chutou muito forte, sem chance para Júlio César.
O tento não abalou a Seleção. Neymar tentou o drible, aos 20, na entrada da área e foi derrubado. Ele mesmo foi para a cobrança. Chutou forte e colocado. Era do lado de Buffon, mas o goleiro não foi na bola. Gol: 2 x 1 para o Brasil. Cinco minutos mais tarde, Fred desencantou. O camisa 9 recebeu lançamento de Marcelo, ganhou na força de Chielini e chutou firme na saída de Buffon.
Parecia decidido. Mas não estava. Felipão tirou Neymar e colocou Bernard. A Itália estava mal. Mas não deixava de ser Itália. Aos 25 minutos, em lance confuso dentro da grande área, Chielini marcou. Antes disso, o volante Luiz Gustavo tinha segurado Balotelli. O árbitro Uzbeque se posicionou para marcar um pênalti. Os jogadores brasileiros pararam. Chiellini aproveitou-se e diminuiu.
Ato contínuo, Prandelli colocou El-Sharaawy no jogo. Mais um atacante em jogo. A Itália queria jogo. O Brasil, nem tanto. Felipão tirou Hulk e colocou o volante Fernando. Aos 35, Maggio cabebeceou uma bola que explodiu no travessão. Aos 38, Balotelli teve uma chance de chutar de fora, mas mandou para longe. Exerceu alguma pressão sobre a Seleção. Aos 43, Fred decidiu. Marcelo chutou de chapa no canto direito, Buffon espalmou. No rebote, Fred marcou seu segundo - o quarto do Brasil- sacramentou a vitória verde e amarela e provavelmente adiou um possível encontro com a Espanha para a decisão do torneio.
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva