Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2013.1 de novos moradores da Casa do Estudante do Ceará, e apenas estudantes que moram no Interior do Ceará e de outros estados podem concorrer às vagas.
As inscrições serão realizadas até o dia 20 de Janeiro de 2013. Uma Comissão de Seleção, composta por cinco moradores da Casa do Estudante, é a responsável pelas normas do processo seletivo.
AS INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser realizadas na própria Instituição, por procuração, ou, ainda, pelos Correios, via SEDEX, com data de postagem até o dia 22 de Janeiro de 2013. O valor da taxa de inscrição é de R$25,00 (vinte e cinco reais).
AS PROVAS
O processo seletivo será feito em quatro etapas: Prova escrita, redação e análise do histórico escolar; entrevista com psicóloga; análise da renda declarada e período probatório com duração de seis meses.
As provas serão aplicadas nos dias 2 e 4 de fevereiro de 2013. A lista dos aprovados estará disponível a partir do dia 20 de fevereiro de 2013.
O EDITAL
Todas as informações sobre o processo seletivo de novos moradores da Casa do Estudante do Ceará estão disponíveis nos endereços:
HISTÓRICO DA CASA DO ESTUDANTE
A Casa do Estudante do Ceará – CEC foi fundada em 11 de agosto de 1934. A Casa do Estudante nasceu do anseio de estudantes da década de 20, de escolas públicas. Os “liceístas” (estudantes do Liceu) e estudantes de outras escolas fundaram, em 1931, o Centro Estudantal Cearense (CEC). Uma das finalidades do Centro, em seu estatuto, era “fundar uma Casa para abrigo dos estudantes filiados ao Centro”, denominada CASA DO ESTUDANTE POBRE DO CEARÁ (o termo “pobre” foi retirado anos depois por entendê-lo pejorativo), que serviria de apoio de moradia a jovens carentes, que não tivessem condições de pagar mensalidades em outros estabelecimentos de hospedagem.
Na década de 60, o Centro Estudantal Cearense foi extinto, e a Casa do Estudante passou a ter personalidade jurídica própria, constituindo assim, como uma entidade que tem por finalidade abrigar estudantes carentes oriundos de todos os municípios do interior do Estado do Ceará e de outros estados da Federação; dando-lhes condições didáticas, políticas e sociais para ingressar na universidade.
A receita da Casa do Estudante advém da confecção da carteira de estudante dos ensinos fundamental e médio de Fortaleza. A Lei Municipal 8.130/98 determina que, a cada carteira confeccionada da rede mencionada, 20% do valor de confecção do documento serão destinados à Casa do Estudante do Ceará.
A fim de cumprir suas finalidades, a residência além de moradia gratuita, oferece restaurante que, geralmente, fornece café da manhã e almoço de segunda a sábado; biblioteca com um acervo de qualidade; sala de estudo individual; sala de informática e quadra de esportes. Atualmente, temos cerca de 100 moradores, entre homens e mulheres, na faixa-etária entre 15 e 35 anos.
PÚBLICO ALVO
Poderão concorrer à vaga na Casa do Estudante do Ceará, estudantes reconhecidamente carentes e domiciliados em um algum município do interior do Ceará ou de outros estados, porém esses municípios não podem fazer parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Os alunos devem, também, estar cursando o Ensino Médio (secundaristas) ou, já possuindo o Ensino Médio completo, não estar matriculado em Instituição de Ensino Superior (pré-universitários).
MODO DE INGRESSO
O ingresso é feito por meio de Processo Seletivo, o qual consiste na aplicação de prova objetiva e redação, entrevista, análise financeira e estágio probatório de seis meses. O processo Seletivo ocorre no final de cada ano, e as inscrições já iniciam geralmente nos meses setembro e outubro.
A prova objetiva, de nível fundamental, normalmente, é composta de questões de matemática, português, história, geografia e atualidades. A entrevista é realizada por moradores da Instituição e profissional especializado. A análise financeira é feita mediante avaliação da documentação apresentada pelo candidato, sendo possível a visita ao domicílio do candidato. No estágio probatório será avaliada a conduta do candidato residindo na Casa, avaliação na qual o candidato poderá, ou não, ser efetivado.
INFORMAÇÕES PARA CONTATO
Telefone: (85) 3254-2350 e (85) 9940 1080
Email: comissaodeselecaodacec@hotmail.com
Fan page no facebook: http://www.facebook.com/pages/Casa-do-Estudante-do-Cear%C3%A1-CEC/150260301744633
Perfil no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003213916675
Da ASCOM Casa do Estudante do Ceará/Blog do Fredson/Portal Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva