O Verão chegou no último dia 21 e com aumento da temperatura, cresce também o consumo de energia. No Estado, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registra no Verão um aumento médio no consumo de 16% em relação ao Inverno. Os consumidores devem ficar atentos ao uso eficiente dos equipamentos de refrigeração utilizados, para não serem surpreendidos com a conta no final do mês. Eles também deve estar dispostos a adotar hábitos econômicos para evitar desperdícios.
“Todos os anos verificamos essa alta no consumo. O clima quente leva a maioria das pessoas a atenuar o desconforto acionando o condicionador de ar por mais tempo e abrindo mais vezes a geladeira, o que encarece a conta de energia", alerta o gerente do Departamento de Gestão de Mercado da Celpe, Wlademir Moura. Ele complementa explicando que cada grau grau centígrado a mais na temperatura ambiental resulta em um aumento aproximado de 3% no consumo mensal, o que equivale a um mês de consumo de uma cidade do porte de Caruaru, com 300 mil habitantes.
DICAS DE ECONOMIA
Desligue o condicionador depois que o ambiente estiver resfriado
Substitua os equipamentos de refrigeração de ambiente por ventiladores
Mantenha os aparelhos limpos. A sujeira acumulada exige mais esforço do equipamento e maior consumo
Freezers e geladeiras devem ser instalados longe do fogão e com espaço mínimo de 15 cm das paredes
Coloque o chuveiro na posição Verão
Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes
Desligue as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados
Na hora de adquirir novos equipamentos, procure os que apresentam selo Procel
Climatizadores e condicionadores de ar não devem permanecer ligados por longos períodos. A Celpe orienta que esses aparelhos devem ser ajustados para temperatura confortável - cerca de 23º C. Após a refrigeração do cômodo, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima. Outra dica é manter esses aparelhos limpos, já que a medida contribui para um desempenho mais econômico - a sujeira acumulada dificulta a passagem do ar exigindo mais potência e consequentemente maior consumo de energia.
Em relação às geladeiras, que representam 30% do consumo de uma residência quando estão em mau estado de conservação, devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.
No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia.
Para iluminação, também vale seguir algumas medidas econômicas. O uso de lâmpadas incandescentes deve ser substituído pelas fluorescentes que economizam cerca de 80% de energia elétrica, durando até oito vezes mais que as comuns.
O fim do ano ainda reserva outra fonte de gastos com eletricidade, com a tradicional iluminação natalina. Além dos cuidados com a segurança nas instalações, a companhia reforça que o popular “pisca-pisca” não deve ser ligado sem necessidade. Outra dica é optar por iluminação de LED - sigla em inglês para diodo emissor de luz - que são mais econômicas.
Do NE10/Blog do Fredson/Portal Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva