A partir desta semana, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (Sara), através do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iterpe), vai intensificar as ações para entrega de títulos de propriedade a famílias e trabalhadores rurais em todo o estado. No início do mês, o Iterpe reforçou o seu quadro funcional, que era de 80 funcionários, com a contratação de 110 servidores.
Os selecionados foram distribuídos em 15 categorias, entre profissionais de nível técnico e superior, aprovados por meio de seleção simplificada, realizada neste ano, que vão trabalhar nos seis escritórios regionais (Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Ouricuri, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira), além da sede, em Recife. A maioria dos novos servidores vai atuar diretamente com o homem do campo para conhecer as necessidades de cada região e apontar o potencial de desenvolvimento econômico das áreas rurais.
De acordo com o Diretor Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim, a função do órgão vai além de fazer o reconhecimento de áreas produtivas que possam integrar os programas de assentamento rural e de reforma agrária. O presidente prevê, com a nova contratação, facilitar o acesso dos trabalhadores rurais a projetos de desenvolvimento agrário e de agricultura familiar, bem como a programas de financiamento de crédito.
“Com a regularização fundiária, os agricultores têm a posse da terra e podem fazer financiamentos para desenvolver a agricultura familiar. Isso dá dignidade às famílias do campo, gera renda e desenvolve uma importante economia para todo o estado”, declara Gondim.
A entrega de títulos aos trabalhadores rurais, realizada pelo Iterpe, faz parte do programa de reforma agrária do governo federal, em parceira com o Estado. O Iterpe já entregou 5 mil de títulos de propriedade e a estimativa, com a nova contratação, é a de entregar, até o final de 2014, outros 120 mil títulos em todo o estado.
Da ASCOM/ITERPE/Blog do Fredson/Portal Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva