A partir da próxima segunda (15), os médicos de Pernambuco prometem paralisar o atendimento a pacientes vinculados a sete planos de saúde do Estado - Hapvida, Sulamérica, Ideal Saúde, Golden Cross, Intermédica, Interclínicas e Notre Dame. A decisão foi reafirmada na manhã de quarta (10), em ato público realizado na Ilha do Leite, no Centro do Recife. Panfletos com as principais reivindicações foram entregues no local, que contou com a participação de 40 médicos. O atendimento deve normalizar na sexta (19).
"A manifestação aconteceu em todo o País, mas a categoria de cada Estado escolheu sua forma de protesto", declarou o presidente da comissão estadual de honorários médicos, Mário Fernando Lins, também diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). A categoria luta contra a exploração por parte das operadoras de plano de saúde. "Temos alguns pontos que não podem continuar como estão, como o preço das consultas. Avaliamos que o valor deve variar entre R$ 60 e R$ 80", destaca o médico.
Ele ainda ressalta que os médicos do Estado solicitam a adoção da Tabela de Honorários Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), além de menor interferência das operadoras nos atendimentos. "Os planos demoram a atender ou negam atendimentos, alguns exames demoram dias para liberação. Isso atinge diretamente a saúde do paciente e o tratamento. Quem sabe da urgência do procedimento é o médico e não o contador do plano de saúde".
De acordo com o presidente, atendimentos de urgência, emergência e tratamentos como hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e hemoterapia serão respeitados.
As operadoras Golden Cross e Sulamérica já alertaram para uma abertura de negociações. "Alguns planos já entraram em contato. Estamos abertos ao diálogo, o movimento acontece em defesa da saúde, dos médicos e dos pacientes", completa.
Confira abaixo nota enviada pela operadora Hap Vida, sobre a paralisação anunciada para próxima segunda (15):
"O Sistema Hapvida Saúde confia no compromisso da classe médica com o atendimento de qualidade à população pernambucana. Frente a isso, a operadora está segura em relação ao pleno entendimento com o principal elo da Saúde: o profissional médico.
O Hapvida tranquiliza os seus 260 mil usuários no Estado de Pernambuco de que não haverá descontinuidade no atendimento. Os associados do Hapvida Saúde podem contar com 05 hospitais – dentre eles, o Ilha do Leite, de alta complexidade e um dos mais modernos do país –; 14 Hapclínicas; 01 unidade da MedPrev; 02 unidades de fisioterapia; 01 central de diagnóstico por imagem, com 08 unidades de atendimento; e 03 laboratórios, com 08 postos de coleta.
A estrutura de Pernambuco soma-se à maior rede própria de atendimento do Norte e Nordeste e a segunda maior do Brasil. O Sistema Hapvida atende 2 milhões de clientes em todo o território nacional. São 13 mil colaboradores envolvidos na operação de 19 hospitais próprios, 75 Hapclínicas, 14 Prontos Atendimentos e 46 laboratórios e centros de diagnóstico por imagem nos 11 estados onde a operadora atua."
Do NE10/Blog do Fredson/Portal Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.
O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.
O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.
Grato
Fredson Paiva