Em mais uma tentativa de diminuir os acidentes envolvendo motos de 50 cilindradas, as chamadas ‘cinquentinhas’, o governo do estado fechou ainda mais o cerco aos condutores desse tipo de veículo.
Desde segunda-feira (02), quem estiver conduzindo as cinquentinhas sem capacete ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá o veículo apreendido e levado para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).
Antes, bastava que outra pessoa habilitada e de capacete fosse indicada pelo motorista flagrado para liberar a cinquentinha. Com a nova medida, decidida ontem durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, o proprietário que quiser recuperar o veículo precisará desembolsar, pelo menos, R$ 70 pelo guincho e por uma diária do depósito.
O coordenador do comitê, o médico João Veiga, explicou que as motos também serão inspecionadas para verificar se tiveram a cilindragem alterada. “Verificamos que houve um aumento de acidentes com esse tipo de veículo.
E na maioria dos casos são crianças com 14 anos ou menos que estão pilotando. Também registramos muitos casos em que logo após a liberação da moto, o condutor sem CNH e capacete pegava o veículo de novo. Agora isso não vai acontecer mais”, destacou.
Segundo Veiga, como uma liminar da Justiça impede que essas motos sejam notificadas pela placa, a notificação será pelo chassi. “Muitos proprietários de cinquentinhas estão alterando a cilindragem de 49 para 99.
Isso é perigoso, pois registramos acidentes com esses veículos chegando a 100 quilômetros por hora. Se a alteração for confirmada, o caso será encaminhado à delegacia”, explicou.
O médico ressaltou que também foi percebido um aumento no número de acidentes em que crianças e adolescentes conduziam cinquentinhas. De acordo com ele, de 35 colisões envolvendo motos 50 cilindradas no mês de março, mais da metade das vítimas tinha 14 anos ou menos.
Apoio
O coordenador do comitê afirmou que vai solicitar o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e dos órgãos municipais de trânsito de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
Em outubro do ano passado, uma decisão do desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou que o Detran-PE não pode registrar, licenciar nem fiscalizar os condutores das cinquentinhas, devido à ausência de uma lei municipal específica.
A decisão do magistrado atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros e Motoboys, no primeiro semestre de 2010.
Do JC Online
Desde segunda-feira (02), quem estiver conduzindo as cinquentinhas sem capacete ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá o veículo apreendido e levado para o depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE).
Antes, bastava que outra pessoa habilitada e de capacete fosse indicada pelo motorista flagrado para liberar a cinquentinha. Com a nova medida, decidida ontem durante reunião do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, o proprietário que quiser recuperar o veículo precisará desembolsar, pelo menos, R$ 70 pelo guincho e por uma diária do depósito.
O coordenador do comitê, o médico João Veiga, explicou que as motos também serão inspecionadas para verificar se tiveram a cilindragem alterada. “Verificamos que houve um aumento de acidentes com esse tipo de veículo.
E na maioria dos casos são crianças com 14 anos ou menos que estão pilotando. Também registramos muitos casos em que logo após a liberação da moto, o condutor sem CNH e capacete pegava o veículo de novo. Agora isso não vai acontecer mais”, destacou.
Segundo Veiga, como uma liminar da Justiça impede que essas motos sejam notificadas pela placa, a notificação será pelo chassi. “Muitos proprietários de cinquentinhas estão alterando a cilindragem de 49 para 99.
Isso é perigoso, pois registramos acidentes com esses veículos chegando a 100 quilômetros por hora. Se a alteração for confirmada, o caso será encaminhado à delegacia”, explicou.
O médico ressaltou que também foi percebido um aumento no número de acidentes em que crianças e adolescentes conduziam cinquentinhas. De acordo com ele, de 35 colisões envolvendo motos 50 cilindradas no mês de março, mais da metade das vítimas tinha 14 anos ou menos.
Apoio
O coordenador do comitê afirmou que vai solicitar o apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife e dos órgãos municipais de trânsito de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
Em outubro do ano passado, uma decisão do desembargador José Ivo de Paula Guimarães, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou que o Detran-PE não pode registrar, licenciar nem fiscalizar os condutores das cinquentinhas, devido à ausência de uma lei municipal específica.
A decisão do magistrado atendeu a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros e Motoboys, no primeiro semestre de 2010.
Do JC Online
concordo que os menores não possam condusir este tipo de veiculo, mas que tambem seja obrigatorio o uso de capacet , e que não seja necessario a [CNH] por que existem pessoas analfabetas que condusem este tipo de veiculo , o que vão fazer estes idosos que não sabem ler e nem escrever , e precisam se condusir até o trabalho , que este tal medico consiga proibir os menores e os que não usem capacetes a circularem em via publica sem os equipamentos de proteção,obrigado doltor
ResponderExcluirtabem acho mais e asim quem e a pessoa de maio que vai quere uma 50cc acho que ninquen a naõ se os adoleçente que naõ pode. os dimaio vai quere uma 150cc !!!
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