segunda-feira, 16 de abril de 2012

BODOCÓ - JORNADA LITERÁRIA CHAPADA DO ARARIPE É ABERTA COM FOGOS E BANDA DE PÍFANO


No primeiro dia da Jornada Literária Chapada do Araripe, promovida pelo SESC Pernambuco, Bodocó amanheceu diferente. Às 6h escritores se concentraram em frente da Igreja Matriz de São José com a intenção de percorrerem as principais ruas da cidade para realizarem a alvorada. Sob o comando de José Manoel Sobrinho, que abriu a caminhada com um aboio, foi iniciado o cortejo matinal para a acordar o povo. A banda de Pífano da cidade do Timorante puxava o cortejo. Fogos. Poesias. Distribuição da Programação.


As pessoas olhavam e sorriam. No percurso “Seu” Bindô, também conhecido como Belezinha, ex-vaqueiro do sítio Chico Lopes, onde a escritora Cida Pedrosa nasceu, se incorporou a caminhada e cantou vários aboios. O ritual da alvorada é antigo na cidade de Bodocó. Na festa do padroeiro São José, todos os dias, pela manhã, a banda de pífano sai em alvorada para acordar a cidade e dizer que durante nove dias o Santo será celebrado. No dia 13, dia de Maria, a alvorada tinha um motivo diferente. Queria avisar o povo que a palavra era a musa na Chapada do Araripe.


Da ASCOM/SESC Ler/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva