sábado, 6 de agosto de 2011

SÃO PAULO - ARARIPINENSE CACÁ LOPES ESTRÉIA NO MUNDO ENCANTADO DOS LIVROS


Cinderela é o conto popular mais difundido no mundo. Em Portugal, o personagem é chamado A Gata Borralheira. No Brasil, há muitas variantes da estória Maria Borralheira. A presente adaptação em cordel, escrita por Cacá Lopes, é baseada na versão de Charles Perrault (1628-1703), recolhida na França, onde a heroína é chamada Cendrillon. O filme Cinderela, dos estúdios de Walt Disney (1950), baseia-se nesta versão francesa. O cordel dá um toque nordestino a esse conto universal, que, há séculos, diverte e emociona crianças e adultos.

Abaixo, um trecho do livro:

Vou recontar em Cordel

Uma história de primeira,

Falando de Cinderela

Uma menina faceira,

Também muito conhecida

Como Gata Borralheira.



Filha de um homem honrado,

Que, entrando em viuvez,

Quis fugir da solidão,

Casando mais uma vez,

Sem sequer imaginar

A tolice que ele fez.



A mulher com quem casou

Era a preguiça em pessoa.

No início, pra enganar,

Ela fez papel de boa,

Mas logo demonstrou ser

A megera mais à-toa.

(...)


Cacá Lopes é cantor, compositor, cordelista e violonista. Nasceu em Araripina (PE), na região encantada da Chapada do Araripe. Foi apresentado ao mundo da arte pelo pai, Mestre Elpídio, fazedor de berimbaus. Radicado em São Paulo, com uma carreira consolidada como cantor e instrumentista, Cacá já cantou para aproximadamente um milhão de alunos da Rede Pública Municipal e Estadual de São Paulo, através do Projeto Cordel nas Escolas (ao lado de Costa Senna). Já se apresentou em dezenas de programas de televisão.

Fonte - Blog do Marco Haurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Fredson Paiva não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Grato
Fredson Paiva